sexta-feira, 11 de julho de 2008

Notícias 08/09: David Luiz acelera recuperação e conferência de imprensa (continuação)

Recuperação acelera:

David Luiz e Quim com bola
Defesa-central já aplica o seu pé direito, guarda-redes já usa a mão sem sentir dores no pulso
Os três jogadores do Benfica com limitações físicas, Nélson, David Luiz e Quim, continuam a evidenciar melhoras a cada dia que passa, mas ontem o destaque foi sobretudo para Quim e David Luiz. O guarda-redes realizou exercícios com bola e... com bola na mão, mostrando que o pulso direito já não o incomoda. Já David Luiz aplicou o seu pé direito na bola em várias ocasiões e, aparentemente, sem dar de si. Nélson, que recupera de uma lesão muscular, só não realizou as partes mais duras da sessão que envolviam a bola. Nuno Assis saiu com dores no pé esquerdo, mas as informações não apontam algo de grave.
A Bola 11 de Julho 08

Nélson, David Luiz e Quim ainda a meio gás
Foram 26 os atletas que participaram na sessão de treino de ontem, dos quais 23 trabalharam normalmente, efectuando todos os exercícios pedidos por Quique Flores. Os restantes três evoluíram de forma condicionada: Quim, David Luiz e Nélson não chegaram a alinhar na peladinha, que decorreu a metade do relvado, e, aliás, este último nem sequer integrou um curto meiinho. Na peladinha, de cerca de dez minutos, Nuno Assis foi assistido, com queixas no pé esquerdo, chegando mesmo a ser substituído por Rúben Lima, jovem lateral-esquerdo. A mazela de Nuno Assis não deve passar de ligeira, prevendo-se que se treine hoje normalmente.
O Jogo 11 de Julho 08

Conferência de Imprensa:

«Poder fazer aquilo que mais amo é excelente!»

David Luiz radiante com regresso Deseja que Quique Flores seja grande treinador do Benfica Nuno Gomes faz parte do plantel

DAVID LUIZ lesionou-se em Guimarães, em Novembro de 2007, recuperou de uma operação ao quinto metatarso do pé direito e está praticamente pronto para voltar ao activo. «Assim espero, estou tomando todos os cuidados, estou a fazer toda a preparação possível para que possa estar disponível no início da época. Claro que toda a gente sabe o momento difícil que passei, mas nós crescemos e amadurecemos com isso e creio que no início da competição estarei na melhor forma possível», começou por dizer, antes de pedir a Deus «saúde» para uma época que espera «ser feliz», para que no final da época «possa sorrir» e «concretizar objectivos».

Regressar à rotina do trabalho diário foi uma grande prenda. «Excelente! Poder voltar de novo a fazer o que mais amo, que é jogar futebol... Não estou ansioso, sei que não posso acelerar muito o processo, tenho de ir devagar, mas ainda falta um mês para começar a competição. Estou tranquilo e feliz por voltar», confessa.

Quique veio para brigar
Sobre o novo treinador, Quique Flores, há já opinião formada: «Veio para brigar, já mostrou que quer trabalhar, empenhar-se, mostrar os seus métodos e nós temos de nos encaixar na sua filosofia, que é trabalhar bastante e empenharmo-nos. Os resultados virão. É um treinador como deve ser um treinador. Dentro de campo vai ser rigoroso, vai falar alto quando tiver de falar alto, vai falar bem quando tiver de falar. Parece ser uma grande pessoa, simpática dentro e fora do campo, só espero que venha a ser um grande treinador do Benfica e uma grande pessoa para nós.»

SEM PENSAR NA CHAMPIONS
David Luiz desconhece a dispensa de Nuno Gomes — «Só sei que é um grande amigo e para mim faz parte do plantel» — e não quer pensar na Champions: «Estamos a trabalhar independentemente da competição que vamos disputar.»

Passar o dia no Seixal
Um operário trabalha todos os dias, tem de mostrar o seu cartão todos os dias. Se eu tiver de estar aqui todos os dias, vou estar. Essa é a minha vida, a nossa vida é o Benfica e vamos viver cada vez mais o Benfica. Cabe-nos acatar as ordens e trabalhar. É normal

Sem reforços centrais
Podemos pensar que sim, que estão satisfeitos com aqueles que estão no plantel, mas o Benfica sabe que não são necessários apenas 11 jogadores. Todo o plantel vai trabalhar e lutar pela posição, sempre com o intuito de vencer os jogos

'Outro' Rui Costa
A diferença é que hoje não o vemos no balneário a mudar de roupa. Rui Costa sempre foi um líder dentro do campo e apesar de estar agora com estas roupas, sempre nos passou esta forma de ser. É um líder, sempre nos ajudou e será muito bom para o Benfica.
A Bola 11 de Julho 08

"Só peço a Deus que me dê saúde"
O dia 22 de Agosto de 2007 foi um dos piores da vida de David Luiz: num treino do plantel encarnado, então sob orientação de José António Camacho, o defesa brasileiro fracturava o quinto metatarso do pé direito. Onze meses e duas operações depois, está de volta aos treinos para, agora sim, encarar a vida de frente. Espera ter ultrapassado definitivamente o problema físico e voltar a cem por cento à competição, em princípio já no início da próxima edição do Campeonato.

"Estou a tomar todos os cuidados, todas as precauções possíveis, para poder estar disponível no início da época. Toda a gente sabe os momentos difíceis que passei, mas nós crescemos e amadurecemos com isso, e creio que no início da época vou estar da melhor maneira possível", afirmou após a sessão de ontem, comandada pelo novo técnico, Quique Flores.

Optimismo é palavra de ordem para o central. "É excelente poder voltar de novo a fazer o que mais amo, que é jogar futebol. Estou tranquilo e nada ansioso. Sei que não posso acelerar muito o processo, tenho de ir devagar, mas ainda falta um mês para começar a competição. Estou tranquilo e feliz por voltar", disse, reforçando a ideia: "Estou a sentir-me muito bem, graças a Deus. Tenho evoluído a cada dia que passa."


"Empenho máximo... porque a nossa vida é isto, é o Benfica!"
A equipa técnica liderada por Quique Flores tem mostrado ser exigente com o plantel. Uma das novas medidas foi, por exemplo, obrigar os jogadores a fazerem as refeições em conjunto, no Seixal, pelo menos duas vezes por dia. David Luiz não se assusta com este novo modo de estar, pelo contrário, compreende que assim o seja.

"É normal, como acontece com qualquer operário ou trabalhador. Se tiver de estar aqui todos os dias, vou estar, essa é a minha vida. A minha vida é o Benfica, nós vamos viver o Benfica cada dia mais", disse, complementando: "Se tivermos de ficar aqui todo o dia, vamos ficar, com o pensamento de vencer, de brigar bastante." E, aliás, reforçou: "Vamos empenhar-nos ao máximo e, se tivermos de ficar aqui 24 horas por dia, vamos ficar, porque a nossa vida é isto, é o Benfica!"

David Luiz elogiou o novo treinador, que considerou "uma grande pessoa", que já "mostrou que se quer empenhar bastante". Quanto à badalada transferência de Cristian Rodríguez para o rival FC Porto, o central limitou-se a um "É futebol!" e, sobre o... futebol português, perspectivando as batalhas que hão-de vir na Liga, opinou: "Estou muito feliz por estar em Portugal. As equipas são cada vez mais equilibradas, o Campeonato está cada vez mais competitivo..."

Metatarso bem problemático
É bastante jovem, mas tem sofrido quanto baste. Aos 20 anos, quando se afirmava como grande promessa em Portugal e no Brasil, começaram os problemas. Fracturou o quinto metatarso do pé direito num treino, em 22 de Agosto de 2007, e foi operado logo no início de Setembro. Recuperou durante dois meses e, a 16 de Novembro do mesmo ano, participou num amigável frente ao Nacional. Ganhou a titularidade, mas, em Guimarães, no dia 26 de Janeiro deste ano, ao festejar um golo de Maxi Pereira, viria a ressentir-se. Ainda fez mais dois jogos (10 e 14 de Fevereiro), mas voltou à sala de operações em fins de Março, na Holanda. O central espera que desta seja de vez...
O Jogo 11 de Julho 08