quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Espaço Fã: Parede do quarto de um fã que lê o blogue desde o Brasil

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Parede do quarto do jovem fã Danilo que lê o blogue desde o Brasil.

Obrigado por partilhares connosco.

Opiniões: Sérgio Krithinas no "O Jogo" de 26 de Novembro de 09


Sérgio Krithinas

Um miúdo que parece um homenzinho

David Luiz ainda é um miúdo de 22 anos, mas é um dos jogadores do actual plantel do Benfica com quem os adeptos mais se identificam. Pela garra que mostra em campo, pela forma como não dá nenhum lance por perdido, pelo empurrão que tantas vezes dá à equipa quando as coisas não estão a correr tão bem. Tudo características inatas, daquelas que não é a experiência que traz.

O central brasileiro, muito fruto da vivência que tem tido com Luisão, seu habitual parceiro no centro da defesa, cresceu imenso desde que chegou à Luz. E, depois de começar como capitão de equipa um jogo oficial frente ao Vitória de Guimarães, tudo indica que voltará a fazê-lo no dérbi de Alvalade. Os benfiquistas podem estar descansados: não faltará capacidade de liderança à sua equipa, nem será por aí que a equipa vai ficar mais fraca. É que o miúdo já se porta como um homem.
O Jogo 26 de Novembro de 09

Notícias 09/2010: No sábado David Luiz irá tornar-se no mais jovem capitão de sempre do Benfica em dérbis contra o eterno rival Sporting

O mais jovem capitão em dérbis
David Luiz irá tornar-se, no jogo deste sábado, no mais jovem capitão de sempre do Benfica em dérbis contra o eterno rival Sporting. Com 22 anos e sete meses, o jovem central encarnado deverá aproveitar as prováveis ausências de Nuno Gomes e Luisão, os dois primeiros titulares da braçadeira, para suplantar o anterior recorde, que datava de 3 de Dezembro de 2000, quando Maniche liderou a equipa na recepção aos leões, num jogo que terminou 3-0 (golos de Van Hooijdonk e dois de João Tomás) e que foi o último antes da saída de José Mourinho dos encarnados. O médio tinha então 23 anos e um mês.

O JOGO contactou Maniche, agora no Colónia, e o internacional português, prestes a ver o seu recorde ser batido, demonstrou acreditar nas capacidades do seu sucessor. "O David Luiz é muito jovem, mas já deu provas de grande carácter. Tem perfil para desempenhar muito bem as funções de capitão", declarou, relembrando depois a partida em que capitaneou as águias. "Tenho óptimas recordações desse jogo, porque vencemos por 3-0, e até podíamos ter ganho por mais. O Benfica estava muito bem. Jogámos ao ataque e tivemos o prémio que merecíamos. Realizámos uma grande exibição e o Mourinho saiu depois do jogo", recordou o médio.

Antes da partida, na escolha de campo, Maniche teve uma conversa curiosa com o árbitro Jorge Coroado. "Recordo-me que quando o árbitro nos chamou para atirar a moeda ao ar, virou-se para nós e disse-nos: 'Meus senhores, não caiam porque há muitos buracos no chão'", relembrou.

Quando questionado sobre o que significou para si ser capitão num jogo desta importância, Maniche destacou a responsabilidade do acontecimento, mas também o orgulho que sentiu. "Num clube com a dimensão do Benfica e num dérbi tão importante como é um Benfica-Sporting, a responsabilidade já é muito grande. No entanto, é óbvio que ser capitão num jogo destes, como aconteceu comigo, foi um grande motivo de orgulho", confidenciou.

David Luiz fará, assim, história no clube encarnado, naquela que será a sua quarta presença no dérbi com os leões. O central actuou pela primeira vez contra o Sporting logo na época de chegada, em 06/07, na Luz, em jogo que terminou empatado a uma bola. Voltou a defrontar os leões apenas em 08/09, e por duas ocasiões: na derrota em Alvalade, por 3-2, e na final da Taça da Liga, no Estádio do Algarve, onde o Benfica venceu a competição.

Factos
David Luiz estreou-se com a camisola das águias a 8 de Março de 2007, no Parque dos Príncipes, frente ao PSG. Luisão ressentiu-se de uma lesão e David Luiz entrou logo aos 33' para o seu lugar. E não se deixou intimidar.

No início de 2007/08, a 22 de Agosto, David Luiz sofreu uma fractura na base do quinto metatarso do pé direito durante um treino. Estragou-lhe a época e o início da seguinte.
----------------------------------------------------------------------------------
David Luiz mantém linhagem de centrais brasileiros capitães
Ao iniciar a partida com o Sporting como capitão de equipa, David Luiz seguirá o exemplo de Ricardo Gomes, brasileiro apontado por muitos como o melhor central estrangeiro de sempre do clube, mas também de Luisão, seu colega no actual plantel encarnado. Curiosamente, ambos brasileiros, centrais e que capitanearam a equipa das águias em dérbis numa ocasião cada: Ricardo Gomes, na Luz, na época de 90/91; Luisão, em Alvalade, na época passada. Além destes, houve apenas mais um jogador estrangeiro a ostentar a braçadeira num jogo contra os leões. O feito foi protagonizado por Drulovic, em Alvalade, na época de 01/02.
O Jogo 26 de Novembro de 09