quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Capas de Jornais: "O Benfica" de 13 de Novembro de 09


O Benfica 13 de Novembro de 09

Notícias 09/2010: Sidnei pode ser o novo colega do David Luiz no centro da defesa enquanto Luisao recupera de uma operação a uma apendicite.


David Luiz e Sidnei é dupla para Alvalade
Na equipa, como centrais, três partidas: Olympiakos (1-5), na Grécia, para a UEFA, Sp. Braga (3-1), fora, na Liga, com Quique Flores, e Monsanto (6-0), esta época, para a Taça de Portugal.
O jogo com o Sporting, em Alvalade, para o campeonato, agendado para 28 de Novembro, vai ser abordado por um Benfica bem diferente, pelo menos no que diz respeito ao plano defensivo, dado que vai faltar, no eixo, a presença do gigante brasileiro Luisão, operado ao apêndice, anteontem, em Lisboa, e obrigado, por isso, a um período longo de paragem, que o fará, com certeza já dada pelos clínicos encarnados, falhar o derby.

Consequência directa dessa situação, avança Sidnei, outro brasileiro do plantel, que não tem jogado com tanta regularidade como o fizera na temporada de estreia, 2008/2009, mas continua a merecer a confiança do treinador Jorge Jesus. Tal facto ficou bem patente na mais recente partida da Liga Europa, diante do Everton, quinta-feira passada, quando o jovem brasileiro actuou precisamente ao lado de Luisão, ao passo que David Luiz descaiu para o lado esquerdo da defesa.

Em Alvalade, salvo qualquer impedimento de última hora, Sidnei e David Luiz formarão a dupla de centrais, o que acontecerá pela terceira vez desde que estão juntos no Benfica. As duas primeiras experiências aconteceram na época passada, quando Quique Flores apostou nos jogadores para dois jogos muito importantes. Com o Olympiakos, para a então designada Liga Europa, que acabou com um resultado pesado: 1-5. Correu mal, ainda que os dois brasileiros não tenham sido os únicos culpados na goleada.

A outra presença conjunta dos jovens jogadores no eixo defensivo encarnado com o técnico espanhol aconteceu em Braga, diante da equipa de... Jesus. Resultado: 3-1. Mas nesse encontro Sidnei apenas teve David Luiz como companheiro por 12 minutos, dado que este último sairia lesionado.

Com Jesus, só por uma vez formaram dupla, precisamente na Taça de Portugal, por altura do encontro com o Monsanto, em Torres Novas, num momento em que Luisão até se encontrava ausente, no Brasil.

Não obstante, Sidnei e David Luiz já estiveram muitas vezes integrados no mesmo onze, embora a esmagadora maioria com Quique Flores, dado que Jorge Jesus tem preferido a dupla Luisão/David Luiz. Nesta circunstância, porém, quase sempre como lateral-esquerdo (David Luiz) e central (Sidnei).

Estatísticas David Luiz:
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
A Bola 12 de Novembro de 09

Sidnei sorri a David

OPERAÇÃO DO GIRAFA OBRIGA JORGE JESUS A ALTERAR A DUPLA DE CENTRAIS
O azar de Luisão voltou a abrir as portas da titularidade a Sidnei. O central de 20 anos não integra o leque de primeiras opções de Jorge Jesus, mas tem sido escolhido sempre que o subcapitão não tem alinhado ou quando David Luiz é adaptado à função de lateral-esquerdo.

Em condições normais, o Girafa só deve voltar à competição no início de dezembro e, como tal, Sidnei é o principal candidato para fazer dupla com David Luiz nos desafios com o V. Guimarães (Taça de Portugal), Sporting (Liga) e provavelmente com o BATE (Liga Europa). Desde o início da época transacta, altura em que o antigo jogador do Internacional de Porto Alegre ingressou no Benfica, só alinhou com o seu jovem compatriota em três ocasiões: frente ao Olympiacos e Sp. Braga, ainda sob o comando técnico de Quique Flores, e com o Monsanto, já em 2009/10, em partida da Taça. Após uma estreia desastrosa em Atenas, os sul-americanos mostraram um bom entendimento nos restantes desafios.

Um lugar
O estatuto de patrão da defesa alcançado por Luisão na Luz só deixa um lugar em aberto no eixo. Aos 22 anos, David Luiz tem demonstrado uma polivalência invulgar já muito elogiada por todos os técnicos que têm trabalhado com o internacional Sub-20 canarinho. Aliás, Jesus já brincou dizendo que o seu pupilo até "a avançado deve render" se tiver de desempenhar essa função. Curiosamente, esta qualidade acabou por prejudicar a afirmação do camisola 23, que já fez saber publicamente que gosta de jogar a central.

Sidnei, por seu lado, após um ano de estreia muito positivo tem visto a sua evolução dificultada pelo bom rendimento que Luisão e David Luiz têm registado no início da temporada. Resta agora ao camisola 27 das águias aproveitar as oportunidades para tentar reconquistar o lugar.

Eclipse
Fora destas contas está, para já, Miguel Vítor. O jovem internacional Sub-21 ainda só jogou 14 minutos frente ao Monsanto, quando rendeu Weldon, no jogo de Torres Novas. De resto tem passado o primeiro terço da temporada lutando por um lugar entre os convocados.

A vaga aberta na equipa com a operação de Luisão não deve alterar a posição do defesa português que, na reabertura do mercado, tem a possibilidade de dar um novo rumo à sua carreira. Apesar de não estar a ser utilizado por Jorge Jesus, o central continua a ser cobiçado por clubes ingleses e franceses. O empréstimo é uma solução cada vez mais consistente.
Record 12 de Novembro de 09