David Luiz relativiza últimas lesões
“Todos querem ajudar a equipa a vencer”
O polivalente defesa benfiquista David Luiz afiança que o grupo de trabalho ainda acredita na chegada ao segundo lugar da Liga Sagres. No encontro com a comunicação social, que decorreu esta quinta-feira, a dois dias do embate com o Trofense, o jogador brasileiro não escondeu o inconformismo relativamente à situação pontual do Benfica: “Sem dúvida que pensamos em chegar ainda ao segundo lugar. Às vezes as coisas não dão certo, mas trabalhamos de forma dura e unida todos os dias. O nosso objectivo era ser campeão e isso não foi possível. Mas enquanto houver jogos vamos lutar pelas vitórias”.
Agora, ante o Trofense, o atleta espera um adversário “difícil”, sublinhando que será fundamental um Benfica “forte e determinado de início”. E nem mesmo as baixas de jogadores por norma titulares parecem abalar a confiança do defesa: “O plantel do Benfica não é só três ou quatro jogadores. Todos têm qualidade e todos querem ajudar a equipa a vencer”.
De qualquer forma, e aconteça o que acontecer até final da temporada, David Luiz defende a continuidade de Quique Flores: “A nível pessoal, sou a favor da sua continuidade. Tenho certeza que o treinador acrescentou muita coisa e ensinou bastante aos jogadores. A mim sempre me deu muita força. Aprendi a jogar numa nova posição e estou fisicamente muito bem e feliz”.
Site Oficial Sport Lisboa e Benfica 7 de Maio de 09
«Queremos chegar ao segundo lugar» - David Luiz
O central brasileiro garante que os jogadores do Benfica não estão preocupados com o Nacional, que ocupa um lugar abaixo na classificação com apenas menos três pontos, mas sim em alcançar o Sporting no segundo posto, objectivo pelo qual o plantel encarnado vai continuar a lutar.
«Estamos mais preocupados em chegar ao segundo lugar, é esse o nosso pensamento e é essa a nossa ambição. Vamos continuar a lutar para conseguir esse objectivo», referiu David Luiz em conferência de imprensa ao jogo do próximo sábado com o Trofense, onde abordou ainda as declarações do compatriota Léo, ex-lateral do Benfica que acusou o treinador Quique Flores de «mão perceber o futebol português» depois da derrota (3-1) sofrida na Choupana, no passado fim-de-semana.
«Cada um tem o seu ponto de vista. Eu tenho a certeza que o Quique acrescentou muito ao Benfica, ensinou muita coisa aos jogadores e que, pessoalmente, me deu muita força», reiterando o seu apoio para a continuidade do técnico espanhol no comando técnico da equipa.
A Bola 7 de Maio de 09
David Luiz: «Ambicionamos o 2.º lugar»
CENTRAL DESVALORIZA PRESSÃO DO NACIONAL
A derrota com o Nacional deixou o Benfica a 5 pontos do Sporting e reduziu a margem de vantagem que os encarnados tinham em relação à equipa madeirense. A 3 jornadas do fim da Liga apenas 3 pontos separam o terceiro do quarto classificado mas David Luiz, 22 anos, garante que essa pressão não preocupa o plantel dirigido por Quique porque os objetivos são outros.
"Estamos mais preocupados em chegar ao 2.º lugar. É esse o nosso pensamento, o que ambicionamos", referiu na conferência de imprensa desta quinta-feira, que serviu de antevisão para o encontro com o Trofense e onde se falou de Quique Flores e reforços.
"O Benfica tem sempre procurado grandes jogadores. São todos recebidos de braços abertos", disse.
Record 7 de Maio de 09
Falhar 2º lugar «fica aquém do esperado», admite David Luiz
David Luiz diz que o Benfica «está mais preocupado com o segundo lugar» do que com a proximidade do Nacional. O defesa admite que, se os encarnados falharem a vice-liderança, a época ficará «aquém do esperado»: «Estamos mais preocupados com o segundo lugar. O nosso pensamento é garantir essa posição. Vamos lutar por isso.»
Parece certo que, se os encarnados não atingirem a segunda posição, deixarão de cumprir um dos seus objectivos, garantir a Liga dos Campeões. Mas o discurso do defesa acabou por ser pouco claro em relação às metas que o Benfica ainda pode atingir (não tem qualquer hipótese de chegar ao título, já que tem menos 11 pontos que o líder e estão nove em disputa): «Se não ficarmos em segundo a época fica aquém do que pretendíamos, sem dúvida. O nosso objectivo maior é sermos campeões, mas sabemos que está muito difícil, quase impossível. O segundo lugar agora está muito difícil, mas enquanto houver oportunidades e jogos, e ainda faltam três, tudo pode acontecer.»
Reyes, Nuno Gomes e Aimar apresentam mazelas. David Luiz considera a situação «normal». O «treino diário» obriga a um esforço e, «infelizmente», o Benfica está sem «jogadores importantes». Mas existem alternativas: «O plantel não é composto por apenas três ou quatro jogadores. Todos têm de fazer o seu melhor e pensar no segundo lugar. Esperamos cumprir alguns dos objectivos a que nos propusemos.»
O Trofense é um adversário que costuma criar dificuldades - venceu por 2-0 na primeira volta. David Luiz não acredita em facilidades, seja com que equipa for. No entanto, o defesa aponta que os encarnados, que jogam na Luz, têm alguns trunfos: «Todas as equipas são difíceis. Cabe-nos tornar o jogo mais fácil. Temos de entrar fortes. Estamos em casa.»
------------------------------------------------------------------------------------------------
David Luiz: «Quique acrescentou muita coisa a muitos jogadores»
Quique Flores deve continuar, esta é a opinião de David Luiz. O defesa não concorda com as declarações do ex-benfiquista Léo, que terá afirmado que o espanhol não percebe o futebol português: «Cada um tem o seu pensamento, a sua opinião. Eu tenho certeza que Quique Flores acrescentou muita coisa a muitos jogadores. Deu-me muita força durante a minha lesão. Mudei de posição e ajudou-me muito. Cada um tem o seu ponto de vista.»
Quando questionado sobre se é a favor da continuidade de Quique Flores, David Luiz foi peremptório: «Sim, se dúvida. Quique [Flores] é uma pessoa que nos ajuda bastante.»
-------------------------------------------------------------------------------------------------
D. Luiz a lateral: «Quando aprendemos só temos algo a ganhar»
David Luiz chegou a Portugal para preencher uma das posições do centro da defesa, mas esta temporada jogou muitas vezes a lateral-esquerdo. Quique Flores foi o responsável pela adaptação e o jogador agradece-lhe o apoio. O brasileiro faz um balanço positivo da experiência: «Quando aprendemos só temos algo a ganhar. Aprendi bastante. Passei a jogar numa posição a que não estava acostumado. Tentei dar o meu melhor.»
O treinador apontou que a defesa encarnada tem cometido erros, de alguma forma, infantis. David Luiz aceita e respeita as palavras de Quique: «Cada um reage às críticas à sua maneira. Foram cometidos muitos erros. Temos de trabalhar mais para que não aconteçam. Apesar de cada um dos jogadores ter a sua qualidade, às vezes, as coisas não dão certo. Temos de ouvir as críticas e melhorar.»
O Benfica está no mercado. Fala-se em nomes para o lugar de lateral-esquerdo, posição que David Luiz tem ocupado. Uma situação que não preocupa o brasileiro: «O Benfica tem procurado contratar grandes jogadores. Se mexe connosco? É futebol...»
MaisFutebol 7 de Maio de 09
Notícia com Áudio:
- David Luiz refuta acusações de Leo relativas a Quique: http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?t=David-Luiz-refuta-acusacoes-de-Leo-relativas-a-Quique.rtp&article=184979&visual=5&tm=13&Top=17Benfica