domingo, 30 de março de 2008

Notícias 07/08:David Luiz continua em repouso

David Luiz em repouso na sua residência
David Luiz continua a recuperar da segunda operação ao quinto metatarso do pé direito, intervenção cirúrgica que decorreu na Holanda, na última quarta-feira, e com êxito. O central brasileiro está em repouso absoluto na sua residência, pois a sua recuperação nunca será inferior a três meses. Portanto, já no decorrer da próxima temporada. Recorde-se que david Luiz acabou por ser uma das principais baixas esta época.
O Jogo 30 de Março 08

sexta-feira, 28 de março de 2008

Notícias 07/08:David Luiz confiante à chegada a Lisboa

David Luiz: «Vou voltar mais forte»
CENTRAL CONSIDERA CIRURGIA "A MELHOR OPÇÃO"
Foi um David Luiz bem disposto, apesar do cansaço notório, que apareceu, na tarde de ontem, na saída do Centro Médico Académico, em Amesterdão, onde horas antes tivera alta hospitalar, depois da operação a que foi submetido na quarta-feira, ao quinto metatarso do pé direito.

Para o jogador, que chegou a Lisboa à noite, a hora é de “olhar em frente e levantar a cabeça”, mesmo sabendo que a temporada terminou mais cedo. O central não disfarçou um sorriso ao recordar as palavras do pai, Ladislau Marinho, que tantas vezes elogia o carácter do atleta.

“Isso é verdade. Saí de casa cedo, com 13 anos e aprendi muito. Amadureci na maioria das vezes com sofrimento. Neste caso não posso falar em sofrimento, mas em tristeza, porque pretendia jogar, mas tenho a certeza que vou dar a volta por cima e voltar ainda mais forte”, prometeu.

Depois de várias conversas e de uma viagem na semana passada à Holanda, o jogador e o departamento médico dos encarnados decidiram que o melhor caminho era uma nova intervenção cirúrgica e, por isso, “esta foi a melhor opção”. O momento é de alguma fragilidade, mas o jovem central brasileiro mostra forças para superar a situação e ainda no hospital, em Amesterdão, garantiu estar “feliz” e pronto para recuperar.

“Correu tudo bem e não houve qualquer problema. Agora preciso encarar esta lesão com muita alegria, para superar a tristeza que isto causou”, deixou escapar o futebolista brasileiro.

Maduro
Embora tenha confessado que não se sentia bem mesmo depois de estar recuperado da primeira operação, a 5 de Setembro, o defesa dos encarnados revelou ter sido inesperada a notícia de que poderia ter de fazer uma nova intervenção: “Nunca estamos à espera de uma coisa destas. O que espero sempre é estar no Benfica e ajudar o meu clube da melhor forma. Infelizmente esta lesão aconteceu e tenho de ser maduro o suficiente para encarar a situação. Esta é a minha profissão e sei que posso estar sempre sujeito a situações deste género, por isso, agora tenho de pensar é em voltar o mais rápido possível.”

Assim, com o ânimo normal de qualquer jovem, David Luiz prometeu “regressar na melhor forma”, apesar de saber que isso só vai acontecer na próxima época. “Vou tratar bem de mim e sei que a minha alegria e o meu sorriso vão ajudar-me a que volte ainda melhor e mais forte. Não quero perder isso, porque permite-me dar a volta por cima”, fez notar o 23 das águias.
Record 28 de Março 08

"Se fugir do choque vou jogar… ténis!"
Duas operações no pé direito até poderiam ser motivo para David Luiz sentir algum receio de "meter o pé" no futuro. Mas não. O defesa-central encarnado até garante que, se isso lhe passasse pela cabeça, preferia mudar de… desporto. "Se fugir do choque, vou jogar ténis. Quando o médico me disser que estou a cem por cento, voltarei a ser o mesmo de sempre. A Recuperação vai demorar dois a três meses...", concretizou.

Ainda antes de ser submetido a esta segunda intervenção cirúrgica, o camisola 23 informou José António Camacho - o técnico espanhol orientava a equipa na altura - de que não se sentia capaz de dar o seu contributo nas quatro linhas. "Não tinha confiança porque não estava a cem por cento. Tinha uma lesão e a ideia era esperar para ver se cicatrizava sem recurso à operação. Isso não aconteceu e fiquei parado algum tempo", adiantou.

Ontem, David Luiz não tinha dúvidas de que a decisão de ser operado na Holanda "foi correcta" e tinha de ser tomada para começar a recuperar. "Não fui só eu que tomei a decisão. O departamento médico falou comigo, depois vim aqui [Amesterdão] também para conversar com o médico que me operou. Ele também considerou que era melhor assim. Estou operado e, agora, é superar a lesão."

"Voltar ainda mais forte"
David Luiz deixou ontem o Centro Médico de Amesterdão, onde foi submetido, anteontem, a uma segunda operação ao quinto metatarso do pé direito. O defesa-central recebeu alta clínica pelas 16h00 (menos uma hora em Portugal) e deixou as instalações minutos depois - apoiado em canadianas e com o perna engessada, naturalmente - sempre acompanhado do fisioterapeuta encarnado, Telmo Firmino, e do seu amigo Julior Taran.

Cerca de 24 horas depois da cirurgia, foi com um sorriso nos lábios que o jogador apontou baterias ao futuro. "Estou feliz. A operação correu bem e não houve qualquer problema. Agora, é encarar a lesão com alegria, para superar a tristeza", vincou, garantindo que "nunca esperaria ter de ser operado novamente". Sobre o futuro, adiantou: "Agora, vou esperar é por ganhar títulos e por poder ajudar o Benfica da melhor forma. Isto foi algo que aconteceu e temos de ser maduros. Como jogadores, estamos sujeitos a situações destas, por isso, temos de encará-las e tentar voltar o mais rapidamente possível." Certo, é que David Luiz quer voltar ainda em melhor forma do que antes de se ter lesionado. "Vou cuidar-me da melhor maneira, para regressar bem. A minha alegria e o meu sorriso também ajudam a curar e tenho a certeza de que vou voltar ainda mais forte. Estou sempre pronto a dar a volta por cima. Saí de casa aos 13 anos e aprendi a amadurecer, na maioria das vezes com sofrimento. Desta vez, é uma tristeza, por não estar a jogar, mas vou dar a volta por cima", garantiu.

A recuperação é lenta, mas o camisola 23 está "preparado". "Sei que é difícil, mas farei o possível para voltar rápido. Vejo o caso do meu compatriota Eduardo, por exemplo, e sabemos como é. Ele está numa situação mais difícil ainda do que a minha, mas tem a mesma mentalidade que eu", rematou.

Alta e regresso a Lisboa
David Luiz já estava em Amesterdão desde a última terça-feira - dia em que foi internado - e cerca de 24 horas depois da operação a que foi submetido voltou a Lisboa. O médico encarnado, Bento Leitão, já tinha regressado à capital lusa na parte da manhã, mas o defesa-central contou com a presença do fisioterapeuta Telmo Firmino e do seu amigo Julio Taran. O grupo deixou o Centro Médico de Amesterdão pelas 16h30 (menos uma hora em Portugal) e chegou a Lisboa já era noite na capital portuguesa.

Apoio de Dunga "muito importante"
Antes, durante, e depois da operação a que anteontem foi submetido, David Luiz viu o seu telemóvel entupido com mensagens de apoio e esperança no futuro. As recebidas antes serviram de tranquilizante e o amigo Julio Taran foi guardando as que chegavam durante a cirurgia.

No final, tudo correu bem, mas o camisola 23 teve oportunidade de ouvir, tal como o padrinho do jogador havia adiantado a O JOGO, palavras de conforto e incentivo mais especiais. Afinal, o próprio seleccionador nacional "canarinho" - também responsável pela selecção Sub-23, nos Jogos Olímpicos de Pequim -, Dunga, mostrou-se sensibilizado com o complicado momento atravessado por David Luiz. "Esse apoio é muito importante. Ele acreditou em mim desde a primeira vez que me chamou para me treinar na selecção principal. É o treinador da selecção do Brasil, onde quero chegar um dia. Fico feliz pelo apoio dele, tal como dos meus companheiros, família, namorada… todos! Mas agora já fui operado e temos de encarar as coisas com naturalidade, porque os jogadores de futebol estão sujeitos a estas coisas", concretizou.
O Jogo 28 de Março 08

BRASILEIRO DIZ QUE VOLTARÁ A SER O MESMO

E está confiante na recuperação total
«Com alegria e o meu sorriso voltarei mais forte»
AMESTERDÃO — David Luiz e a sua costumeira irreverência deixaram ontem o hospital holandês onde o brasileiro foi operado ao quinto metatarso do pé direito. Nem mesmo a lesão, a inevitável recuperação de muitos meses ou a obrigação de usar o auxílio de canadianas incomodam um jogador de 20 anos que não admite que o problema possa afectar a sua forma de estar em campo. E alerta: «Com alegria e o meu sorriso vou voltar ainda mais forte!»

— Como é que se sente depois de passadas 24 horas [ontem] sobre a operação?

— Feliz, deu tudo certo, não houve qualquer problema com a operação e agora quero encarar a lesão com a minha alegria para poder superar a tristeza do momento.

— Os seus pais dizem que o David é uma pessoa que está sempre pronta para dar a volta por cima...

— É verdade. Comecei cedo, quando saí de casa tinha 13 anos, aprendi e amadureci, na maioria das vezes, com sofrimento. Enfim, não vou dizer que essa situação é um sofrimento, mas é uma tristeza não estar jogando. Tenho, no entanto, a certeza de que vou dar a volta por cima da melhor maneira e vou voltar mais forte ainda.

— Perde a possibilidade de ir aos Jogos Olímpicos de Pequim, uma das suas prioridades...

— Era um sonho... Um sonho e um objectivo que tinha na minha carreira, mas não é o único que tenho. Esse passou, não deu...

— Jogar a Liga dos Campeões em plano é um dos sonhos, um dos seus objectivos?

— Pode ser, pode ser jogar a Liga dos Campeões, pode ser tornar-me campeão pelo Benfica, pode ser jogar pela principal selecção brasileira... Tenho muitos objectivos na minha carreira, muitos sonhos e vou lutar por eles.

— Mensagem de apoio do seleccionador brasileiro, Dunga, que muito aprecia as suas qualidades, é importante...

— É verdade, ele acreditou em mim desde o momento em que me deu a oportunidade de treinar-me com a selecção principal do Brasil. É o treinador da nossa selecção, à qual almejo chegar um dia, e fico feliz pelo apoio dele, mas também pela forma como os meus companheiros me apoiaram, a minha família, a namorada... todos. Estou muito feliz por esse apoio, mas tenho de encarar isto com muita naturalidade, pois sabemos que os jogadores de futebol estão sujeitos a este tipo de situação.

— É um jogador que não foge ao choque. Pensa que esta lesão pode alterar a sua forma de jogar ou acha que não vai condicioná-lo?

— Nunca! Se quiser fugir ao choque vou jogar ténis! No dia em que quiser fugir ao choque vou jogar ténis! Isto vai curar, as pessoas vão dizer que estou bem e a partir do momento em que o médico diga que eu estou a 100 por cento, aí eu vou voltar a ser o mesmo David de sempre.

«Vou cuidar-me direitinho»
— E acredita que pode regressar ainda mais forte na próxima temporada?

— Sem dúvida alguma! Vou regressar da melhor maneira, vou cuidar-me direitinho e com a minha alegria, que sei que também cura, com a minha alegria e o meu sorriso, tenho a certeza de que vou voltar ainda mais forte.

— E está já preparado para passar por uma recuperação que é longa e difícil?

— É lenta, é difícil, mas vou fazer os possíveis para o curar-me o mais depressa possível e da melhor maneira possível. Sei que é difícil, vejo o caso de um compatriota meu do Arsenal, Eduardo da Silva, que é uma coisa muito difícil. Ele ainda está numa situação mais difícil do que a minha. E tenho a certeza de que ele tem a mesma vontade de superar a lesão do que eu.

"Dunga acreditou em mim desde que me deu a oportunidade de treinar-me com a selecção do Brasil, à qual quero chegar um dia"

"Vejo o caso de um compatriota meu do Arsenal, Eduardo da Silva. Está numa situação ainda mais difícil do que a minha. E tem a mesma vontade de superar a lesão que eu"

PAIS APOIAM
AMESTERDÃO – O senhor Lau e a dona Regina, pais de David Luiz, têm seguido à distância a situação do filho, mas sempre disponíveis para passarem mensagens de confiança na Imprensa portuguesa. Neste momento, estão de malas feitas para viajaram para Portugal, onde ficarão definitivamente a viver com o filho, que não vêem desde a quadra festiva do Natal.

TENTOU EVITAR OPERAÇÃO, MAS NÃO SE SENTIA BEM
«Sem confiança no pé»
AMESTERDÃO — Passava-lhe pela cabeça ser novamente operado?

— Não, nunca estive à espera disso, estou, isso sim, à espera de ganhar títulos pelo Benfica e de ajudar o Benfica da melhor maneira possível. Infelizmente, aconteceu, tenho de ser maduro o suficiente para encarar isso. Na minha profissão sei que estou sujeito a este tipo de situações e tenho de encarar o problema e voltar o mais rapidamente possível.

— Muito antes da operação teve uma conversa, durante um treino, com José Antonio Camacho, na qual lhe transmitiu que não tinha confiança no seu pé direito. Essa confiança total irá voltar?

— Sem dúvida. Não tinha confiança porque não estava a 100 por cento. Eu tinha uma lesão e em virtude disso não me sentia bem. Qualquer ser humano sabe quando está lesionado. Estava lesionado, não estava bem, mas estava tentando, o diagnóstico admitia a hipótese de o problema cicatrizar tranquilamente, só que não foi isso que aconteceu. Fiquei parado um tempo e fiz agora a cirurgia. Tenho de levantar a cabeça e dar a volta por cima.

— Foi operado por um médico ortopedista que é reconhecido internacionalmente. Considera que foi a decisão certa?

— Sem dúvida, foi um conjunto de opiniões que levou a essa decisão. Não foi só o David Luiz que quis vir ser operado aqui, mas foi também o Benfica, o departamento médico, toda a gente falou comigo, conversou, e no final achámos que era o melhor a fazer. Agora estou operado e é só superar essa lesão.

— Que opinião ficou em relação ao médico holandês, Niek van Dijk?

— Muito boa, a melhor possível, é boa gente, estava sempre a fazer-me rir.

IMPEDIR ATROFIA DOS MÚSCULOS
Recuperação começa em casa
AMESTERDÃO — Só em casos muito excepcionais se poderá ver David Luiz no Caixa Futebol Campus, no Seixal, durante os próximos dias, semana que vem incluída, uma vez que a recuperação do brasileiro começará na sua própria casa. Hoje, recebe já a visita do corpo clínico encarnado, no qual se inclui o ortopedista António Martins, responsável pela primeira operação ao jogador e quem mais perto tem acompanhado o jogador, e o fisioterapeuta Telmo Firmino, que esteve com o brasileiro na Holanda.

Impedir que os músculos atrofiem, em virtude da paragem, será uma das prioridades no trabalho a fazer, que inclui para já o estímulo eléctrico. Assegurar que a medicação receitada é seguida à risca será outras das preocupações de jogador e médicos.

Alta à tarde e viagem
Descontraído já em Lisboa
David Luiz teve alta ontem a meio da tarde e chegou a Lisboa cerca das 21 horas. Deixou a sala de desembarque do aeroporto da Portela, onde tinha o médico Bento Leitão à sua espera, muito sorridente e muito bem disposto, brincando até com os jornalistas, a quem traçou novamente o seu optimismo numa rápida recuperação. «Graças a Deus deu tudo certo. Não houve nenhum imprevisto e agora é levantar a cabeça e recuperar a melhor forma. Espero estar apto em dois ou três meses depende de como reagir a esta cirurgia.» O central confirmou que vai «perder os Jogos Olímpicos», onde sonhava marcar presença, mas falou também dos jogos do Benfica a que não poderá dar o seu contributo: «Vou falhar jogos do Benfica que eram muito importantes para mim. São jogos decisivos pois queremos assegurar o segundo lugar e temos também a Taça. Coloquei na minha mente que as dificuldades são colocadas a quem as pode superar e eu sei que vou ultrapassar isto.» p. s.
A Bola 28 de Março 08

PS: Video com algumas declarações no post anterior

quinta-feira, 27 de março de 2008

Notícias 07/08: David Luiz lamenta perder o resto da época

«Levantar a cabeça» (David Luiz)
David Luiz regressou hoje da Holanda, onde foi operado ao quinto metatarso do pé direito, e vai ficar em recuperação nos próximos dois a três meses. O central brasileiro lamenta perder a recta final do campeonato, a Taça de Portugal e os Jogos Olímpicos.

«Felizmente, não houve imprevistos e correu tudo certo. Agora é levantar a cabeça e recuperar da melhor forma», disse David Luiz à chega a Lisboa, referindo que a recuperação «vai depender da forma como reagir à cirurgia».

Estima-se que o central brasileiro esteja de baixa entre dois a três meses, perdendo assim a recta final do campeonato, Taça de Portugal e os Jogos Olímpicos de Pequim pela selecção brasileira: «Vou perder os Jogos Olímpicos e o jogos do Benfica, o que era muito importante para mim. Precisamos segurar o segundo lugar e ainda temos a Taça de Portugal, que era um objectivo para mim. Infelizmente, não vou jogar.»
A Bola On-Line 27 de Março 08

David Luiz chegou triste: «Os Jogos Olímpicos eram um sonho meu»
David Luiz chegou esta quinta-feira a Lisboa, depois de ontem ter sido operado ao pé direito em Amesterdão, na Holanda. O defesa brasileiro do Benfica aponta para três meses de recuperação e lamenta perda o resto da temporada e os Jogos Olímpicos.

«Vou perder os Jogos Olímpicos e os encontros que ainda faltam ao Benfica. Temos jogos decisivos até ao final da temporada e temos de assegurar o segundo lugar, além da Taça de Portugal, que também é objectivo. Os Jogos Olímpicos eram um sonho meu... Sinto-me triste, mas as dificuldades são colocadas para quem as pode superar e eu sei que posso. É isso que tenho em mente, todos os jogadores estão sujeitos a isto, infelizmente aconteceu comigo», disse o central.

No que diz respeito à cirurgia, David Luiz confirmou não ter havido «nenhum imprevisto» e acrescentou que «agora é necessário levantar a cabeça e recuperar da melhor forma». O tempo de recuperação vai ser longo: «Falaram-me em dois ou três meses, depende da forma como reagir à cirurgia. Vou ter a mesma alegria de sempre, vou recuperar da melhor forma que estiver ao meu alcance para que regresse o mais depressa possível.»

A época não está a ser nada feliz, depois de um bom primeiro ano na Luz. O defesa confirma. «Infelizmente, não está a correr da melhor maneira. Cabe-me a mim ser maduro o suficiente para superar isto tudo», concluiu.
MaisFutebol 27 de Março 08

Video


Video de: http://tv-benfica.blogspot.com/search?q=david+luiz

Notícias 07/08: David Luiz foi operado com sucesso (continuação)

Central foi ontem operado com sucesso em amesterdão
Até já, David Luiz
AMESTERDÃO — Niek van Dijk demorou pouco mais de uma hora a executar uma cirurgia ao quinto metatarso do pé direito de David Luiz, operação que deve resolver o problema actual da fissura. A cirurgia decorreu sem complicações e possibilita que hoje seja o primeiro dia do resto da vida do jogador, que começa a recuperar com época 2008/2009 em mente. Muito embora este tipo de lesões tenha um tempo de recuperação imprevisível, o pensamento de David Luiz é apenas um até já!

A operação de David Luiz estava prevista para as 15 horas de Amesterdão, mais uma do que em Lisboa, mas acabou por iniciar-se ligeiramente mais tarde. «Um pouco mais de uma hora», como diria o médico Bento Leitão, pelas 17.30 horas holandesas, aos jornalistas portugueses, foi a duração da cirurgia, que visa extinguir a fissura existente no quinto metatarso do pé direito do central.

O defesa-central fracturou o pé aos 15 anos, ainda no Brasil, voltou a fazê-lo em Agosto passado, durante o primeiro treino da segunda passagem de Camacho pelo Benfica, e acabou por ser operado ao metatarso a 5 de Setembro de 2007. Recuperou, voltou ao activo, fez quase uma dezena de jogos pelo Benfica, mas no final de Janeiro, quando festejava um golo dos encarnados em Guimarães, fez uma entorse no tornozelo direito. Então, como consequência dessa lesão, acabou por abrir uma fissura numa zona que estava já devidamente recuperada.

Desapareceu o parafuso
Ontem, o prestigiado médico holandês Niek van Dijk, responsável pela operação de Van Hooijdonk (ex-jogador do Benfica), Van Persie (Arsenal) e Van Nistelrooy (o jogador do Real Madrid foi intervencionado na passada semana), decidiu retirar o parafuso que havia sido colocado na primeira cirurgia e colocou um novo tipo de aplicação, com o intuito de fazer desaparecer a fissura que impede David Luiz de competir há cerca de dois meses.

O jogador entra agora em repouso absoluto, vai ser seguido de muito perto pelo departamento médico do Benfica e à distância pelo clínico holandês, que será regularmente contactado pelo ortopedista do Benfica, António Martins, responsável pela primeira cirurgia, e restante corpo clínico do clube da Luz. Dentro de aproximadamente dois meses, Van Dijk estará no Porto, em trabalho, e será pessoalmente contactado por médicos encarnados. Então, se for caso disso, poderá rever David Luiz.

O brasileiro, refira-se, não joga mais esta temporada e está praticamente afastado dos Jogos Olímpicos de Pequim, apesar de muito apreciado pelo seleccionador brasileiro, Dunga. Não obstante, tem já em mente a recuperação para a próxima temporada, que até pode começar mais cedo, se os encarnados tiverem de realizar os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Tudo está a ser acautelado, tendo em conta o segundo ou terceiro lugares no campeonato, para que um dos maiores activos da SAD (cláusula de rescisão avaliada em 50 milhões de euros) possa estar bem em Julho e a competir em Agosto, iniciando a época 2008/09. Até já, David!

MÉDICO BENTO LEITÃO ASSISTIU À CIRURGIA E DIZ QUE CORREU BEM
Jogador tem hoje alta
AMESTERDÃO — David Luiz, que está na Holanda desde anteontem, acompanhado de Telmo Firmino, fisioterapeuta do Benfica, e Júlio Taran, um amigo e colaborador do empresário Giuliano Bertolucci, brasileiro que representa o defesa-central e que o trouxe para a Luz em Janeiro de 2007, terá alta hoje, depois de autorizado por Van Dijk.

Ontem, a pequena comitiva foi reforçada com a presença do médico do Benfica, Bento Leitão, que no final da cirurgia fez um resumo da situação.

«Decorreu sem problemas, correu tudo bem. Como vocês sabem, foi programado calmamente, de acordo com o nosso ortopedista [António Martins], que esteve cá há uma semana para uma consulta. O doutor Niek van Dijk concordou com a opinião do Departamento Médico do Benfica, nomeadamente do nosso ortopedista. E em conjunto decidiram fazer a cirurgia programada para hoje», declarou o clínico, que deve voltar esta manhã para Lisboa, provavelmente mais cedo do que David Luiz.

"Decorreu sem problemas, correu tudo bem com David Luiz"- Bento Leitão

Selar fissura no quinto metatarso
Em Setembro último, David Luiz foi submetido a uma intervenção ao quinto metatarso do pé direito, introduzindo um pequeno parafuso para ajudar na cicatrização da fractura. Nos últimos meses surgiu nova fissura e ontem foi efectuada uma correcção, tirando o anterior parafuso e colocando um novo aparelho para ajudar a selar o osso.

Curiosidade:
HOSPITAL... SHOPPING?! — AMC Hospital é o nome da unidade em que David Luiz está internado, uma combinação de edifícios e especialidades que possibilitam mais de 11 mil camas, incluindo uma Faculdade de Medicina. Centro Médico Académico é o nome em português de um dos maiores hospitais da Holanda e que nada tem a ver com qualquer unidade hospitalar portuguesa., Tanto mais que o AMC se assemelha muito a um Shopping Center, incluindo uma grande variedade de lojas: cafés com esplanada, livrarias, lojas de recordações e até mesmo um... cabeleireiro. Não falta nada para que os doentes se sintam como em casa.

Amigo JÚLIO EM CIMA DO ACONTECIMENTO
«Ele está muito optimista»
AMESTERDÃO — Júlio Taran, amigo de David Luiz e colaborador do empresário brasileiro Giuliano Bertolucci, que representa o central do Benfica, tem seguido de perto todas as etapas da viagem de David Luiz à Holanda e ontem acabou por revelar alguns pormenores relacionados com o estado de espírito do defesa-central antes e depois da cirurgia: «Ele não estava nervoso antes da operação. Esteve sempre bem disposto e agora está muito optimista!»

NEM PALAVRAS NEM IMAGEM...
Van Dijk em silêncio
AMESTERDÃO — O médico holandês de 56 anos, Niek van Dijk, é considerado uma autoridade internacional em ortopedia e são muitos os nomes sonantes que já lhe passaram pelas mãos, como foi o caso de Ruud van Nistelrooy, avançado do Real Madrid e da selecção holandesa, na passada semana. Sabia-se já que era reservado, disseram-nos em Lisboa, mas também no hospital. Ainda assim, disponibilizou-se para falar à Imprensa portuguesa, o que não aconteceu porque a cirurgia de David Luiz acabou um pouco mais tarde do que o esperado e... teve de ir a correr para nova operação.

A discrição e a agenda atarefada do médico impediram que houvesse declarações ou imagem, mas também David Luiz não foi visto ou ouvido, dado que foi pedido que se preservasse a sua privacidade. Além do mais, ao final da tarde de ontem estava ainda combalido por causa da anestesia geral.

Jogador ligou de imediato ao pais
«Sente-se muito bem, só pensa em recuperar»
AMESTERDÃO — Terminada a intervenção cirúrgica, o primeiro telefonema de David Luiz foi para os seus pais, residentes em São Paulo. «Falámos com ele e disse-nos que correu tudo bem, que se sente bem», disse-nos o pai, Ladislau Marinho, acrescentando que agora a única preocupação do filho é dar o máximo para «recuperar bem e voltar a jogar».

Ninguém conhece melhor David Luiz do que os seus progenitores, pelo que Ladislau Marinho sabe que os problemas que têm afectado o central esta temporada não o vão abater. «Ele está optimista. Aliás, sempre foi muito optimista em tudo na vida», vincou.

Quanto à presença nos Jogos Olímpicos, permanece a dúvida. «É muito difícil, mas vamos aguardar. Só Deus sabe.»
A Bola 27 de Março 08

Operação com sucesso
"Sem problemas" - assim resumiu ontem o médico, encarnado, Bento Leitão, a segunda operação ao quinto metatarso do pé direito de David Luiz, levada a cabo pelo especialista Diek van Dijk, em Amesterdão (Holanda).

O defesa-central brasileiro já estava internado no Centro Médico de Amesterdão desde a última terça-feira - sempre acompanhado pelo fisioterapeuta encarnado, Telmo Firmino e por Júlio Taran, um amigo próximo (trabalha com o seu empresário, Giuliano Bertolucci). Ontem, ao início da tarde, David Luiz voltou a entrar na sala de operações, desta feita para tentar debelar a fissura que resistiu ao tratamento conservador aplicado pelos clínicos benfiquistas desde o último dia 26 de Janeiro.

Bento Leitão juntou-se, já ontem, a Telmo Firmino e chegou bem cedo à capital do País das Túlipas. O médico do emblema da Luz acompanhou de perto a intervenção cirúrgica - foi-lhe colocado um enxerto, com factores de crescimento, no sentido de ajudar o organismo a consolidar a fissura -, que durou cerca de 1h15.

Evitando alongar-se em pormenores técnicos da cirurgia realizada, o clínico lá adiantou que esta "decorreu sem problemas". "Correu muito bem. Tudo foi programado calmamente, de acordo com o nosso ortopedista [António Martins]. Ele esteve cá há uma semana, com a devida autorização do departamento médico benfiquista e, em conjunto com o dr. Niek van Dijk, ficou decidida esta operação."

Logo que Niek van Dijk veja o David Luiz totalmente recuperado da anestesia geral a que foi submetido, deverá dar-lhe alta. O que deverá acontecer durante a manhã de hoje - assim o confirmou igualmente Bento Leitão. O jogador seguirá de pronto para Lisboa, onde iniciará depois a sua reabilitação.

Regresso… só para 2008/09
David Luiz estará afastado dos relvados por um período nunca inferior a três meses, depois de ontem ter sido submetido a uma segunda operação ao quinto metatarso do pé direito. A primeira cirurgia, recorde-se, aconteceu no passado dia 5 de Setembro e serviu para a colocação de um parafuso ortopédico.

Perante este cenário, o principal objectivo do departamento médico encarnado é que o defesa-central esteja disponível para integrar os trabalhos de pré-temporada. Isto, sabendo-se que as datas de arranque da nova época serão ditadas, naturalmente, pela necessidade, ou não, de disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Praticamente certa, é ausência nos Jogos Olímpicos de Pequim, cujo torneio se disputa entre os próximos dias 6 e 24 de Agosto. Afinal, só uma recuperação em tempo recorde poderia lançar David Luiz a tempo de ser chamado por Dunga para os sub-23 canarinhos. Ainda assim, a carência de ritmo competitivo será sempre um ponto contra o jogador encarnado.

Dunga já lhe desejou "rápidas melhoras"
O momento não é fácil e a época está acabada para David Luiz. Ontem, o defesa-central encarnado foi alvo da sua segunda operação ao quinto metatarso do pé direito, mas nem por isso baixa os braços. O camisola 23 quer estar nos Jogos Olímpicos e até já teve oportunidade de receber uma importante mensagem de força do seleccionador nacional canarinho, Dunga. Em declarações a O JOGO, o padrinho do jogador benfiquista, Til Peixoto, adianta que o técnico tem estado preocupado com o estado clínico de David Luiz. "O Dunga inteirou-se da situação dele, até gostava que o médico da selecção brasileira [José Luiz Runco] o observasse, mas o Benfica acabou por chegar a acordo, de forma a que ele fosse operado na Holanda", explica, confidenciando que Dunga já desejou "rápidas melhoras" ao defesa benfiquista: "Ele [Dunga] gostou muito quando o viu na selecção principal, num treino, e contava com o David Luiz para os Sub-23, que vão disputar os Jogos Olímpicos. Agora, até já lhe deixou uma palavra de optimismo."

Antes de saltar novamente para a mesa de operações, concretiza o padrinho de David Luiz, o ex-jogador do Vitória da Bahia "estava muito chateado e triste, porque corre o risco de, além de não poder ajudar o Benfica, perder o sonho de ir aos Jogos Olímpicos". De longe, Til Peixoto vai também sentindo um pouco da dor do seu afilhado. "Senti uma tristeza natural por toda esta situação, mas também lhe notei grande força para recuperar", concretiza.

Ontem, minutos depois do final da cirurgia, outro amigo do camisola 23 já apresentava um ar mais descansado. Julio Taran - colaborador do empresário do jogador, Giuliano Bertolucci - esteve sempre ao lado de David Luiz e, depois de ter viajado com o defesa-central para Amesterdão e acompanhado todo o processo, pôde garantir que David Luiz "não estava nervoso antes da cirurgia" e que, no final da mesma, conseguiu ver no internacional Sub-20 canarinho um homem "bem disposto". Certo, é que o defensor do emblema da Luz já está agora a pensar na mais célere recuperação possível, sempre com um sorriso nos lábios. "Ele está optimista e confiante numa rápida recuperação", rematou Julio Taran.

Especialista multifacetado
O nome de Niek van Dijk - sim, o mesmo que ontem assumiu a segunda operação de David Luiz - surge à cabeça de qualquer lista de especialistas em cirurgia ortopédica , em especial aos pés e não é, certamente, obra do acaso o extenso currículo do médico holandês. O cirurgião trabalha diariamente no Centro Médico de Amesterdão, mas nem é só pela proximidade que os jogadores do Ajax procuram os seus serviços quando o problema é ortopédico. Para além destes, quase todos os internacionais holandeses - joguem no país, ou não -, mantêm contacto com Niek van Dijk e David Luiz acaba por ser apenas mais um exemplo de como a fama do holandês não tem fronteiras. Ainda na passada semana, foi o madridista Van Nistelrooy a ser operado ao pé direito pelo especialista e também o ex-ponta-de-lança encarnado Van Hooijdonk lhe passou pelas mãos.

Aos 56 anos, Niek van Dijk tem sempre a agenda preenchida, mas desengane-se quem pense que os interesses do médico passam apelas… pela medicina. Afinal, é consultor do Ballet Nacional - desporto propenso a muitas lesões ortopédicas -, em Amesterdão, desde 1985 e membro do Comité Mundial da Federação Mundial de… Squash. Dois "amores" que o cirurgião tenta conciliar com uma infinidade de outros importantes cargos a nível nacional e internacional, como o facto de ser presidente do Comité das Relações de Artroscopia Indonésia-Holanda, ou responsável máximo do Comité de Artroscopia da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia aos Joelho e Medicina Desportiva Ortopédica.

Curiosidade:
Um hospital que até tem um centro comercial
O Centro Médico de Amesterdão impressiona. Nos arredores da cidade, o complexo onde ontem David Luiz foi operado é um dos maiores hospitais do país, sendo que as instalações englobam o Hospital Universitário, todas as faculdades da Universidade de Amesterdão, bem como o Instituto de Neurociências Holandês e o departamento médico do Real Instituto Tropical. Ao todo, o complexo tem uma área de 99 km2! Afinal, este espaço chega a parecer-se mais com um centro comercial, onde até há cabeleireiro, ourivesaria, vários restaurantes e espaços onde os turistas podem comprar lembranças.

A grandeza do hospital percebe-se também pelo facto de David Luiz ter ocupado apenas uma das… 1002 (!) camas à disposição. Aqui, todos os anos são acolhidos 25 mil doentes, que podem desanuviar a vista com os múltiplos exemplos de arte contemporânea holandesa.
Record 27 de Março 08

Pai diz que David Luiz «vai vencer»
MESMO DISTANTE MANTEVE-SE A PAR DA CIRURGIA
Ladislau Marinho, pai de David Luiz, está no Brasil e começou o dia bem cedo, dada a preocupação em falar com o jogador, que estava “muito tranquilo”. E foi mais tarde, logo após a intervenção, que revelou o estado de espírito do atleta.

“Falei com o Júlio, assistente do empresário que está a acompanhá-lo e sei que correu tudo pelo melhor. O David está a recuperar e ainda não foi para o quarto”, afirmou a Record, estava o filho no recobro. O pai do David Luiz mostrou esperança na recuperação total, recordando que o jogador já “ultrapassou muitas barreiras”. “Sei que há-de contornar mais esta etapa. Ele vai vencer”, disse, desvalorizando uma lesão que o central teve aos 15 anos, referindo que tudo não passou “de coisas de miúdo”. Em breve, ele e a mulher, Regina, estarão em Portugal para acompanhar o filho. Só falta definir o dia da viagem.
Record 27 de Março 08

Central sem nervos
David Luiz estava calmo nas horas que antecederam a cirurgia. A garantia foi dada por Júlio Taran, assessor do empresário do jogador que está em Amesterdão desde terça-feira. “Não estava nada nervoso antes da operação”, disse, sorrindo mal percebeu que “correu tudo bem”. E salientou que o camisola 23 estava “óptimo” quando acordou da anestesia.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Notícias 07/08: David Luiz operado hoje com sucesso

David Luiz operado
QUASE OITO MESES DEPOIS
David Luiz vai ser operado hoje ao quinto metatarso do pé direito, no Centro Médico Académico de Amesterdão. O jogador viajou ontem, às 7.45, para a Holanda, acompanhado pelo fisioterapeuta do Benfica, Telmo Firmino, e por um amigo, Júlio Taran, mas há já uma semana que o dia da intervenção cirúrgica estava confirmado.

Na passada semana, o defesa-central viajou até Amesterdão, acompanhado pelo ortopedista António Martins, para ser observado pelo especialista holandês Nicolaas van Dijk, por recomendação do médico encarnado, e logo na altura ficou decidido que o melhor caminho seria a segunda operação da carreira (apesar de aos 15 anos ter tido um problema no mesmo local), depois de a 5 de Setembro de 2007 ter colocado um parafuso no pé.

Para já, é certo que a temporada terminou para David Luiz: a recuperação vai demorar, na melhor das hipóteses, dois meses e meio. Este é o melhor prazo considerado, até porque já é a segunda operação no mesmo local esta temporada, o que significa que só em meados de Junho existem perspectivas para o jogador poder estar apto a iniciar corrida de forma gradual.

Sonho Pequim
O jovem central acalenta ainda a esperança de estar nos Jogos Olímpicos, em Agosto, e “se Deus quiser, vai estar”, afirmou Ladislau, o pai do jogador. “Não há impossíveis para o David”, acrescentou.

Este é um cenário optimista para a Confederação Brasileira de Futebol, embora no Benfica a palavra de ordem seja para ultrapassar metas com ponderação. Além do mais, o ideal seria ter o jogador a 100 por cento no arranque da próxima temporada e uma ida prematura a Pequim podia comprometer um início de época ao melhor nível.

Na véspera da viagem foi um David Luiz “bem-disposto e optimista” que falou ao telefone com os pais, acima de tudo “ansioso por passar esta fase e voltar a jogar pelo Benfica”.

“Ele sempre foi assim e estar parado é o fim do Mundo para o meu filho”, confessou Ladislau, que na próxima semana deve estar em Lisboa, acompanhado de Regina, mãe do atleta.

Época acabou para David Luiz

CENTRAL FOI OPERADO COM SUCESSO AO PÉ DIREITO
David Luiz foi operado esta quarta-feira ao pé direito no Academic Medical Centre, em Amesterdão, na Holanda, e a intervenção cirúrgica a cargo do médico Niek van Dijk decorreu com sucesso.

O jogador do Benfica foi operado para tratar uma fissura no quinto metatarso do pé direito, na sequência de uma fractura feita esta época.

A decisão da intervenção cirúrgica foi tomada conjuntamente entre o departamento médico do clube da Luz e o especialista holandês depois de uma primeira consulta que o jogador fez a semana passada, também nos hospitais da Universidade de Amesterdão.

David Luiz passará agora por um período de recuperação que deverá rondar os três meses, o que deverá implicar a ausência nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, em Agosto, e um regresso à competição só na próxima época.
Record 26 de Março 08

David Luiz operado hoje
David Luiz está de volta à sala de operações. O JOGO sabe que o defesa-central será hoje operado, pela segunda vez, à base do quinto metatarso do pé direito, a fim de tentar debelar por completo a fissura que o tem afastado dos relvados desde a deslocação a Guimarães, disputada já no último dia 26 de Janeiro. A operação será efectuada pelo especialista holandês Niek van Dijk, no Centro Médico de Amesterdão, um dos maiores e mais prestigiados hospitais do país das túlipas.

O jogador já havia sido submetido a uma intervenção cirúrgica a 5 de Setembro do ano passado - foi-lhe colocado um parafuso ortopédico - e, depois de uma paragem de quase três meses, voltou a dar o seu contributo à equipa no dia 24 de Novembro, aquando da viagem dos encarnados à cidade dos estudantes. Já sem qualquer tipo de dor, David Luiz continuou a jogar e a treinar-se sem queixas. Assim foi durante os dez encontros que se seguiram, até ao embate com o Guimarães. Enquanto festejava um golo no Estádio D. Afonso Henriques, o internacional sub-20 canarinho sofreu uma entorse no pé direito, que viria mais tarde a agravar a mazela à qual já tinha sido operado.

Num dos exames de diagnóstico realizados no rescaldo deste encontro, ficou notória uma pequena fissura, que persistiu, até agora, em não sarar, perante o tratamento conservador.

Perante este cenário, os clínicos da Luz decidiram, em consonância com o jogador, ouvir mais opiniões, tendo ficado claro que o recurso a uma segunda cirurgia seria o mais adequado no sentido de recuperar o jogador definitivamente.

Tal como o O JOGO adiantou em primeira mão, David Luiz tinha fortes possibilidades de ser novamente operado. De resto, o jogador já se havia deslocado à Holanda para ser observado por Niek van Dijk. A cirurgia de hoje é simples, mas a recuperação dependerá da reacção do organismo de David Luiz, sendo certo que esta época está terminada para o camisola 23. O objectivo é agora recuperar o jogador a tempo de fazer, em plenas condições, a pré-temporada da campanha de 2008/09.

Operação simples recuperação morosa
A cirurgia à qual David Luiz é hoje submetido é simples do ponto de vista clínico. A operação visa, sobretudo, acrescentar factores de crescimento na zona afectada, a fim de ajudar o organismo a "selar" a fissura óssea. O procedimento não é moroso, mas a recuperação, essa sim, pode chegar aos três meses, dependendo da reacção de cada atleta.

Niek van Dijk será o líder da equipa que hoje opera David Luiz, e, entre o seu extenso currículo - o especialista tem 56 anos - pode ler-se que, por exemplo, é desde 2005 presidente do Comité de Artroscopia da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgias ao Joelho e Medicina Desportiva Ortopédica.

CRONOLOGIA

22/08/07
David Luiz lesiona-se num dos primeiros treinos de Camacho e sofre uma fractura no quinto metatarso direito, problema para o qual os encarnados avançaram com uma paragem entre cinco a seis semanas.

05/09/07
O departamento médico do Benfica decidiu-se pela operação ao jogador, que incluiu a introdução de um parafuso ortopédico, associada a factores de crescimento.

08/11/07
A recuperar da melhor forma, o central a volta a treinar-se no início de Novembro e reage bem ao esforço, participando mesmo num jogo-treino com os juniores.

24/11/07
Três meses depois da última partida, David Luiz volta à competição, no onze titular no jogo com a Académica. Autor de uma boa exibição, o central não se ressentiu da longa ausência.

26/01/08
O embate com o Guimarães não deixa boas recordações ao central. David Luiz lesionou-se a comemorar um dos golos do Benfica, saindo antes do intervalo, com um traumatismo com entorse no pé direito.

18/03/08
O JOGO avança em primeira mão a hipótese de o central ser operado.

26/03/08
As queixas do defesa canarinho não voltaram a parar depois do jogo em Guimarães, e face ao insucesso do tratamento conservador, os encarnados decidiram-se por nova operação.

Uma época quase perdida à conta do pé direito
David Luiz bem pode queixar-se do azar com as lesões na presente temporada. Afinal, os problemas no pé direito - é hoje submetido à sua segunda cirurgia ao quinto metatarso - já o levaram a perder quase toda uma época que se esperava ser de total afirmação com o emblema da águia ao peito.

O jogador contratado ao modesto Vitória da Bahia chegou à Luz em Janeiro do ano passado e depressa conquistou um lugar no onze inicial, beneficiando do afastamento de Luisão (lesionado). Quase sempre em bom nível, David Luiz conquistou os adeptos e tinha na presente campanha a oportunidade de se afirmar, definitivamente, como titular. O cenário foi, todavia, fintado pelas lesões e o camisola 23 até jogou mais na meia temporada passada do que em todo este ano (ver peça à parte). Ora, a segunda operação ao pé direito - necessária na tentativa de debelar totalmente a lesão -deita por terra a participação nos encontros que ainda restam aos encarnados e compromete um dos sonhos do jogador: participar nos Jogos Olímpicos (JO).

David Luiz, recorde-se, é internacional Sub-20 - esteve presente no último Mundial da categoria - e até já foi chamado para se treinar às ordens de Dunga, o responsável técnico das equipas principal e olímpica do Brasil.

Mas com os JO de Pequim a aproximarem-se a passos largos, David Luiz dá por si praticamente afastado da competição, para a qual até tinha boas possibilidades de ser chamado. A paragem do jogador no rescaldo da operação de hoje será longa e, mesmo que o central recupere antes do arranque da prova - a 6 de Agosto -, dificilmente terá ritmo competitivo para acompanhar os eleitos de Dunga.

Menos jogos em 2007/08
Os problemas físicos que esta época afastaram o central da competição durante largos meses impediram o jogador brasileiro de superar os números da sua primeira temporada ao serviço do Benfica.

Contratado em Janeiro de 2007 ao Vitória da Baía, o camisola 23 surgiu na Luz como um jovem desconhecido, saindo do anonimato pouco depois da estreia com a camisola encarnada, ainda com 19 anos. Lançado para o lugar de Luisão - que se lesionou - no confronto com o PSG, a contar para a Taça UEFA, o central não se deixou intimidar por uma má entrada na partida, mostrando-se bastante confiante, o que levou Fernando Santos a apostar na sua titularidade em todos os restantes jogos da última época.

David Luiz terminou 2006/07 com 14 partidas disputadas - 10 para o Campeonato, todas como titular, e quatro na Taça UEFA -, somando 1227 minutos.

Os números da última temporada não tiveram, porém, a melhor sequência, pois este ano o camisola 23 cumpriu apenas 13 jogos e não voltará a jogar e 2007/08. O central actuou em oito desafios no Campeonato, três na Champions, um na Taça UEFA e outro na Taça de Portugal, tendo apenas 949 minutos de jogo. Com época e meia na Luz, o jogador conta com 27 jogos e 2176 minutos, não tendo ainda marcado qualquer golo.

NÚMEROS

13
David Luiz cumpriu apenas 13 encontros esta temporada; oito deles no Campeonato

27
Contratado em Janeiro de 2007, o central fez 27 partidas até este momento pelo Benfica

949
Os problemas físicos levaram a que o defesa tenha apenas 949 minutos de utilização

2176
O camisola 23 soma já um total de 2176 minutos jogados com a camisola encarnada
O Jogo 26 de Março 08

Cirurgia ao pé direito esta manhã.
Terminou a época para o jovem central

DAVID LUIZ
Operado em Amesterdão
Asolução para a lesão de David Luiz — fissura no quinto metatarso do pé direito — passa pela sala de operações do Academical Medical Center de Amesterdão. Depois de uma primeira consulta, no dia 18, com o especialista holandês Niek van Dijk, a intervenção cirúrgica ficou agendada para hoje. O central não joga mais pelo Benfica esta época e esfumou-se quase em definitivo o sonho de participar nos Jogos Olímpicos.

Ponto final na especulação dos últimos dias em torno da situação clínica de David Luiz, num processo conduzido com tranquilidade e ponderação pelo departamento médico encarnado. O jogador viajou ontem para Amesterdão, na companhia do fisioterapeuta Telmo Firmino, ao passo que o clínico Bento Leitão desloca-se também hoje para aquela cidade. David Luiz é operado esta manhã e recebe alta amanhã.

A intervenção cirúrgica está agendada desde a passada terça-feira, dia 18, altura em que o jogador se deslocou pela primeira vez ao Academical Medical Center, juntamente com o cirurgião-ortopedista do Benfica, António Martins, para uma consulta com o também cirurgião-ortopedista Niek van Dijk, holandês que é considerado uma autoridade na sua área, a nível europeu, sobretudo em cirurgias aos pés.

Historial clínico pesou na decisão
Niek van Dijk corroborou a posição do departamento médico encarnado e a operação foi marcada. Existiam outras opções, estudadas pelos médicos do Benfica, mas a decisão teve por base os anteriores problemas do jogador e consequente fragilidade do osso em causa. Recorde-se que David Luiz fracturou o quinto metatarso do pé direito aos 15 anos e novamente no início desta temporada. O parafuso colocado na última ocasião não se revelou suficiente para evitar nova fissura, problema que a operação visa resolver em definitivo.

O tempo de recuperação dependerá de vários factores, mas o brasileiro só estará pronto a competir no início da próxima época e deve falhar também os Jogos Olímpicos de Pequim (8 a 24 de Agosto).

David Luiz operado com sucesso
David Luiz foi esta tarde submetido a cirurgia ao pé direito, para debelar fissura no quinto metatarso. A operação decorreu em Amesterdão e decorreu de forma satisfatória, segundo o gabinete de comunicação do clube «encarnado».

Sem querer prever o tempo de paragem a que David Luiz ficará sujeito, o director de comunicação do Benfica, Ricardo Maia, referiu que o defesa brasileiro vai iniciar em breve os tratamentos necessários para debelar por completo o problema. «O importante é concentrarmo-nos na recuperação total de David Luiz», referiu em declarações à Renascença.

De qualquer forma, é certo que o defesa não vai poder jogar mais na presente época, estando ainda dúvida a sua disponibilidade para representar a selecção brasileira nos Jogos Olímpicos, entre 8 e 24 de Agosto.
A Bola 26 de Março 08

Benfica: David Luiz operado
O defesa central do Benfica David Luiz será esta quarta-feira operado na Holanda e perderá o resto da temporada.

O jovem brasileiro deverá ficar ausente dos relvados durante os próximos dois meses.

A temporada de David Luiz foi marcada por diversas lesões que o impediram de atingir o nível do ano anterior. O mais recente problema é no quinto metatarso do pé direito, que será operado pela segunda vez.

David Luiz operado por especialista holandês
O facto de David Luiz ter feito uma fissura no quinto metatarso do pé direito pela terceira vez na sua carreira levou o Benfica a consultar um ortopedista holandês, especialista neste tipo de lesões.

O futebolista brasileiro do Benfica fez uma primeira pequena fractura aos quinze anos e outra aos 20, já quando estava na Luz. O facto de ter havido uma terceira fissura nas últimas semanas levou o jogador até Amesterdão, onde esta quarta-feira será submetido a nova intervenção cirúrgica.

David Luiz esteve na Holanda na passada semana, acompanhado pelos responsáveis clínicos do Benfica. Depois de avaliado pelo ortopedista holandês foi decidido que a intervenção cirúrgica seria a solução.

Se tudo decorrer como previsto, David Luiz regressará a Lisboa esta quinta-feira. O tempo de paragem estimado é de três meses.

Benfica: David Luiz foi operado com sucesso
David Luiz foi operado esta quarta-feira ao pé direito no Academic Medical Centre, em Amesterdão, na Holanda, e a intervenção cirúrgica a cargo do médico Niek van Dijk decorreu com sucesso.

O jogador do Benfica foi operado para tratar uma fissura no quinto metatarso do pé direito, na sequência de uma fractura feita esta época.

A decisão da intervenção cirúrgica foi tomada conjuntamente entre o departamento médico do clube da Luz e o especialista holandês depois de uma primeira consulta que o jogador fez a semana passada, também nos hospitais da Universidade de Amesterdão.

David Luiz passará agora por um período de recuperação que deverá rondar os três meses, o que deverá implicar a ausência nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, em Agosto, e um regresso à competição só na próxima época.
MaisFutebol 26 de Março 08

Video:



Video de: http://tv-benfica.blogspot.com/search?q=david+luiz

sábado, 22 de março de 2008

Notícias 07/08:David Luiz e o departamento médico deverão decidir, no início da próxima semana, a solução a adoptar para o tratamento da lesão.

David Luiz à espera
TRATAMENTO DA LESÃO DECISIDO NO INÍCIO DA SEMANA
O departamento médico do Benfica e David Luiz deverão decidir, no início da próxima semana, a solução a adoptar para o tratamento da lesão do futebolista – fissura no quinto metatarso do pé direito.

António Martins, cirurgião ortopedista que operou o jovem aquando de uma primeira fractura no mesmo osso, no início da época, aconselhou o Benfica a encaminhar David Luiz para uma autoridade europeia no tratamento deste tipo de lesões. O desfecho mais provável era o jogador voltar a ser operado para resolver definitivamente o problema, contudo, o defesa ainda tem esperanças de escapar à cirurgia e lutar por um lugar na selecção olímpica brasileira que estará em Pequim no Verão.
Uma operação derrotar-lhe-á todas as esperanças.

Nas últimas horas, o jogador foi aconselhado por algumas personalidades que lhe são próximas a consultar outros especialistas, para eventualmente ter autorização para competir. A situação gerou desconforto na Luz mas deverá ser resolvida no início da semana.
Record 22 de Março 08

sexta-feira, 21 de março de 2008

Notícias 07/08:David Luiz prossegue tratamento

BRASILEIRO PROSSEGUE TRATAMENTO
David Luiz está tranquilo
O defesa-central brasileiro do Benfica, David Luiz, está tranquilo e confiante em relação à recuperação. Não obstante ter preferido manter o silêncio em relação ao problema que o afecta, passou ainda assim uma mensagem positiva para o exterior. Recorde-se que David Luiz deverá ser operado uma segunda vez, e muito em breve, ao quinto metatarso do pé direito, depois de uma lesão no mesmo apoio sofrida em Guimarães (entorse do tornozelo), que acabaria por agravar o outro problema, que já se pensava ultrapassado. Ontem de manhã, voltou a realizar tratamento no Seixal. O jogador chegou muito cedo ao centro de estágio e esteve sempre acompanhado do ortopedista do Benfica que o operou, António Martins, com quem deve viajar para o estrangeiro brevemente. Se não partir hoje para o exterior, a fim de consultar um especialista europeu na área da ortopedia, então a viagem só acontecerá na próxima semana, por força do gozo da época Pascal.
A Bola 21 de Março 08

Notícias 07/08: Benfica não quer de David Luiz vá aos J.O. para não agravar a sua situação.

Braço-de-ferro por David Luiz
BENFICA NÃO QUER O DEFESA NOS JOGOS DE PEQUIM
De um lado a vontade do Benfica e do seu departamento médico; do outro o desejo de David Luiz e de quem o aconselha no Brasil. Esgotadas outras formas de tratamento, os encarnados equacionavam submeter o futebolista a uma nova intervenção cirúrgica, para corrigir a lesão no pé direito; o jogador acredita poder recuperar sem ser operado e quer ouvir opiniões nesse sentido, até porque quer jogar o Torneio Olímpico ao serviço da selecção do seu país.

É este o braço-de-ferro que se vive na Luz, colocado em cima de mesa nas últimas horas, especialmente depois de virem a público opiniões de individualidades próximas do jogador, dando conta de que ele pode recuperar rapidamente e, ainda, anunciando a possibilidade de o atleta ser visto por clínicos da selecção brasileira. O departamento médico do Benfica, apurámos, está disponível para ouvir outras opiniões para além do especialista europeu já contactado, aquele que deveria operar David Luiz, mas não equaciona a possibilidade de devolver o futebolista à competição sem que a fissura no metatarso esteja completamente sarada. E essa eventualidade, de acordo com informações recolhidas, foi colocada a circular recentemente, para surpresa do gabinete clínico da águia.

Zona delicada
David Luiz já teve várias lesões no mesmo osso do pé, a primeira quando tinha 15 anos. A sua morfologia deixa-o mais exposto a este tipo de problemas. O cirurgião ortopédico António Martins aplicou-lhe um parafuso para corrigir a fractura contraída, ainda no início da época mas, depois de recuperado, o osso cedeu e surgiu uma fissura. Há jogadores em competição com esta limitação mas esse cenário não é admissível na Luz.
Record 21 de Março 08

quinta-feira, 20 de março de 2008

Actualidade:Outros artigos sobre David Luiz na imprensa de hoje

Estreia foi há um ano
David Luiz chegou ao Benfica em Janeiro da última temporada e, apesar da sua juventude, depressa convenceu Fernando Santos. A estreia oficial (titular) com a camisola da Luz foi diante do União de Leiria, no dia 12 de Março de 2007, tendo os encarnados vencido o jogo por 2-0. David Luiz mostrou-se nessa partida e o exigente Terceiro Anel começou a olhar para o internacional sub-23 de outra maneira. David Luiz galvanizou-se, tendo assumido um estatuto especial no plantel. Aliás, tornou-se num, dos indiscutíveis do plantel.

Ansioso por ajudar o emblema da Luz
David Luiz quer regressar aos relvados o mais rapidamente possível. "O David está ansioso por voltar a jogar, porque o que mais gosta de fazer é de jogar futebol. Tenho procurado transmitir-lhe tranquilidade, porque não adianta nada estar nervoso. Ele quer ajudar o Benfica", comentou Til Peixoto, padrinho de David Luiz, em declarações a O JOGO.

Cláusula de 50 milhões
Dando continuidade à política de manutenção dos principais jogadores, Luís Filipe Vieira fechou a porta a eventuais interessados na contratação do camisola 23, renovando contrato com o defesa-central até 2013. Além de ter prolongado o casamento com o jovem internacional Olímpico do Brasil, a Benfica, SAD, aumentou para 50 milhões de euros a sua cláusula de rescisão (só Cardozo tem uma cláusula com valor idêntico), evitando, assim, surpresas no futuro. Aliás, David Luiz foi assediado por vários emblemas europeus na última época.

Ainda sem festejar golos
David Luiz não teve ainda a oportunidade de se estrear a marcar pelo emblema da águia. Na época passada, efectuou dez jogos no Campeonato - contra oito, nesta - e não marcou, embora tenha estado muito perto de o fazer na recepção ao FC Porto (1-1). Após um livre de Simão cabeceou ao poste e a bola bateu em Lucho, entrando para a baliza. O golo foi atribuído ao argentino, mas a acção de David Luiz foi importante para o resultado final.
O Jogo 20 de Março 08

Notícias 07/08:David Luiz quer ouvir a opinião do médico da selecção do Brasil.

Central ouve Runco
David Luiz quer ouvir a opinião do médico da selecção do Brasil, José Luiz Runco, antes de avançar para a mesa de operações para debelar o problema no quinto metatarso do pé direito, como é intenção do departamento médico do Benfica.

O defesa-central pretende evitar uma nova intervenção cirúrgica e está disposto a esgotar todas as possibilidades, tendo como prioridade o recurso a um clínico da sua inteira confiança, como é José Luiz Runco - já observou o central da selecção olímpica brasileira noutras circunstâncias. A intenção do jovem central não foi mal recebida na Luz, uma vez que os próprios médicos consideram muito positiva uma outra opinião. Aliás, os clínicos encarnados têm mesmo mantido contactos com o exterior no sentido de avaliar com exactidão todos os contornos da lesão que afecta o futebolista encarnado.

Portanto, o Benfica não se irá opor à sua decisão do camisola 23, mantendo, no entanto, em cima da mesa a pretensão de operá-lo para reparar a fissura no quinto metatarso do pé direito.

O defesa encarnado será observado nas próximas horas pelo responsável clínico brasileiro, mas é certo que o jogador dificilmente irá escapar a uma nova operação, o que o impedirá de jogar mais esta época.
O Jogo 20 de Março 08

Consulta a especialista europeu está em marcha; empresário optimista

«David Luiz costuma recuperar rapidamente»
O defesa-central do Benfica, David Luiz, passou ontem de manhã pelo Seixal, onde esteve mais uma vez em tratamento, sob os cuidados do departamento médico. Está para breve a consulta a um especialista europeu, que já foi devidamente alertado para a lesão (fracturou o quinto metatarso do pé direito e a fissura mantém-se) pelo ortopedista que operou o central, o médico do Benfica, António Martins. Ontem, o brasileiro falou também com o empresário e compatriota Giuliano Bertolucci, que o trouxe para a Luz. «Está chateado por não jogar, mas optimista», diz o agente.

A qualquer momento, David Luiz e António Martins devem deslocar-se ao estrangeiro para consultar um especialista na área da ortopedia e, mais particularmente, em problemas nos pés. Nesta fase, o médico do Benfica que operou David Luiz está a analisar cautelosamente toda a situação e já contactou um nome tido como genial na área clínica desejada e a viagem pode acontecer a todo o momento. Noutras situações — Simão, Nuno Gomes, Quim, Manuel Fernandes — o Benfica optou por ir à Alemanha e esta pode não ser uma excepção à regra. Enquanto não se dá esse encontro, David Luiz prossegue tratamento e recebe o carinho de quem lhe é próximo. Ontem, por exemplo, foi o empresário brasileiro Giuliano Bertolucci, responsável pela vinda de David Luiz para o Benfica, a contactar com o jogador. «Ele está meio chateado por não estar a jogar, mas me pareceu optimista. David Luiz costuma recuperar rapidamente de lesões», explicou o agente, que se encontra na Europa e admite passar por Portugal muito brevemente. «Sim, devo estar aí dentro de poucos dias», concluiu.

Médicos brasileiros podem ajudar
A lesão de David Luiz pode ser analisada por médicos brasileiros. Não está ainda definido se irá ao seu país, mas a informação clínica poderá atravessar o Atlântico.
A Bola 20 de Março 08

quarta-feira, 19 de março de 2008

Notícias 07/08: David Luiz pode ser submetido a nova operação

Lesão de David Luiz: Estrangeiro pode ser solução
ENCARNADOS PONDERAM RECORRER A AUTORIDADE EUROPEIA
Os responsáveis benfiquistas ponderam recorrer a uma autoridade europeia para corrigir a fissura de que padece David Luiz. A realização de nova operação é solução que ganha cada vez mais força.

O defesa-central, que fez o último jogo a titular a 26 de Janeiro, em Guimarães, tem sido submetido a tratamento conservador, mas a fissura no quinto metatarso do pé direito não cicatrizou. Nos próximos dias, será submetido a novos exames, cujos resultados determinarão o recurso ou não à cirurgia. Como Record adiantou a semana passada, arrisca não jogar nos últimos dois meses da temporada.

Jogador em quem os encarnados depositam grandes expectativas, ao ponto de em Dezembro ter prolongado o vínculo com o Benfica até 2013, com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros (só Cardozo está ao nível dele), David Luiz fracturou o quinto metatarso do pé direito a 22 de Agosto e, volvidas duas semanas, seria operado por António Martins, ortopedista especialista em problemas de joelho.

Nova paragem
Cumprido o programa de recuperação, David Luiz voltou a jogar no particular com o Nacional, a 16 de Novembro, quase três meses após se ter lesionado. O internacional Sub-20 brasileiro conquistou a titularidade, que só viria a perder após a entorse contraída na Cidade Berço. David Luiz ainda defrontaria o Paços de Ferreira (1 minuto) e Nuremberga (5), a 10 e 14 de Fevereiro, respectivamente, antes da nova paragem. Aí, já o desconforto era evidente. O problema de David Luiz tem sido discutido pelos encarnados, que já consultaram um especialista europeu.
Record 19 de Março 08

Operar David Luiz é o cenário mais provável
David Luiz é a grande preocupação do departamento médico encarnado e ontem mesmo submeteu-se a rigorosos exames complementares de diagnóstico, com o intuito de aferir a evolução da fractura do quinto metatarso do pé direito. A opção pelo recurso a uma intervenção cirúrgica em prejuízo do tratamento conservador - até agora adoptado - surge agora cada vez mais como a hipótese mais viável para a recuperação. Algo que a confirmar-se, colocará um ponto final na época do defesa-central, deixando-o ainda em risco de não poder participar com a selecção do Brasil nos Jogos Olímpicos, em Pequim, uma das suas prioridades.

Recorde-se que David Luiz se lesionou no pé direito no segundo treino de José António Camacho, sendo operado a 5 de Setembro. Nessa cirurgia foi-lhe colocado um parafuso ortopédico, com o intuito de reparar a fractura na base do quinto metatarso do pé direito. A recuperou correu da forma desejada e o internacional Sub-20 brasileiro regressou à competição (24 de Novembro, em Coimbra), mas em Guimarães sofreu uma entorse agravando a lesão, que o poderá deixar de fora do que resta da época.
O Jogo 19 de Março 08

DEFESA-CENTRAL BRASILEIRO SERÁ NOVAMENTE OPERADO AO PÉ DIREITO
DAVID LUIZ
não joga mais esta época
O defesa-central David Luiz não voltará a jogar pelo Benfica esta época e a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, pelo Brasil, está em causa. Dentro de dias, será novamente operado ao quinto metatarso do pé direito — a intervenção está já a ser preparada — e esta cirurgia será realizada em moldes diferentes da que efectuou em Setembro, podendo haver colaboração entre especialistas do Benfica e exteriores, como sucedeu nos casos de Simão e Nuno Gomes.

Terminou a temporada para David Luiz, que não actua pelo Benfica desde 26 de Janeiro, em Guimarães. O central sofreu, então, uma entorse no tornozelo direito, depois de ter colocado o pé num buraco do relvado, que acabou por ter consequências graves na região a que tinha sido operado a 5 de Setembro de 2007, a base do quinto metatarso do pé direito. A situação actual já não é reversível, a fissura não fechou como era esperado e nova intervenção vai ser executada, em diferentes moldes da primeira. A curvatura do quinto metatarso do pé direito de David Luiz é demasiado pronunciada e tal particularidade não permite o desaparecimento da fissura.

O atleta foi ontem observado pelo ortopedista do Benfica, António Martins, tem realizado tratamento e continuará a fazê-lo até à operação. Para o efeito, serão realizados vários exames, indispensáveis a uma nova cirurgia, cuja técnica pode levar à intervenção de um especialista externo, como aconteceu nos casos de Nuno Gomes, Simão, Quim e Manuel Fernandes, operados na Alemanha, mas a outros problemas.

David Luiz fica arredado do que falta disputar da temporada — a Liga termina a 11 de Maio e a final da Taça de Portugal é a 18 — e arrisca a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Aos 15 anos, david luiz teve primeiros problemas
Pé começou a doer no Brasil
Ainda adolescente, David Luiz teve os primeiros problemas, no Brasil, com o seu pé direito. Então, fracturou, mas acabou por não ser operado, limitando-se a andar com o apoio engessado. À chegada a Portugal, recuperado, depressa se impôs, por força das circunstâncias (lesão de Luisão), mas sobretudo pelas qualidades físicas e técnicas evidenciadas. O azar, porém, não tardaria: no primeiro treino com Camacho, lesionou-se no quinto metatarso do pé direito, o que acabaria por levá-lo à mesa de operações a 5 de Setembro de 2007. Voltou ao activo, mas em Guimarães, a 26 de Janeiro, quando festejava um golo, meteu o pé direito num buraco do relvado e estragou todo o trabalho. Ressentiu-se num dos treinos posteriores, disse a Camacho que não estava bem e começou o tratamento actual, que dará agora lugar a nova operação.

No final do mês, terá pai e mãe em Portugal
Família está a chegar
O pai e a mãe de David Luiz devem mudar-se brevemente para Portugal, constituíndo um apoio muito especial para o jovem de 20 anos, que teve a espaços a companhia de um irmão, mas que deixou, por exemplo, a namorada no Brasil quando se mudou para o nosso País em Janeiro de 2007.

«Em princípio devemos chegar aí no final desse mês», disse o pai do jogador, o senhor Lau, a partir de Minas Gerais. Esperava o contacto do filho, com quem costuma falar à noite, mas já partilha a dor do filho: «É, essa lesão é muito triste...»

Outra figura importante na vida de David Luiz é Til Peixoto, amigo que reside em São Salvador e que foi importante apoio quando o jogador actuava no Vitória da Bahia. «Está triste, porque quer jogar no Benfica e ir aos Jogos Olímpicos...», contou a A BOLA.
A Bola 19 de Março 08

Video


Video de: http://tv-benfica.blogspot.com/2008/03/david-luiz-deve-ser-operado-e-poder.html

sexta-feira, 14 de março de 2008

Notícias 07/08:David Luiz ainda sem data marcada para o regresso aos relvados.

Regresso de David Luiz ainda sem data
ENCARNADOS NÃO ARRISCAM AGRAVAMENTO DA LESÃO
O departamento médico do Benfica continua a gerir a lesão de David Luiz com grande reserva e nesta altura não está sequer definido o horizonte temporal para o regresso do jovem à competição.

O central ex-Vitoria da Bahia foi operado para corrigir uma fractura ao quinto metatarso do pé direito, em Setembro, protagonizou recuperação rápida mas uma entorse frente ao Vitória de Guimarães levou a que voltasse a parar. David Luiz manifestou desconforto na zona afectada e a partir daí, correndo o risco de voltar a fracturar a zona onde lhe foi colocado um parafuso, passou a ser resguardado dos treinos e da competição. Até agora.

O jogador tem sido submetido a exames frequentemente e, segundo apurámos, só deverá ser devolvido à equipa técnica perante a garantia de que pode voltar a empenhar-se a 100 por cento, sem risco maior de nova fractura.
Record 14 de Março 08

quinta-feira, 13 de março de 2008

Extra-Futebol:Por breves instantes David Luiz trocou o relvado pelo pavilhão

Do pé para a mão
DAVID LUIZ E AURELIANO SILVA TROCARAM DE CAMPOS PARA PEDIR PRESENÇA DOS ADEPTOS AMANHÃ NOS JOGOS DE FUTEBOL E DE VOLEIBOL.

São brasileiros e representam as cores encarnadas, precisamente nas duas equipas que amanhã vão estar em acção na Luz, no jogo de futebol com o U. Leiria e no decisivo confronto com o V. Guimarães que pode colocar o Benfica na final do Nacional de voleibol. Numa manhã bem-disposta, David Luiz e Aureliano Silva trocaram de campos – o defesa central de Camacho serviu nas redes do Pavilhão EDP e o central de José Jardim mostrou os dotes no relvado - e uniram-se com o propósito apelar ao público : “ Venham ser felizes na Luz!”
Aureliano Silva foi o primeiro a chegar ao Pavilhão EDP. Vestindo o equipamento das águias, que enverga há duas temporadas, o central já esperava pela chegada do compatriota David Luiz, para quem estava reservada uma surpresa atrás da rede de voleibol. “ O quê? Vou ter de servir?”, questionava o defesa central, não escondendo a cara de espanto. Ele apenas que jogou voleibol nos tempos de escola. Apesar disso, depressa meteu mãos à obra. Pousada a carteira, as chaves e com os pulsos libertos do enorme relógio, o jogador de 20 anos pegou na bola e lá tentou a sorte na zona de serviço, não escondendo algumas lamúrias. “Ele é muito grande”, queixava-se David Luiz, fazendo referência aos dois metros de Aureliano Silva e à dificuldade que os seus 188 centímetros provocavam para fazer a bola passar por cima da rede. Mas, perante os incentivos do compatriota, que o elogiava, dizendo “beleza”, o futebolista continuou a tentar a sorte, sempre num clima de boa disposição. “É mais fácil bater uma falta do que fazer um serviço”, gracejou, lembrando que, além do futebol, os únicos que praticou de forma mais sustentada foram o judo e a capoeira.

Vingança no relvado
Findo o tormento de David Luiz, eis a vez do voleibolista de 28 anos mostrar no relvado os seus dotes com os pés. E, apesar do talento com as mãos lhe merecer o estatuto de segundo melhor bloco, de acordo com a estatística da Federação Portuguesa de Voleibol, Aureliano contrariou com os pés o que dizia ser “zerada para o futebol”. Aos toques, como quem faz o gesto desde pequenino o central, admirador do dito desporto-rei – 2Gosto de futebol, infelizmente não vou aos jogos tanto quanto gostaria”, diz Aureliano - respondia às provocações. “Chegou a hora da vingança”, incitava David Luiz. “Engana-te lá para ficarmos empatados”, pedia o defesa central que, perante os malabarismos do conterrâneo, justificava: “É Brasileiro!”
Mas não se encontraram na Luz apenas para trocar de campos e os apelos não tardaram: “Vai ser muito importante que as pessoas venham à Luz ver estes jogos. Peço aos adeptos que venham apoiar o clube. Vão ser jogos importantes tanto no voleibol como no futebol”, rogava Aureliano Silva. David Luiz reiterou o pedido, aludindo a um “domingo em família no Estádio da Luz. E, para dar o exemplo, garantiu que estará no pavilhão EDP para apoiar a equipa de voleibol(Nota do blog-foto N.º4), cujo jogo se inicia às 15.30 horas. Já o Benfica – U. Leiria, em futebol arranca ás 18.

DAVID LUIZ A SOFRER POR FORA
“O pé até chuta sozinho quando assisto aos jogos…"
Desde 26 de Janeiro, dia em que o Benfica jogou em Guimarães, que David Luiz está afastado da competição, devido a um problema no tornozelo direito.
“Lesionei-me a festejar o golo…”, recorda. “Tem sido uma época complicada para mim, em termos de lesões, mas não vou baixar a cabeça. Estou a trabalhar diariamente, no duro, para voltar o mais rápido possível. Até em casa faço exercícios”, diz, defendendo que “do lado de fora sofre-se muito”. Dá até um exemplo curioso: “Ás vezes estou sentado na bancada a ver os jogos e tenho tanta vontade de estar no relvado que o pé ate chuta sozinho, como se estivesse a cortar um lance…”
Uma das imagens de marca de David Luiz é a sua agressividade. Sabe que esse facto aumenta o risco de contrair lesões, mas garante que não vai abdicar. “Sempre fui assim, não vou mudar. Não sou um craque, mas tenho muita raça, vinca. Sobre a Liga, voltou a frisar que não desiste do título “até ser matematicamente possível”.
A Bola 8 de Março 08




Fotos de:
  • N.º1 a N.º3: A Bola 8 de Março 08
  • N.º4: A Bola 10 de Março 08

sábado, 1 de março de 2008

Notícias 07/08: David Luiz nega declarações ao site «Terra Esportes TV» e está ansioso por poder voltar a jogar

Nota de Imprensa:
David Luiz nega declarações ao site Terra Esportes TV
"Venho lamentar que a minha assessora de imprensa no Brasil tenha deturpado as afirmações a ela produzidas, hoje divulgadas no "Terra Esportes TV".

Jamais questionaria o estatuto do Sport Lisboa e Benfica como um dos melhores Clubes do Mundo, antes pelo contrário.

Aproveito para reafirmar o meu orgulho e empenho em representar o Sport Lisboa e Benfica, como ainda ontem de viva voz referi quando recebi o galardão Cosme Damião – Jogador Revelação do Ano".

David Luiz

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futdavidluiznegadecs_290208_34208.asp
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
David Luiz não dá título por entregue

David Luiz ainda sonha com o título nacional. O defesa-central reconheceu ontem, em declarações ao sítio Terra Esportes TV, que a tarefa na Liga está muito complicada, face à vantagem do FC Porto, mas frisou que ainda não desistiu da conquista do título. "O campeonato português está um pouco difícil, mas vamos lutar para poder continuar a lutar pelo título", revelou o camisola 23, premiado na gala do 104.º aniversário do Benfica com a distinção para revelação em 2007.

Apesar de ter sido distinguido, o defesa não esconde que sentiu algumas dificuldades para se adaptar ao futebol português, pelas diferenças em relação ao futebol praticado no Brasil, sobretudo porque David Luiz actuava no Vitória, da Bahia, que disputava a terceira divisão. "Aqui na Europa, é um pouco mais difícil, porque o jogo é mais dinâmico, mais rápido e mais directo. É um pouco mais difícil, porque o jogador brasileiro está habituado a um jogo mais pausado, por isso tive muitas dificuldades para me adaptar", revelou.

Satisfeito por ter recebido o prémio de revelação no Benfica, David Luiz não esconde o desejo de participar nos Jogos Olímpicos, apesar de estar neste momento impedido de jogar. "Espero ser lembrado para a selecção olímpico, e estou a trabalhar para isso. É um sonho e um objectivo, e vou trabalhar para chegar lá."

O defesa desmentiu, porém, algumas declarações publicadas neste sítio, negando que tenha afirmado que o Benfica não está entre as melhores equipas do mundo, expressando, pelo contrário, o seu "orgulho e empenho em representar o Benfica". "Hoje, estou no Benfica e espero fazer o melhor trabalho possível aqui. Vou fazer o que for vontade de Deus. Tenho o sonho de jogar na selecção brasileira e de estar entre as melhores equipas do mundo, onde se encontra o Benfica", revelou o defesa encarnado.
O Jogo 1 de Março de 08

Til Peixoto revela que o central está ansioso por poder jogar
David Luiz não vai poder dar o seu contributo à equipa no dérbi, pois ainda não está totalmente recuperado das dores que tem sentido no pé direito.

Til Peixoto, padrinho do central, admitiu em declarações a O JOGO que o defesa está triste por não poder jogar e acredita que em breve o camisola 23 estará à disposição de José António Camacho: "Está ansioso por jogar e por poder ajudar a equipa, até porque tem um grande carinho pelo Benfica. Falei com ele na semana passada e dentro de poucos dias estará novamente pronto para jogar."

Informado por O JOGO do prémio atribuído a David Luiz, Til Peixoto frisou que "é um reconhecimento do que tem feito pelo Benfica, até porque é um jogador muito querido pelos adeptos", revelando que o defesa "está muito feliz e agradado com todos os dirigentes, colegas e adeptos do Benfica."

Sobre o futuro do jogador, o padrinho de David Luiz não revelou novidades, apesar de confirmar a observação de alguns clubes. "Falou-se de clubes interessados, mas não houve nada de concreto. No entanto, é natural que seja observado, se está a jogar bem pelo Benfica", sublinhou, acrescentando, sobre uma possível chamada à selecção olímpica: "Penso que tem hipóteses de estar nos Jogos Olímpicos. O Dunga observou-o e gostou. Se tiver oportunidades, vai impor-se."
O Jogo 1 de Março de 08

David Luiz: «Assessora deturpou as informações»
REAFIRMA EMPENHO E ORGULHO EM REPRESENTAR O BENFICA

David Luiz garantiu que as suas declarações hoje publicadas no "site" Terra Esportes TV foram deturpadas pela sua assessora de imprensa no Brasil.

“Venho lamentar que a minha assessora de imprensa no Brasil tenha deturpado as afirmações a ela produzidas, hoje divulgadas no 'Terra Esportes TV'", referiu já esta noite o central do Benfica em comunicado de imprensa.

"Jamais questionaria o estatuto do Sport Lisboa e Benfica como um dos melhores clubes do Mundo, antes pelo contrário. Aproveito para reafirmar o meu orgulho e empenho em representar o Benfica, como ainda ontem de viva voz referi quando recebi o galardão Cosme Damião para Jogador Revelação do Ano”, finaliza o defesa.

Recorde-se que na entrevista publicada no "site" brasileiro, é atribuída ao jovem central a afirmação: "Hoje estou no Benfica e espero fazer o melhor trabalho possível por aqui, mas para além de ter o sonho de representar a selecção brasileira, quero estar entre as melhores equipas do Mundo, lote em que, infelizmente, o Benfica não está."
Record 29 de Fev. 08

David Luiz nega declarações ao site «Terra»
David Luiz esclarece através de uma nota à imprensa que as suas declarações a um site brasileiro foram deturpadas.

E passamos a citar a nota de Imprensa: «Venho lamentar que a minha assessora de imprensa no Brasil tenha deturpado as afirmações a ela produzidas, hoje divulgadas no Terra Esportes TV».

«Jamais questionaria o estatuto do Sport Lisboa e Benfica como um dos melhores Clubes do Mundo, antes pelo contrário.»

«Aproveito para reafirmar o meu orgulho e empenho em representar o Sport Lisboa e Benfica, como ainda ontem de viva voz referi quando recebi o galardão Cosme Damião – Jogador Revelação do Ano».
A Bola On-Line 29 de Fev. 08