quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Notícias 09/2010: No sábado David Luiz irá tornar-se no mais jovem capitão de sempre do Benfica em dérbis contra o eterno rival Sporting

O mais jovem capitão em dérbis
David Luiz irá tornar-se, no jogo deste sábado, no mais jovem capitão de sempre do Benfica em dérbis contra o eterno rival Sporting. Com 22 anos e sete meses, o jovem central encarnado deverá aproveitar as prováveis ausências de Nuno Gomes e Luisão, os dois primeiros titulares da braçadeira, para suplantar o anterior recorde, que datava de 3 de Dezembro de 2000, quando Maniche liderou a equipa na recepção aos leões, num jogo que terminou 3-0 (golos de Van Hooijdonk e dois de João Tomás) e que foi o último antes da saída de José Mourinho dos encarnados. O médio tinha então 23 anos e um mês.

O JOGO contactou Maniche, agora no Colónia, e o internacional português, prestes a ver o seu recorde ser batido, demonstrou acreditar nas capacidades do seu sucessor. "O David Luiz é muito jovem, mas já deu provas de grande carácter. Tem perfil para desempenhar muito bem as funções de capitão", declarou, relembrando depois a partida em que capitaneou as águias. "Tenho óptimas recordações desse jogo, porque vencemos por 3-0, e até podíamos ter ganho por mais. O Benfica estava muito bem. Jogámos ao ataque e tivemos o prémio que merecíamos. Realizámos uma grande exibição e o Mourinho saiu depois do jogo", recordou o médio.

Antes da partida, na escolha de campo, Maniche teve uma conversa curiosa com o árbitro Jorge Coroado. "Recordo-me que quando o árbitro nos chamou para atirar a moeda ao ar, virou-se para nós e disse-nos: 'Meus senhores, não caiam porque há muitos buracos no chão'", relembrou.

Quando questionado sobre o que significou para si ser capitão num jogo desta importância, Maniche destacou a responsabilidade do acontecimento, mas também o orgulho que sentiu. "Num clube com a dimensão do Benfica e num dérbi tão importante como é um Benfica-Sporting, a responsabilidade já é muito grande. No entanto, é óbvio que ser capitão num jogo destes, como aconteceu comigo, foi um grande motivo de orgulho", confidenciou.

David Luiz fará, assim, história no clube encarnado, naquela que será a sua quarta presença no dérbi com os leões. O central actuou pela primeira vez contra o Sporting logo na época de chegada, em 06/07, na Luz, em jogo que terminou empatado a uma bola. Voltou a defrontar os leões apenas em 08/09, e por duas ocasiões: na derrota em Alvalade, por 3-2, e na final da Taça da Liga, no Estádio do Algarve, onde o Benfica venceu a competição.

Factos
David Luiz estreou-se com a camisola das águias a 8 de Março de 2007, no Parque dos Príncipes, frente ao PSG. Luisão ressentiu-se de uma lesão e David Luiz entrou logo aos 33' para o seu lugar. E não se deixou intimidar.

No início de 2007/08, a 22 de Agosto, David Luiz sofreu uma fractura na base do quinto metatarso do pé direito durante um treino. Estragou-lhe a época e o início da seguinte.
----------------------------------------------------------------------------------
David Luiz mantém linhagem de centrais brasileiros capitães
Ao iniciar a partida com o Sporting como capitão de equipa, David Luiz seguirá o exemplo de Ricardo Gomes, brasileiro apontado por muitos como o melhor central estrangeiro de sempre do clube, mas também de Luisão, seu colega no actual plantel encarnado. Curiosamente, ambos brasileiros, centrais e que capitanearam a equipa das águias em dérbis numa ocasião cada: Ricardo Gomes, na Luz, na época de 90/91; Luisão, em Alvalade, na época passada. Além destes, houve apenas mais um jogador estrangeiro a ostentar a braçadeira num jogo contra os leões. O feito foi protagonizado por Drulovic, em Alvalade, na época de 01/02.
O Jogo 26 de Novembro de 09

Sem comentários: