Real aperta o cerco a David Luiz
Butrageño reconhece que o clube espanhol está atento ao central do Benfica. Avanços do Chelsea dispararam alarme em Madrid
MANCHESTER — O nome de David Luiz há muito está no topo da lista dos responsáveis do Real Madrid. Em Janeiro os merengues ponderaram mesmo avançar para a contratação do central do Benfica em virtude da lesão de Pepe. Não avançaram mas permanecem muito interessados no brasileiro, como ontem reconheceu, ainda que timidamente e algo compro- metido, o director das relações institucionais dos espanhóis, Emilio Butragueño. «David Luiz? Sim, conheço bem... Estamos atentos.»
Foi num dos intervalos da Assembleia Geral da European Club Association (ECA), que decorre em Manchester, que o dirigente merengue confirmou aquilo que há muito circula na Imprensa madrilena, o interesse do Real Madrid em David Luiz. Ainda recentemente o diário As garantia que David será companheiro de Cristiano Ronaldo na próxima época. Interesse, segundo apurámos, que há muito passou a ser mais que isso face aos diversos contactos desenvolvidos tendentes a saber as condições dos encarnados para a cedência do jogador.
O Real estará, assim, na frente da corrida pelo central, mas a entrada em cena do Chelsea, que como A BOLA noticiou ontem tem feito avanços tendentes a uma eventual contratação do companheiro de Luisão no centro da defesa encarnada, pode complicar a vida aos espanhóis. A notícia do interesse dos blues de Londres, que querem renovar a linha defensiva, foi ontem amplamente difundida pelos media de Madrid, e o alarme soou nos corredores do Santiago Bernabéu. Ao Real não resta alternativa senão apertar o cerco.
Na Luz ninguém comenta abertamente o tema, mas sabe-se que o Benfica não deixará sair uma das suas jóias por um valor inferior à cláusula de rescisão, fixada em 50 milhões de euros. Perante dois clubes em igualdade de circunstâncias, David é quem tem a palavra.
Diplomático
O estilo continua inconfundível. Butragueño está impecável, de fato aprumado, em vez do equipamento branco do Real.
Fala de Cristiano Ronaldo e de Pepe [ver página 36]. E é na sequência das palavras sobre o defesa luso-brasileiro que David Luiz vem à baila. A resposta de Butragueño começa na defensiva, mas não escondendo o sorriso. «Rumores há muitos na imprensa. Mas estamos em plena temporada, faltam dois meses e meio onde jogamos dois títulos», lembra, para dar a volta à questão.
Insistimos no tema: «Sim, conheço bem David Luiz. Estamos atentos.» E, depois, procurando fugir à questão: «Estamos atentos a todo o mercado... mas temos de estar centrados no que é nosso [risos]. Já passaram os dois minutos», aponta. Afinal, era esse o tempo combinado para a conversa. E lá vai Butragueño, sorridente, para evitar mais questões a que não pretende responder.
Chelsea atento
O Chelsea, como A BOLA revelou na edição de ontem, também é um dos clubes que estão interessados em David Luiz. Carlo Ancelotti pretende sangue novo para o sector defensivo e as observações ao central da Luz têm sido bastante positivas.
Andrew Dart, representante do Chelsea na Soccerex, também em Manchester, paredes-meias com a assembleia-geral da ECA, manteve-se em silêncio e não falou sobre qualquer tema extra feira do futebol.
A Bola 3 de Março de 2010
Butragueño: «Só posso dizer que estamos atentos»DIRIGENTE FALA SOBRE O INTERESSE DO REAL EM DAVID LUIZEmílio Butragueño foi o representante do Real Madrid na assembleia da European Clubs Association (ECA), que se realizou em Manchester, Inglaterra. Confrontado com o possível interesse no central benfiquista David Luiz, Buitre sorriu e avançou: "Só posso dizer que estamos atentos ao mercado." Os merengues já foram colocados, pela imprensa do país vizinho, várias vezes na lista de interessados no defesa brasileiro, mas a verdade é que em Inglaterra também há quem esteja a seguir com muita atenção a boa temporada do encarnado.
Sobre Cristiano Ronaldo, estrela maior da "galáxia" madridista, o diretor de relações externas do clube considera-o como "um jogador fundamental para a equipa, está adaptado e toda a "afficíon" fica encantada por vê-lo em ação". Butragueño não tem dúvidas quanto ao acerto da contratação e consequente astronómico investimento: "A decisão foi adequada." Em relação às expulsões de Ronaldo, a glória merengue recorda que CR9 "é um jogador de dimensão mundial e tudo o que faz adquire tremenda expressão".
Record 3 de Março de 2010