Dupla inédita no centro da defesaLuisão falha a viagem a Guimarães devido a acumulação de amarelos, permitindo a estreia oficial de outra dupla "canarinha"
Para a viagem a Guimarães, José António Camacho terá, obrigatoriamente, que proceder a alterações na equipa inicial. Especialmente no sector mais recuado, tendo em conta a impossibilidade de poder contar com Luisão. O camisola 4 encarnado viu o quinto cartão amarelo no Campeonato durante o empate caseiro com o Leixões e terá que cumprir, por isso, o respectivo jogo de suspensão.
Face a esse cenário, o treinador espanhol fará alinhar Edcarlos e David Luiz, dupla que, assim, se prepara para alinhar junta pela primeira vez a nível oficial. Em nenhuma das quatros competições do calendário desportivo (Taça de Portugal, Campeonato, competições europeias e Taça da Liga) os dois defesas actuaram juntos. Apenas por uma ocasião isso sucedeu, no encontro particular com o Nacional, a 16 de Novembro. Para o jogo que marcou a inauguração oficial da Cidade Desportiva do Nacional, José António Camacho optou por poupar alguns jogadores, entre eles Luisão. Com isso deu 90 minutos a David Luiz - de regresso após a lesão no pé direito que o afastou dos relvados durante dois meses - colocando-o ao lado de Edcarlos.
Essa foi mesmo a excepção à regra, tendo em conta que Luisão é o patrão da defesa e tem presença garantida no onze inicial - esta época falhou apenas sete jogos em todas as quatro competições em que os encarnados alinharam.
O Jogo 22 de Jan. 08Castigo de luisão (um jogo) obriga camacho a estrear nova dupla de defesas-centrais:Edcarlos ao lado de David LuizO treinador do Benfica, José Antonio Camacho, vai estrear nova dupla de defesas-centrais em Guimarães, face ao castigo de um jogo aplicado a Luisão.
Edcarlos, que defrontou o Feirense, para a Taça de Portugal, no último sábado, no Estádio da Luz, partida que os encarnados venceram por 1-0,
deve jogar ao lado de David Luiz, o que, a confirmar-se, acontecerá pela primeira vez na presente temporada, isto em termos de equipa inicial, dado que já em Setúbal, no tal jogo do desentendimento entre Luisão e Katsouranis, teve oportunidade de entrar na partida e actuar 21 minutos ao lado do mais jovem dos defesas-centrais da equipa do Benfica.De resto, nunca, entre Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões,
Edcarlos e David Luiz formaram dupla, o que não é de estranhar, em virtude de este último ter falhado grande parte da primeira parte da temporada, devido a lesão.A alternativa, dada a impossibilidade de utilizar Marc Zoro, que está ao serviço da selecção da Costa do Marfim, na Taça das Nações Africanas, e de Miguel Vítor, emprestado ao Desportivo das Aves, seria o recuo de Katsouranis, como já aconteceu esta temporada e na passada, com Fernando Santos.
Porém, a escassez de opções para o centro do meio campo não fará, com certeza, com que Camacho caia nessa tentação, o que deixa, muito logicamente, o eixo da defensiva entregue a Edcarlos e David Luiz.
Luisão, recorde-se, viu o quarto cartão amarelo da temporada, no Estádio do Bonfim, frente ao Vitória de Setúbal (no lance que precedeu a discussão com Katsouranis), e o quinto surgiu logo a seguir, na partida com o Leixões, na Luz.
Depois, ainda pôde defrontar o Feirense, para a Taça de Portugal, mas tem de ficar de fora sábado, em Guimarães.
A Bola 22 de Jan. 08