segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Notícias 2010/2011: David Luiz e Thiago Silva falam sobre a chance na Era Mano Menezes

David Luiz e Thiago Silva seguem as pegadas de Lúcio e Juan por sucesso
Substitutos da dupla que fez sucesso nos últimos anos na Seleção Brasileira, zagueiros falam sobre a chance na Era Mano Menezes
Lúcio e Juan foram soberanos na zaga da Seleção Brasileira nas últimas duas Copas do Mundo. Em ambas, aliás, eles saíram ilesos de críticas após os fracassos. No processo de renovação do time verde e amarelo, David Luiz, do Benfica, e Thiago Silva, do Milan, é que aparecem como os substitutos favoritos. Mas qual será o segredo do sucesso? Talvez seja seguir as pegadas deixadas pelos antecessores.

- É isso que basicamente sonhamos: permanecer durante muito tempo na Seleção Brasileira e entrar no lugar de dois jogadores que formaram a melhor dupla de zagueiros do mundo. Eu já disse isso a eles – comentou Thiago Silva.

Na última Copa do Mundo, na África do Sul, Thiago esteve bem perto dos dois. Reserva, ele acompanhou de perto a preparação dos “mestres”.

- O Juan e o Lúcio são exemplos para mim dentro e fora de campo. Para seguir os passos deles é preciso ter tranquilidade e postura em campo. Só assim vamos poder suprir a ausência deles – acrescentou o zagueiro do Milan.

Ao lado de Thiago Silva quem está atuando nesse início de Era Mano é o até então desconhecido David Luiz. Revelado pelo Vitória e agora bem valorizado no português Benfica, o jogador mostrou em sua primeira atuação, na vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos, que o Brasil está bem servido de defensores.

- Tenho trabalhado bem no meu clube e sabia que um dia poderia ter uma oportunidade na Seleção Brasileira. Agora tenho de fazer por merecer essas chances no dia-a-dia. Preciso mostrar meu valor – declarou David Luiz.

Com o que apresentaram no duelo com os Estados Unidos, em agosto, e com o rendimento bom que têm mostrado nos treinos em Barcelona durante os últimos dias, Thiago Silva e David Luiz estão com grandes chances de serem chamados novamente em outubro. A CBF ainda define adversário para amistoso.
Globo Esporte 6 de Setembro de 2010

Videos: Um dia com a Seleção Brasileira

Um dia com a Seleção Brasileira
Neste vídeo exclusivo da CBF, um dia inteiro com a Seleção Brasileira, em Barcelona.
Desde a hora do almoço até a hora de dormir, um com os jogadores e a comissão técnica.

Extra-Futebol: A amizade de David Luiz e Hulk

Hulk e David Luiz partilham amizade segura pelo tempo
Hulk e David Luiz. O destino reservou-lhes histórias comuns, uma vida feita de encontros e desencontros, difíceis de imaginar por antecipação. Por estes dias começou a ser desenhado mais um desses capítulos contados a dois; David Luiz está em Barcelona para manter um lugar na selecção, enquanto Hulk procura conquistar um, sempre com o sonho comum: chegar ao Mundial'2014 entre as opções de Mano Menezes. Um sonho que apenas 23 brasileiros vão conseguir concretizar.

Para já, conta-se a história de um passado interligado por coincidências difíceis de explicar. Ainda novos, bem antes de entrarem na idade adulta, Hulk e David Luiz deixaram o conforto das cidades em que nasceram para tentarem a sorte no futebol, primeiro no São Paulo, depois no Vitória; os dois, ainda meninos, chegaram mesmo a partilhar casa na Baía, numa espécie de academia do clube. Apesar de o defesa ser mais novo um ano, até se encontraram muitas vezes nos treinos. Hulk recorda esses tempos. "Chegámos mesmo a partilhar um quarto no Vitória, mas até já nos tínhamos encontrado antes, no São Paulo. Agora estamos os dois na selecção do Brasil! O mundo é mesmo pequeno e dá muitas voltas. É engraçado quando encontramos amigos que jogaram connosco nos infantis, iniciados, juvenis… É o caso do David Luiz." Curiosamente - e aqui está mais uma coincidência - chegaram os dois para ser dispensados no Vitória. Hulk não conseguia sobressair a defesa-esquerdo e David Luiz tinha dificuldade para brilhar como médio-ofensivo. Por sorte do destino, houve quem obrigasse Hulk a avançar no terreno até se fixar no ataque, enquanto David Luiz foi percorrendo o caminho inverso.

E foi assim que chegaram à equipa principal. Hulk foi o primeiro a instalar-se por lá, mas realizou apenas dois jogos, os suficientes para despertar o interesse dos japoneses, naquela que seria a última paragem antes de chegar a Portugal; David Luiz ficou por lá mais tempo e, embora se tenha estreado aos 16 anos pela equipa principal, só quatro anos depois é que chegou a Portugal para jogar no Benfica. E aqui está um desses tais desencontros do destino, que quis que jogassem em clubes rivais, algo que mudou por estes dias, quando começaram mais uma dessas aventuras conjuntas, desta vez na selecção brasileira. Apesar da rivalidade que guardam para Portugal, Hulk e David Luiz dividem-se nos elogios.

O defesa reconhece que é bem mais fácil ter Hulk como companheiro de equipa; enquanto o avançado fala de um "grande amigo". "Quando ele assinou pelo Benfica, falámos e disse-lhe que estava muito feliz, porque sabia que ele tinha dado um passo importante na carreira. Uns anos depois, foi a vez de ele ficar feliz por mim, quando eu cheguei ao FC Porto. E hoje temos a felicidade de nos termos voltado a encontrar na selecção. É um grande jogador, uma excelente pessoa e um amigo", revelou o avançado. O percurso dos dois continuará a ser escrito e nunca se sabe quando poderá acrescentar mais um capítulo a esta história.

A rivalidade, os jogos de playstation e a vingança anunciada para breve
David Luiz lançou o desafio. "Quando estávamos os dois na Baía, jogávamos muita playstation, mas eu ganhava-lhe sempre. Ainda hoje não lhe podem falar sobre isso, porque ele fica sempre chateado", contou o defesa, por entre um sorriso provocador. O JOGO, como sempre faz, tentou ouvir a outra parte, conferindo-lhe o direito a uma defesa consistente - ou pelo menos a uma tentativa. Num clima animado pela boa disposição, Hulk confirmou a história do compatriota, mas prometeu vingança para um dia destes. "Já lhe disse várias vezes que ele ganhava naquela altura porque eu nem sabia o que era uma playstation. Infelizmente, as condições financeiras da minha família não eram as melhores, enquanto ele já jogava há algum tempo. Mas, ainda estes dias, lhe fiz uma proposta: apostei com ele que lhe ganhava uma partida; é que agora já estou bem treinado." O jogo é o de sempre - simulador de futebol - e o desafio está lançado. Depois da provocação, David Luiz vai ter agora de provar que continua a ser melhor na playstation. Um dia contamos quem ganhou.

Rivalidade por uma brincadeira
FC Porto e Benfica; Hulk e David Luiz. A rivalidade entre os dois clubes ficou em Portugal por estes dias. Os dois jogadores passam grande parte do tempo destinado a esta concentração juntos - Ramires também anda sempre por perto -, mas recusam-se a falar do campeonato. Hulk prometeu não gozar com o facto de os portistas terem seis pontos de vantagem no campeonato e, em troca, David Luiz garante que não se vai aproveitar do título conquistado na última época para retirar vantagem nas brincadeiras com Hulk. Pelo que se tem visto, estão os dois a cumprir e promessa.
O Jogo 6 de Setembro de 2010

Extra-Futebol: Jogo

Desafio UOL - Os Novatos de Mano
Você conhece as várias caras novas de
Mano na seleção; teste seu conhecimento

http://esporte.uol.com.br/quiz/desafio/2010/09/05/os-novatos-de-mano.jhtm

Extra-Futebol: Penteado de David Luiz faz furor no Brasil

Já o comparam a Varejão
Penteado de David Luiz faz furor no Brasil
Defesa do Benfica destaca-se na selecção e é elogiado por Pato e Thiago Silva.
"Estou feio assim?" David Luiz arrancou ontem uma gargalhada quando foi questionado pela imprensa brasileira sobre a razão do seu penteado. O defesa do Benfica que se encontra em Barcelona no estágio da selecção brasileira até já é comparado com a estrela brasileira de basquetebol, Anderson Varejão, que representa os Cleveland Cavaliers da NBA.

"Se sou parecido com o Varejão, é bom sinal, pois trata-se de um grande jogador de basquetebol que tem dado muitas alegrias aos brasileiros", acrescentou David Luiz, que, aos 23 anos, está a tornar-se um dos novos meninos queridos da "canarinha".

Este estágio na capital da Catalunha tem servido para Mano Menezes, o novo seleccionador, criar um espírito forte com aqueles que considera as futuras estrelas do Brasil. Alexandre Pato, avançado do AC Milan, demonstrou isso mesmo quando lhe perguntaram se tem acompanhado a selecção brasileira que disputa o Mundial de basquetebol, que se realiza na Turquia: "Tenho. Vão jogar com a Argentina e está lá o Leandrinho e o Varejão, que é muito parecido com o David Luiz." Mais risos.

Mais a sério, outro dos jogadores do AC Milan presentes no escrete, o defesa-central Thiago Silva, preferiu destacar as qualidades do jogador do Benfica, deixando de lado o visual. "Ele tem um grande carácter, é jovem e tem muita qualidade. É gratificante jogar com ele", sublinhou o jogador de 25 anos, acrescentando que tem um "bom entendimento" com David Luiz também no relvado.

Em Barcelona, o número 23 encarnado está a marcar pontos pelo talento... e também pelo visual.
Diário de Notícias 6 de Setembro de 2010

Notícias 2010/2011: Thiago Silva (defesa-central da selecção Brasileira e do AC Milan) elogiou o David.

David Luiz tem saída prometida
David Luiz irá deixar a Luz no final desta época.
Ao que O JOGO apurou, este é o cenário por agora traçado pela SAD encarnada, que já prometeu ao jogador deixá-lo sair mediante a chegada de uma proposta generosa.

Tal como O JOGO adiantou no último mês de Julho, o jogador tinha deixado acertado com Luís Filipe Vieira uma revisão salarial - o internacional brasileiro conversou pessoalmente com o presidente - numa altura em que o responsável máximo quis tomar o pulso à vontade do camisola 23. Da dita reunião, o responsável máximo do emblema da Luz saiu com a certeza de que David Luiz estava de facto aberto a seguir mais um ano de águia ao peito, mas consciente de que o seu vencimento teria de ser substancialmente melhorado. Tudo porque o internacional canarinho vinha recebendo propostas bem mais vantajosas financeiramente, mas a SAD insistiu em segurá-lo, resistindo ao assédio de clubes como Chelsea ou Manchester City.

O cenário, todavia, sofreu alterações, e David Luiz não chegou a assinar o novo contrato, nem irá fazê-lo. Ao invés, ficou acertado com Luís Filipe Vieira que o actual vencimento será mantido, com a promessa de que, no final desta época, o jogador se poderá despedir dos adeptos encarnados. No entanto, a transferência também só terá pernas para andar caso seja apresentada à, sociedade anónima, uma proposta avultada, nunca inferior a valores próximos dos 30 milhões de euros.

Neste sentido, o Chelsea perfila-se como o destino mais provável do defesa-central, apesar de este também estar bem cotado em clubes como Manchester City ou Real Madrid. Ainda antes do fecho da última janela de transferências, os blues voltaram à carga pelos serviços do jogador, e o técnico Carlo Ancelotti não esqueceu o brasileiro, muito menos depois de ter perdido Ricardo Carvalho para o Real Madrid e de o próprio David Luiz ter sido chamado à principal selecção canarinha.

O central está a par de todas as movimentações e aceitou os termos em que lhe foi colocada a situação, estando agora apenas determinado a sagrar-se bicampeão e a afirmar-se às ordens de Mano Menezes na renovação que vai acontecendo na selecção brasileira.

Jorge Jesus tentou a dispensa do escrete
Jorge Jesus tentou a dispensa de David Luiz do jogo com o Barcelona B, que terá lugar amanhã na Cidade Condal, onde, de resto, Mano Menezes reuniu os jogadores para um curto estagio. O treinador das águias preferia que o seu pupilo não fosse submetido a um esforço extra a poucos dias da deslocação a Guimarães (a partida realiza-se na sexta-feira) e por isso tentou, junto dos dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol, a dispensa do defesa-central. Todavia, Mano Menezes e seus pares, por razões óbvias - David Luiz é neste momento uma das referências da defesa canarinha -, não abdicaram do central e recusaram a tentativa benfiquista. O camisola 23 das águias vai mesmo jogar pela canarinha e será titular ao lado de Thiago Silva, amanhã. Jesus terá o jogador à disposição apenas na quarta-feira, 48 horas antes do embate com o Guimarães.

Elogios de Thiago Silva
"Gratificante jogar a seu lado"
Thiago Silva não poupa elogios ao seu actual companheiro do eixo defensivo na selecção canarinha. "É gratificante jogar ao lado do David Luiz pelo seu carácter e pela pessoa que é, mas sobretudo pela qualidade que tem. É jovem, mas já joga com muita tranquilidade. Com um jogador assim, é muito fácil jogar. É um grande jogador. Estamos a chegar para ocupar o lugar de dois jogadores que estiveram aqui muito tempo", sublinha o jogador do AC Milan.
O Jogo 6 de Setembro de 2010
----------------------------------------------------------------------------------
«David Luiz tem bastante qualidade» – Thiago Silva
Apostas de Mano Menezes para o eixo da defesa do “novo” Brasil, David Luiz e Thiago Silva entendem-se «só na conversa». É o central do Milan quem o diz, não poupando nos elogios ao jogador do Benfica.

«Pelo caráter e a qualidade que tem, é gratificante [jogar com David Luiz]. É um jogador jovem, com bastante qualidade. Entendemo-nos só na conversa», disse Thiago Silva, este domingo, durante o estágio do escrete em Barcelona.

Utilizados na equipa titular em todos os treinos e no particular disputado com os Estados Unidos, no passado mês de Agosto, Thiago Silva e David Luiz carregam nos ombros a responsabilidade de fazer esquecer Juan e Lúcio.

«Acho que é o momento de uma nova safra. Sonhamos permanecer por muito tempo na selecção, no lugar de dois jogadores que fizeram a melhor dupla de zaga do mundo», observou o jogador do Milan, ressalvando: «Mas, se eles voltarem, serão bem-vindos à selecção».
A Bola 3 de Setembro de 2010

Fotos: 3º dia de treino da selecção Brasileira em Barcelona




Fotos CBF (http://www.cbf.com.br/php/noticias.php?e=1&n=11883)