sexta-feira, 6 de março de 2009

Notícias 08/09:Declarações do David Luiz na visita de hoje ao Externato Rainha Dona Amélia no Projecto Visitas a Escolas:“O Benfica Faz Bem” (cont.II)

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
24 Horas 6 de Março de 09

Video:David Luiz visita o Externato Rainha Dona Amélia no Projecto Visitas a Escolas – “O Benfica Faz Bem”

Notícias 08/09: O jornal "Record" fala da possibilidade da Fiorentina trocar o Manuel da Costa pelo David Luiz

Fiorentina pode acenar com Manuel da Costa
TROCA DE DEFESAS EM PERSPETIVA
O interesse da Fiorentina em contratar David Luiz no final desta temporada começa a ganhar contornos cada vez mais sérios. De acordo com o diário italiano "La Nazione", de Florença, o clube viola pretende baixar o valor do passe do futebolista, admitindo incluir o internacional sub-21 português Manuel da Costa na operação.

Pantaleo Corvino, diretor-desportivo dos italianos, já se deslocou a Portugal para ver David Luiz ao vivo e o interesse ganhou mais força. As informações vindas a público de Itália dão conta do desejo dos responsáveis da Fiorentina em oferecer 8 milhões de euros pela contratação do camisa 23 das águias.

David Luiz está no topo das preferências dos italianos, mas a lista inclui outros nomes, caso a Fiorentina não consiga convencer os encarnados: Ivanovic (Chelsea) e Zapata (Udinese).
Record 6 de Março de 09

Fotos:David Luiz (e Moreira) na visita ao Externato Rainha Dona Amélia no Projecto Visitas a Escolas – “O Benfica Faz Bem”


Foto de: Record On-Line 6 de Março de 09

Notícias 08/09: O jornal "O Jogo" de hoje faz uma comparação entre David Luiz e Maldini e conta curisosidades sobre David Luiz

O melhor David como ... Maldini
Quique Flores destacou as semelhanças físicas entre David Luiz e Maldini - curiosamente, no rescaldo do desastre que foi a exibição do jovem jogador no dérbi de Alvalade. David Luiz esteve nos três golos dos leões, mas o treinador espanhol não caiu em cima do defesa-central, adaptado a lateral-esquerdo: geriu com pinças cada palavra, pois entende que tem em mãos um diamante que pode chegar a um patamar tão elevado como o inquestionável Paolo Maldini. Esse mesmo. O defesa histórico do AC Milan, cujas características físicas não estão longe das de David Luiz.

O internacional italiano tem 1,86 m e pesa 85 kg. O camisola 23 das águias mede 1,89 m e pesa 84 kg. Portanto, estão separados apenas por três centímetros e um quilo. E Quique Flores parece querer tornar o jovem craque num jogador tão versátil quanto o capitão do AC Milan. O técnico tem apostado no camisola 23 como lateral-esquerdo, aproveitando as suas capacidades físicas. E para já levou o defesa a atingir a sua melhor temporada ao serviço do Benfica.

David Luiz disputou 17 partidas, superando 2006/07 e 2007/08, épocas em que somou 14 e 13 jogos, respectivamente. No primeiro ano demorou a ter uma oportunidade, mas quando esta surgiu agarrou-a definitivamente, enquanto em 2007/08 fez apenas 949 minutos, devido a uma lesão no quinto metatarso do pé direito, que o afastou dos relvados durante longos meses. Este ano, demorou para regressar em pleno, mas desde que ficou definitivamente à disposição tem sido aposta regular, somando já 1407 minutos.

David Luiz procura afirmar-se definitivamente, deixando de lado o estatuto de promessa, seguindo o exemplo de Maldini, que desempenha também funções de central ou lateral-esquerdo, a quem Quique Flores o compara.

Para já, há algumas semelhanças que os ligam. Ambos se estrearam como profissionais aos 16 anos, David Luiz no Vitória da Bahia e Maldini no AC Milan - David Luiz teve a primeira oportunidade no Benfica devido às lesões dos centrais, tal como aconteceu com o italiano -, chegando cedo à antecâmara da selecção principal, pois aos 18 anos já actuavam nas selecções de Sub-20 do Brasil e de Sub-21 da Itália, respectivamente. No entanto, é aqui que surge a primeira grande diferença, pois se o italiano chegou à Selecção A aos 19 anos, David Luiz aguarda ainda uma oportunidade, apesar de já ter sido chamado por Dunga para trabalhar com a equipa principal do seu país. E se o jovem defesa completou 47 jogos durante os três anos em que actuou no Brasil, Maldini completou 40 (!) na sua segunda época, tendo já uma carreira repleta de títulos, enquanto o camisola 23 das águias soma apenas o título de campeão baiano em 2005.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Apenas dois golos com a camisola da Luz
O golo ao Sporting de Braga, na 14.ª jornada, que o defesa sublinha ter sido irregular, foi o segundo oficial apontado por David Luiz com a camisola do emblema da Luz. Recorde-se que o jovem jogador brasileiro estava em posição ilegal no momento em que cabeceou a bola para o fundo das redes de Eduardo.

O outro golo apontado por David Luiz foi numa partida de má memória para as águias: diante do Olympiacos, na Grécia, para a Taça UEFA. Os encarnados, num jogo para esquecer, perderam por 5-1, tendo o camisola 23 apontado o golo da sua equipa, que serviu apenas para a estatística, pois os benfiquistas acabariam por realizar uma das piores exibições da sua história na Europa.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Tem projecto em mente para abrir escola no Brasil
Ainda longe do final da carreira, David Luiz já pensa no futuro, revelando que pretende abrir a curto prazo uma escola no Brasil, com a ajuda dos seus pais, que são professores. "Espero concretizar esse projecto e dar uma oportunidade a quem não tem meios. Vai ter futebol também, mas só para quem tiver boas notas", confessou, revelando que, além de futebolista, gostaria de ter sido "professor de Matemática".
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Quase uma centena de jogos como profissional
Ainda com 21 anos, completa 22 em Abril, David Luiz tem já muitos jogos nas pernas, o que demonstra muito bem a sua qualidade. O defesa-central, adaptado ao lado esquerdo, contabiliza 91 partidas, 47 pelo Vitória da Bahia e 44 pelo emblema da Luz.

O Jogo 6 de Março de 09

Notícias 08/09:Pantaleo Corvino não nega interesse em David Luiz e em outros jogadores do Benfica mas a Fiorentina prefere esperar

Fiorentina atenta e prefere esperar
Pantaleo Corvino não nega interesse em Luisão, Urreta e David Luiz, mas diz ser «cedo».
Manobras de diversão, um discurso evasivo. Entusiasmo só mesmo a falar do Benfica, de Rui Costa e do cartel que o outrora denominado Príncipe de Florença dispõe no clube e cidade viola. Este o discurso defensivo de Pantaleo Corvino, director desportivo da Fiorentina, ontem, a A BOLA, confrontado com os insistentes rumores de que o emblema se prepara para atacar na Luz. Nem proposta de oito milhões por David Luiz, nem de quatro milhões por Urreta (que observaram no Campeonato Sul-Americano de sub-20), tão pouco uma palavra no sentido de Luisão. Tudo propostas que esbarraram na SAD.

«Ainda é cedo para decisões. Primeiro temos de equacionar a equipa em função da classificação, precisamos do quarto lugar, de novo, para disputar a Champions», disse Pantaleo Corvino, sem confirmar nem desmentir qualquer das três situações que, frisaram-nos outras fontes ontem, terão concretizado.

«A única coisa que confirmo é que temos uma relação muito boa com o Benfica e Rui Costa», admitiu. Saliente-se que o La Nazione colocava ontem David Luiz a par de Ivanovic e Zapata como os três centrais-alvo para reforçar a equipa orientada por Cesare Prandelli no próximo Verão.
A Bola 6 de Março de 09

Notícias 08/09:David Luiz diz que quer "ficar por muito mais tempo" (apesar do assédio da Fiorentina)

David Luiz: «Ficar por muito mais tempo»
NÃO PARECE ATRIBUIR GRANDE IMPORTÂNCIA AO ASSÉDIO DA FIORENTINA
O cada vez mais flagrante assédio da Fiorentina não parece tirar o sono a David Luiz, o qual confessou ontem aos alunos do externato Rainha D. Amélia, nas imediações do jardim da Estrela, em Lisboa, que deseja permanecer muitos e bons anos ao serviço do clube da Luz.

"Sinto-me bastante feliz aqui. Considero mágico o momento em que recebi o convite do clube, pois constituiu a realização de um sonho de criança. Vou trabalhar imenso para poder ficar por muito mais tempo no Benfica", assegurou o brasileiro, que se apresentou à pequenada como "central" das águias, embora Quique o adapte a lateral.

Insaciável, a curiosidade da criançada dá a David Luiz a chance de explicar a razão de representar o Benfica e não outro emblema. "Foi a oportunidade que Deus me deu. É aqui que Deus quer que esteja agora. Sinto-me muito feliz por defender o clube", vincou, naquele que não deixou de ser mais um soco, dado de forma inconsciente e bem-disposta, às pretensões da "Fiore".

A magia existente na Luz mais não é, certamente, do que outro fator que faz pender a balança para o lado das águias. "É uma sensação louca jogar ali, um verdadeiro privilégio. Dou o melhor e tento viver intensamente o momento", explicou.

Só 1 vermelho
O central possui uma imagem de "durão" no campo, mas recorre à estatística para desmontar a fama. "Como me sinto quando vejo um vermelho? O único vermelho que levei teve lugar na estreia como profissional, ainda no Vitória. Aprendi com o erro", disse, confessando que tira sempre ensinamentos dos lapsos: "Só errando é que se aprende. Quem tudo sabe ou já está no topo só pode... descer."
Record 6 de Março de 09

Notícias 08/09:David Luiz na lista dos defesas sub-21 mais cotados (noticias na Comunicação Social sobre este tema)

Cotação em alta no mercado
David Luiz está em alta no mercado. O camisola 23, seguido pela Fiorentina, surgiu ontem numa lista de dez jovens centrais promissores, organizada pela IM Scouting, empresa especializada na observação de novos craques, ocupando o terceiro lugar. À sua frente surgem apenas Cáceres, do Barcelona, avaliado em 16 milhões de euros, e Breno, do Bayern de Munique, avaliado em dez milhões, tal como David Luiz. Sidnei surge também na lista, no sétimo posto, cotado em seis milhões de euros.
O Jogo 6 de Março de 09

Benfica: David Luiz e Sidnei bem cotados
Surgem no 'top ten' da lista dos defesas sub-21 mais promissores da actualidade.
David Luiz foi considerado o terceiro defesa sub-21 mais promissor da actualidade, segundo o site da especialidade Imscouting. À frente do benfiquista surge Martín Cáceres (uruguaio do Barcelona) e o brasileiro Breno, do Bayern Munique. Mais uma prova em como a cotação do camisola 23 está a subir [ver página 4].

Sidnei também tem a sua cotação em alta, surgindo em sétimo lugar, num top ten que engloba ainda os seguintes nomes: Moreno (AZ Alkmaar), Fazio (Sevilha), Sakho (PSG), Jorgensen (FC Copenhaga), Heleno (Cruzeiro) e Kjaer (Palermo).
A Bola 6 de Março de 09

Cotação em alta
JOVENS BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS 10 CENTRAIS SUB-21 MAIS VALIOSOS DO MUNDO
David Luiz e Sidnei estão entre os defesas-centrais sub-21 mais valiosos do Mundo, de acordo com uma lista elaborada pela IMScouting, base de dados universal sediada em Israel. Os futebolistas brasileiros surgem nas 3.ª e 7.ª posições, sendo esta bolsa liderada pelo uruguaio Martin Cáceres, do Barcelona.

David Luiz, apesar da lesão que o manteve fora dos relvados durante longo período, e Sidnei, em época de estreia na Europa, estão, assim, com a cotação em alta, despertando a atenção no estrangeiro. O valor de mercado do primeiro situa-se em 10 milhões de euros, ao passo que o do ex-Internacional de Porto Alegre é de 6 milhões. O Benfica é o único clube que coloca dois jogadores no top 10, enquanto a nacionalidade mais frequente é a brasileira: além dos dois encarnados figuram ainda Breno, do Bayern Munique, e Thiago Heleno, do Cruzeiro.

Titularidade ajuda
David Luiz só voltou à competição de forma regular no final de 2008, mas mantém a cotação alta, apesar de ter estado parado grande parte da época passada. Já Sidnei tem confirmado no futebol português as expectativas e previsões que levaram os responsáveis encarnados a pagar 7 milhões de euros pela totalidade do passe.

Mantendo ambos a titularidade que lhes tem sido atribuída na Luz, o valor dos dois futebpolistas brasileiros só tende a aumentar com o passar do tempo.

Record 6 de Março de 09

Notícias 08/09:Declarações do David Luiz na visita de hoje ao Externato Rainha Dona Amélia no Projecto Visitas a Escolas – “O Benfica Faz Bem” (cont.)

«Olá, chamo-me David Luiz e sou defesa-central»
Joga a lateral-esquerdo mas apresentou-se às crianças com o 'BI original'.
Lembrou que só viu um vermelho.
O gosto pelos livros.
Só tem 21 anos mas a maturidade de um pedagogo. Os seus pais são professores e cedo aprendeu a transmitir algo aos mais novos. Isso viu-se ontem, no encontro com as crianças do externato Rainha D. Amélia, em Lisboa, no âmbito do programa O Benfica faz bem.

No jogo de perguntas e respostas, David Luiz fez questão de se apresentar como «defesa-central», posição que não exerce há bastante tempo e que dificilmente irá cumprir nos próximos tempos, pois Quique diz que ainda não tem condições para a desempenhar, preferindo vê-lo a lateral-esquerdo. Mas jogue onde jogar, o internacional sub-20 brasileiro fez uma jura de amor: «Quando entro no Estádio da Luz pergunto-me: Que fiz eu para merecer este privilégio? Quero ficar muitos anos aqui», garantiu.

Abrir uma escola
Lembrando que a sua folha disciplinar se resume a «um cartão vermelho» na sua estreia como profissional, no Vitória da Bahia, e que «amarelos são muito poucos», o defesa diz que aprende «com os erros», é rigoroso com a alimentação — «obedeço ao que o nutricionista manda» — e tem o desejo de abrir uma escola: «Ainda antes de terminar a carreira, quero dar às crianças com menos meios a oportunidade de estudar. O futebol estará incluído, mas só jogará quem tiver boas notas.»

A necessidade de aprender fora dos relvados é mesmo uma das suas máximas: «Gosto de ler um bom livro para não pensar só em futebol.» Uma maneira diferente de pensar, até quando se imagina no exercício da paternidade: «Ainda não tenho filhos, mas se for menina não gostava de a ver ligada ao futebol. Se for menino, e se ele quiser, tudo bem. Senão, tudo bem também.»

A Bola 6 de Março de 09

"Golo marcante contra o Braga"
Pouco habituado a marcar golos desde que chegou ao Benfica, David Luiz reconheceu ontem, numa visita ao externato Rainha Dona Amélia, em Lisboa, que recorda o tento apontado ao Braga esta época, e que valeu o triunfo, como o mais especial. "Mesmo fora-de-jogo, foi o golo mais marcante", confessou, mostrando-se "feliz por poder marcar".

Seguido por vários clubes europeus, o defesa diz-se "muito feliz" no emblema encarnado, lembrando que "a oportunidade de jogar no Benfica foi mágica". Por isso revela: "Vou trabalhar para ficar muito tempo no Benfica."

Figura em destaque pela negativa no último dérbi, por ter feito uma exibição desastrada, David Luiz revelou às crianças que "só se aprende errando". "Vamos aprendendo e subindo a cada erro que fazemos", atirou, recordando um exemplo pessoal ainda no Brasil. "Vi um cartão vermelho na minha estreia como profissional, no Vitória da Bahia. Foi o único cartão vermelho que vi. Fiquei muito triste, mas aprendi com esse erro e até hoje não voltei a ver nenhum cartão vermelho, e amarelos, são poucos." Por isso sublinha que, quando um jogador marca um autogolo, "tem apagar o momento e viver o resto do tempo para não cometer mais erros".

Frisando que o grupo "trabalha como uma família, pois só assim pode alcançar o sucesso", David Luiz confessa que "jogar na Luz é uma sensação louca", realçando que mesmo fora da Catedral "a equipa [se] sente em casa", atendendo ao forte apoio dos adeptos.
O Jogo 6 de Março de 09