quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Notícias 08/09: O Sport Lisboa e Benfica adquiriu os restantes 50% do passe de David Luiz


100% David
ÁGUIAS COMPRAM RESTANTE METADE DO PASSE
O Benfica adquiriu os restantes 50% do passe de David Luiz ao Vitória da Bahia numa operação conduzida pela SAD encarnada nos últimos dias de Novembro.

Dos cofres da Luz saiu uma verba não comunicada à CMVM, à qual as Sociedades Desportivas cotadas em bolsa só estão obrigadas informar movimentações acima dos 2 milhões de euros, pelo que é legítimo concluir que este negócio luso-brasileiro se fez por valores semelhantes aos que envolveram os da compra da primeira tranche dos direitos do jogador, em Janeiro de 2007. A saber: 1,2 milhões de euros.

Refira-se, a propósito, que os trâmites do negócio relativos à segunda metade do passe ficaram definidos logo nessa altura, independentemente da valorização de David Luiz.

Nesta operação ficou, igualmente, estipulado que o empresário do defesa, Giuliano Bertolucci, terá direito a mais-valias de 20% numa futura transferência, a exemplo do que foi acordado no caso de Sidnei, aquando da compra da totalidade do passe do gaúcho.
Mais informação na edição impressa de Record 4 de Dezembro de 08

Notícias 08/09:David Luiz "imita" Ricardo Rocha ao jogar quer a defesa quer a lateral esquerdo

David Luiz imita Ricardo Rocha na galeria dos centrais/laterais
Para o onze inicial do Benfica que vai aos Barreiros defrontar o Marítimo, Quique Flores pode ter ainda uma série de dúvidas. Não as terá, no entanto, em relação à esquerda da defesa. Aí, a hipótese parece ser só uma: David Luiz. Se Jorge Ribeiro está lesionado e regressa à competição apenas em 2009, Léo vai permanecendo por tempo indefinido no Brasil. Nesse sentido, nas próximas partidas deverá voltar a ser utilizada a solução pela primeira vez encontrada no encontro recentemente disputado em Coimbra, com a Académica.

David Luiz é excelente nas tarefas defensivas e tem uma técnica e capacidade de drible fora do comum para um jogador da sua posição. No jogo com a Briosa, cumpriu bem a função, pelo que dá todas as garantias ao treinador para um futuro próximo.

A última vez que uma medida do género teve paralelo no clube foi há dois anos, com Ricardo Rocha. Foi ele o último central encarnado a ocupar a posição de lateral-esquerdo e, desde que Léo chegou à Luz, em 2005/06, foi mesmo a única alternativa satisfatória para suprir a ausência do brasileiro. Antes de Ricardo Rocha, também Nélson e Alcides chegaram a jogar no lugar, mas não agradaram minimamente, e depois dele, na época passada, Sepsi foi uma fraude. Já esta temporada, Jorge Ribeiro tem oscilado entre o excelente e o medíocre, mas, para já, o balanço é positivo. Veremos como se porta David Luiz. Se vai manter o patamar de Rocha e dar garantias de regularidade, se, por outro lado, superará as expectativas e se afirmará como melhor opção.
O Jogo 4 de Dezembro de 08