David foi rei em 2009Se há algum jogador que deva ficar associado a 2009, ele é David Luiz. O defesa-central brasileiro, de 22 anos, foi o que mais jogou de águia ao peito ao longo do último ano civil. O camisola 23 do Benfica cumpriu 3870 minutos dentro das quatro linhas em todas as provas oficiais disputadas pela equipa, seguindo-se Luisão, a uma distância ainda considerável de 630 minutos [ver tabela em anexo dos oito que mais jogaram em 2009]. Esta época, os dois centrais brasileiros são, refira-se, totalistas no Campeonato.
Mas regressando a 2009, no total dos 47 jogos realizados pelos encarnados no ano que terminou, David Luiz alinhou em 43 e sempre durante os 90 minutos. Portanto, falhou apenas quatro: frente ao Trofense, para o Campeonato, a 4 de Janeiro de 2009, em que ficou no banco de suplentes (é, de resto, o primeiro jogo desta contagem); na partida com o Olhanense, para a Taça da Liga, também na condição de suplente não utilizado; com o Belenenses na última ronda do Campeonato transacto, devido a lesão: e, já esta época, Jorge Jesus poupou-o recentemente de jogar frente ao AEK.
Di María até tem mais um jogo que David Luiz ao longo de 2009 (44), mas a vedeta argentina jogou menos minutos, pois na temporada passada era invariavelmente substituído por Quique Flores na segunda parte dos desafios, ao passo que esta época tem 15 jogos completos e seis incompletos.
David Luiz, para além de ser o mais utilizado, é hoje um dos mais carismáticos e adorados jogadores benfiquistas, prometendo fazer render em breve muitos milhões aos cofres encarnados.
O jogador chegou à Luz em Janeiro de 2007, por empréstimo do Vitória da Bahia, tendo depois o Benfica accionado a cláusula de opção de compra do passe do central. No fundo de investimento criado em Setembro último pelo Benfica em parceria com o BES, o jovem atleta foi avaliado em 18 milhões de euros.
Uma fractura na base do quinto metatarso do pé direito no início de 2007/08 fez com que essa época e o início da seguinte ficassem praticamente perdidas. Em Novembro de 2008, voltou a jogar com regularidade e o seu rendimento, desde então, tem vindo sempre a crescer. Na época passada, foi muito utilizado a lateral-esquerdo, mas Jorge Jesus fê-lo regressar à sua posição de origem no centro da defesa.
Central muito assediado pelos grandes clubes da EuropaO Benfica não deverá conseguir segurar David Luiz por muito mais tempo. O assédio dos grandes emblemas europeus tem sido constante esta época, sendo o Real Madrid o mais recente alegado interessado na contratação do defesa de 22 anos (também o Chelsea e o Inter de Milão têm andado de olho no jogador). Segundo notícias vindas de Espanha, David Luiz é o preferido de Jorge Valdano para compensar a ausência, por lesão, de Pepe. Na Imprensa do país vizinho, é definido como um "atleta rápido, corpulento, joga bem com os dois pés, domina o jogo aéreo, é determinado na defesa e tem uma boa disciplina táctica".
Só milionários o podem levar...Os clubes portugueses estão a apostar cada vez mais em cláusulas de rescisão milionárias, por forma a protegerem os seus activos de serem "caçados" pelos "tubarões" europeus sem o devido retorno financeiro. David Luiz tem, desde Outubro, altura em que renovou contrato com o Benfica até 2015, uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, a terceira mais elevada de Portugal, a seguir a Hulk, do FC Porto (100 milhões) e a Cardozo (60 milhões). A de Di María é de 40 milhões de euros.
Os 8 melhores em 2009Nome Minutos JogosDavid Luiz 3870 43Luisão 3240 36
Maxi Pereira 2936 35
Cardozo 2895 38
Di María 2872 44
Aimar 2805 36
Rúben Amorim 2718 40
Quim 2070 23
O Jogo 2 de Janeiro de 2010