terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Convocatórias 08/09:David Luiz foi convocado para o jogo de ananhã frente ao Olhanense para a Taça da Liga (2º J. Fase de Grupos) - 19h30 SportTv

Lista de convocados:
Guarda-redes: Moretto e Quim.
Defesas: Luisão, David Luiz, Jorge Ribeiro, Sidnei, Miguel Vítor e Maxi Pereira.
Médios: Katsouranis, Fellipe Bastos, Ruben Amorim, Binya e Carlos Martins.
Avançados: Reyes, Cardozo, Di Maria, Nuno Gomes e Suazo.

Sabia que?: 1/3 dos golos no C. Nacional foram marcados pelos defesas do Benfica? e que muitos golos sao de bolas paradas?

Defesa vale 1/3 dos golos
A defesa tem como missão defender, passe a redundância. Mas, no caso do Benfica, também ataca. E marca golos. Pelo menos assim tem sido esta época, nos jogos para o campeonato, em que praticamente um terço dos golos dos encarnados teve origem no sector mais recuado do campo. Oito dos 25 golos apontados até ao momento - número que dá ao Benfica o estatuto de melhor ataque da Liga, com mais um golo do que o FC Porto - foram apontados por defesas: ou seja, 32 por cento.

David Luiz engrossou esta contabilidade anteontem, na partida com o Braga, ao apontar, de cabeça, na sequência de um livre, o único golo da partida (independentemente de ter sido legal ou não). Aliás, foi o primeiro que o camisola 23 apontou para o campeonato português, apesar de já há dois anos residir na Luz (marcou outro, frente ao Olympiacos, já esta época, mas para a Taça UEFA).

Depois disto, Miguel Vítor tornou-se no único elemento da defesa que ainda não mostrou a sua veia goleadora (isto sem contar com Zoro e Léo, que não fazem parte das contas de Quique Flores). Senão vejamos: Sidnei é o líder de marcadores do sector, tendo festejado com o Estrela, o Guimarães e o Sporting. Luisão fê-lo por duas vezes, frente ao Marítimo e à Naval. E há ainda Maxi Pereira e Jorge Ribeiro, que celebraram no 4-2 diante do Paços de Ferreira.

Miguel Vítor terá, porém, daqui por diante, e ao que tudo indica, mais oportunidades para marcar. O jovem defesa-central, que renovou na semana passada contrato com o Benfica por mais duas temporadas, regressou (diga-se que de forma surpreendente) à titularidade no desafio deste fim-de-semana diante do Braga e foi um dos melhores em campo, prometendo tornar a vida muito difícil a Sidnei, que tinha sido até agora o escolhido. Aliás, dificilmente o próprio David Luiz regressará ao eixo da defesa, dado o rendimento que tem apresentado à esquerda.

25 golos por sectores:

Defesa 8 (32%)

Sidnei 3

Luisão 2

David Luiz 1

Maxi Pereira 1

Jorge Ribeiro 1

Meio-Campo 4 (16%)

Reyes 2

Rúben Amorim 1

Katsouranis 1

Ataque 13 (52%)

Cardozo 5

Nuno Gomes 4

Suazo 4

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Peritos em lances de laboratório
Se há coisa em que o Benfica tem sido eficaz é nos lances de laboratório, repetidos insistentemente durante os treinos, orientados por Quique Flores. Ainda ontem David Luiz deu mais uma prova disso ao surgir no coração da grande área a cabecear para o fundo das redes adversárias, na sequência de um livre cobrado por Aimar. Só no desafio com o Marítimo, dos seis golos marcados pelos encarnados três foram de bola parada: Reyes apontou uma grande penalidade, Suazo deu o melhor seguimento a um canto, e Luisão concluiu um livre, sobre a esquerda, de Reyes.

Na verdade, dos 25 golos apontados pelos encarnados até ao momento no campeonato, nove deles foram resultado de lances de bola parada, o que se traduz em 36% dos golos, mais de um terço. Destes, cinco foram sequência de livres, três de grande penalidade e um de canto.

36%
O Benfica já fez nove golos esta época, para o campeonato, em resultado de lances de bola parada, o que equivale a 36 por cento do total de golos (25) marcados

O Jogo 13 de Janeiro de 09

Video:Declarações de David Luiz após o jogo contra o Braga (1ªParte do Video)



Video de: http://tv-benfica.blogspot.com/

Notícias 08/09:Traumatismo sofrido durante o jogo frente ao Braga não teve consequências

David Luiz sofreu traumatismo sem consequências
David Luiz treinou-se ontem normalmente com os companheiros de equipa, isto apesar de, no final da partida com o Braga, ter abandonado o relvado a coxear. O defesa sofreu um traumatismo no pé direito - o mesmo a que já foi operado - nos instantes finais do jogo e ficou queixoso na altura, mas tudo leva a crer que foi apenas um susto. Ontem, David cumpriu os mesmos exercícios que os restantes titulares, devendo estar disponível para a recepção ao Olhanense.
O Jogo 13 de Jan. de 09

Notícias 08/09: Cláusula de Rescisão é a mais alta do plantel (a par da do Cardozo)

Será preciso uma fortuna para levar o 23
Cinquenta milhões de euros é quanto vale a cláusula de rescisão de David Luiz, a mais alta do plantel encarnado, a par apenas da de Oscar Cardozo. David Luiz chegou à Luz em Janeiro de 2007, por empréstimo do Vitória da Bahia, tendo os encarnados adquirido 50% do seu passe no final dessa temporada e os restantes 50% em Novembro último, num investimento que está a ter um bom retorno desportivo. Não será, pois, fácil a outros clubes levar o camisola 23, que tem contrato até 2013. Di María, por exemplo, tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões, e Aimar de 20 milhões de euros.
O Jogo 13 de Jan. 09