David Luiz vai com calma
David Luiz voltou aos relvados na última sexta-feira, mas o seu (possível) lançamento no onze inicial será feito com a máxima precaução. Isto, apesar de ter sido dado como clinicamente apto pelo departamento médico e não ter sentido qualquer dor no final do embate com o Inter de Milão, onde jogou 22 minutos.
O defesa-central foi operado em Amesterdão (Holanda) ao quinto metatarso do pé direito, no dia 26 de Março, e desde então tinha vindo a cumprir uma morosa recuperação, que apenas lhe permitiu voltar a sentir o cheiro da relva pouco antes do início dos trabalhos de pré-temporada.
O camisola 23 foi cumprindo as diferentes etapas da recuperação e, no final de Julho, até chegou a treinar-se sem limitações. Mas a vontade de ganhar o mais rapidamente possível a melhor forma física, de modo a poder lutar por um lugar na equipa de Quique Flores acabou por levar a um pequeno recuo na reabilitação. Isto porque, David Luiz apresentou - quase naturalmente, diga-se - queixas musculares, fase ao esforço que vinha despendendo.
Ora, neste momento, e com a fissura no quinto metatarso do pé direito consolidada, a preocupação do técnico espanhol - sempre em consonância com as indicações do departamento médico - é dosear o esforço do jogador em competição. O treinador encarnado tem várias soluções para o eixo defensivo (Luisão, Sidnei, Katsouranis e Miguel Vítor), pelo que não irá "forçar" minimamente a integração do internacional sub-20 canarinho no onze inicial. Para além disso, Quique Flores tem em atenção a juventude de David Luiz e prefere ir "refinando" as qualidades do central faseadamente.
De resto, o especialista que operou o jogador em Amesterdão, Diek van Dijk, continua a seguir a evolução do defesa.
Sem jogar desde Guimarães
A fissura no quinto metatarso do pé direito impede David Luiz de dar o seu contributo, em jogos oficiais, há quase oito meses. Afinal, depois de ter sido submetido a uma primeira cirurgia - colocou um parafuso ortopédico - para tentar debelar o mesmo problema no final de Novembro do ano passado, o defesa-central voltou à competição no Estádio D. Afonso Henriques, a 26 de Janeiro deste ano. Aí, enquanto festejava um golo, sofreu uma entorse que reabriu a dita fissura. Nova paragem, nova cirurgia (26 de Março) e, desde então, David Luiz não mais cumpriu jogos oficiais.
O Jogo 18 de Agosto de 08