segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Extra-Futebol: A amizade de David Luiz e Hulk

Hulk e David Luiz partilham amizade segura pelo tempo
Hulk e David Luiz. O destino reservou-lhes histórias comuns, uma vida feita de encontros e desencontros, difíceis de imaginar por antecipação. Por estes dias começou a ser desenhado mais um desses capítulos contados a dois; David Luiz está em Barcelona para manter um lugar na selecção, enquanto Hulk procura conquistar um, sempre com o sonho comum: chegar ao Mundial'2014 entre as opções de Mano Menezes. Um sonho que apenas 23 brasileiros vão conseguir concretizar.

Para já, conta-se a história de um passado interligado por coincidências difíceis de explicar. Ainda novos, bem antes de entrarem na idade adulta, Hulk e David Luiz deixaram o conforto das cidades em que nasceram para tentarem a sorte no futebol, primeiro no São Paulo, depois no Vitória; os dois, ainda meninos, chegaram mesmo a partilhar casa na Baía, numa espécie de academia do clube. Apesar de o defesa ser mais novo um ano, até se encontraram muitas vezes nos treinos. Hulk recorda esses tempos. "Chegámos mesmo a partilhar um quarto no Vitória, mas até já nos tínhamos encontrado antes, no São Paulo. Agora estamos os dois na selecção do Brasil! O mundo é mesmo pequeno e dá muitas voltas. É engraçado quando encontramos amigos que jogaram connosco nos infantis, iniciados, juvenis… É o caso do David Luiz." Curiosamente - e aqui está mais uma coincidência - chegaram os dois para ser dispensados no Vitória. Hulk não conseguia sobressair a defesa-esquerdo e David Luiz tinha dificuldade para brilhar como médio-ofensivo. Por sorte do destino, houve quem obrigasse Hulk a avançar no terreno até se fixar no ataque, enquanto David Luiz foi percorrendo o caminho inverso.

E foi assim que chegaram à equipa principal. Hulk foi o primeiro a instalar-se por lá, mas realizou apenas dois jogos, os suficientes para despertar o interesse dos japoneses, naquela que seria a última paragem antes de chegar a Portugal; David Luiz ficou por lá mais tempo e, embora se tenha estreado aos 16 anos pela equipa principal, só quatro anos depois é que chegou a Portugal para jogar no Benfica. E aqui está um desses tais desencontros do destino, que quis que jogassem em clubes rivais, algo que mudou por estes dias, quando começaram mais uma dessas aventuras conjuntas, desta vez na selecção brasileira. Apesar da rivalidade que guardam para Portugal, Hulk e David Luiz dividem-se nos elogios.

O defesa reconhece que é bem mais fácil ter Hulk como companheiro de equipa; enquanto o avançado fala de um "grande amigo". "Quando ele assinou pelo Benfica, falámos e disse-lhe que estava muito feliz, porque sabia que ele tinha dado um passo importante na carreira. Uns anos depois, foi a vez de ele ficar feliz por mim, quando eu cheguei ao FC Porto. E hoje temos a felicidade de nos termos voltado a encontrar na selecção. É um grande jogador, uma excelente pessoa e um amigo", revelou o avançado. O percurso dos dois continuará a ser escrito e nunca se sabe quando poderá acrescentar mais um capítulo a esta história.

A rivalidade, os jogos de playstation e a vingança anunciada para breve
David Luiz lançou o desafio. "Quando estávamos os dois na Baía, jogávamos muita playstation, mas eu ganhava-lhe sempre. Ainda hoje não lhe podem falar sobre isso, porque ele fica sempre chateado", contou o defesa, por entre um sorriso provocador. O JOGO, como sempre faz, tentou ouvir a outra parte, conferindo-lhe o direito a uma defesa consistente - ou pelo menos a uma tentativa. Num clima animado pela boa disposição, Hulk confirmou a história do compatriota, mas prometeu vingança para um dia destes. "Já lhe disse várias vezes que ele ganhava naquela altura porque eu nem sabia o que era uma playstation. Infelizmente, as condições financeiras da minha família não eram as melhores, enquanto ele já jogava há algum tempo. Mas, ainda estes dias, lhe fiz uma proposta: apostei com ele que lhe ganhava uma partida; é que agora já estou bem treinado." O jogo é o de sempre - simulador de futebol - e o desafio está lançado. Depois da provocação, David Luiz vai ter agora de provar que continua a ser melhor na playstation. Um dia contamos quem ganhou.

Rivalidade por uma brincadeira
FC Porto e Benfica; Hulk e David Luiz. A rivalidade entre os dois clubes ficou em Portugal por estes dias. Os dois jogadores passam grande parte do tempo destinado a esta concentração juntos - Ramires também anda sempre por perto -, mas recusam-se a falar do campeonato. Hulk prometeu não gozar com o facto de os portistas terem seis pontos de vantagem no campeonato e, em troca, David Luiz garante que não se vai aproveitar do título conquistado na última época para retirar vantagem nas brincadeiras com Hulk. Pelo que se tem visto, estão os dois a cumprir e promessa.
O Jogo 6 de Setembro de 2010

3 comentários:

Ana M. disse...

Lololololol

Se há coisa que eu gosto neste desporto é a amizade que fica para além das rivalidades. Como é bom que os dois miudos que sonhavam com os grandes palcos o futebol estejam tão bem profissionalmente quanto eles.

Quanto a mim, continuo a gostar do David Luiz, emboa também simpatize com o Hulk.

Ana M.

Anónimo disse...

ah ah ah lol mesmo o k eu me ri com a noticia na parte da playstation... !!
Ca para mim o David vai continuar a ganhar.
Adorei a noticia . Ta demais!


by:Natacha

joanne r disse...

Agora até me sinto na obrigação de simpatizar com o Hulk por causa disto ... :| Omg, que estranho, o Hulk?! LOL

E aposto que o David Luiz ainda lhe ganha na Playstation! ;) O Hulk até pode ter andado a treinar, mas o David Luiz também tem andado a jogar estes anos todos, por isso ainda tem vantagem xD