quinta-feira, 27 de março de 2008

Notícias 07/08: David Luiz foi operado com sucesso (continuação)

Central foi ontem operado com sucesso em amesterdão
Até já, David Luiz
AMESTERDÃO — Niek van Dijk demorou pouco mais de uma hora a executar uma cirurgia ao quinto metatarso do pé direito de David Luiz, operação que deve resolver o problema actual da fissura. A cirurgia decorreu sem complicações e possibilita que hoje seja o primeiro dia do resto da vida do jogador, que começa a recuperar com época 2008/2009 em mente. Muito embora este tipo de lesões tenha um tempo de recuperação imprevisível, o pensamento de David Luiz é apenas um até já!

A operação de David Luiz estava prevista para as 15 horas de Amesterdão, mais uma do que em Lisboa, mas acabou por iniciar-se ligeiramente mais tarde. «Um pouco mais de uma hora», como diria o médico Bento Leitão, pelas 17.30 horas holandesas, aos jornalistas portugueses, foi a duração da cirurgia, que visa extinguir a fissura existente no quinto metatarso do pé direito do central.

O defesa-central fracturou o pé aos 15 anos, ainda no Brasil, voltou a fazê-lo em Agosto passado, durante o primeiro treino da segunda passagem de Camacho pelo Benfica, e acabou por ser operado ao metatarso a 5 de Setembro de 2007. Recuperou, voltou ao activo, fez quase uma dezena de jogos pelo Benfica, mas no final de Janeiro, quando festejava um golo dos encarnados em Guimarães, fez uma entorse no tornozelo direito. Então, como consequência dessa lesão, acabou por abrir uma fissura numa zona que estava já devidamente recuperada.

Desapareceu o parafuso
Ontem, o prestigiado médico holandês Niek van Dijk, responsável pela operação de Van Hooijdonk (ex-jogador do Benfica), Van Persie (Arsenal) e Van Nistelrooy (o jogador do Real Madrid foi intervencionado na passada semana), decidiu retirar o parafuso que havia sido colocado na primeira cirurgia e colocou um novo tipo de aplicação, com o intuito de fazer desaparecer a fissura que impede David Luiz de competir há cerca de dois meses.

O jogador entra agora em repouso absoluto, vai ser seguido de muito perto pelo departamento médico do Benfica e à distância pelo clínico holandês, que será regularmente contactado pelo ortopedista do Benfica, António Martins, responsável pela primeira cirurgia, e restante corpo clínico do clube da Luz. Dentro de aproximadamente dois meses, Van Dijk estará no Porto, em trabalho, e será pessoalmente contactado por médicos encarnados. Então, se for caso disso, poderá rever David Luiz.

O brasileiro, refira-se, não joga mais esta temporada e está praticamente afastado dos Jogos Olímpicos de Pequim, apesar de muito apreciado pelo seleccionador brasileiro, Dunga. Não obstante, tem já em mente a recuperação para a próxima temporada, que até pode começar mais cedo, se os encarnados tiverem de realizar os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Tudo está a ser acautelado, tendo em conta o segundo ou terceiro lugares no campeonato, para que um dos maiores activos da SAD (cláusula de rescisão avaliada em 50 milhões de euros) possa estar bem em Julho e a competir em Agosto, iniciando a época 2008/09. Até já, David!

MÉDICO BENTO LEITÃO ASSISTIU À CIRURGIA E DIZ QUE CORREU BEM
Jogador tem hoje alta
AMESTERDÃO — David Luiz, que está na Holanda desde anteontem, acompanhado de Telmo Firmino, fisioterapeuta do Benfica, e Júlio Taran, um amigo e colaborador do empresário Giuliano Bertolucci, brasileiro que representa o defesa-central e que o trouxe para a Luz em Janeiro de 2007, terá alta hoje, depois de autorizado por Van Dijk.

Ontem, a pequena comitiva foi reforçada com a presença do médico do Benfica, Bento Leitão, que no final da cirurgia fez um resumo da situação.

«Decorreu sem problemas, correu tudo bem. Como vocês sabem, foi programado calmamente, de acordo com o nosso ortopedista [António Martins], que esteve cá há uma semana para uma consulta. O doutor Niek van Dijk concordou com a opinião do Departamento Médico do Benfica, nomeadamente do nosso ortopedista. E em conjunto decidiram fazer a cirurgia programada para hoje», declarou o clínico, que deve voltar esta manhã para Lisboa, provavelmente mais cedo do que David Luiz.

"Decorreu sem problemas, correu tudo bem com David Luiz"- Bento Leitão

Selar fissura no quinto metatarso
Em Setembro último, David Luiz foi submetido a uma intervenção ao quinto metatarso do pé direito, introduzindo um pequeno parafuso para ajudar na cicatrização da fractura. Nos últimos meses surgiu nova fissura e ontem foi efectuada uma correcção, tirando o anterior parafuso e colocando um novo aparelho para ajudar a selar o osso.

Curiosidade:
HOSPITAL... SHOPPING?! — AMC Hospital é o nome da unidade em que David Luiz está internado, uma combinação de edifícios e especialidades que possibilitam mais de 11 mil camas, incluindo uma Faculdade de Medicina. Centro Médico Académico é o nome em português de um dos maiores hospitais da Holanda e que nada tem a ver com qualquer unidade hospitalar portuguesa., Tanto mais que o AMC se assemelha muito a um Shopping Center, incluindo uma grande variedade de lojas: cafés com esplanada, livrarias, lojas de recordações e até mesmo um... cabeleireiro. Não falta nada para que os doentes se sintam como em casa.

Amigo JÚLIO EM CIMA DO ACONTECIMENTO
«Ele está muito optimista»
AMESTERDÃO — Júlio Taran, amigo de David Luiz e colaborador do empresário brasileiro Giuliano Bertolucci, que representa o central do Benfica, tem seguido de perto todas as etapas da viagem de David Luiz à Holanda e ontem acabou por revelar alguns pormenores relacionados com o estado de espírito do defesa-central antes e depois da cirurgia: «Ele não estava nervoso antes da operação. Esteve sempre bem disposto e agora está muito optimista!»

NEM PALAVRAS NEM IMAGEM...
Van Dijk em silêncio
AMESTERDÃO — O médico holandês de 56 anos, Niek van Dijk, é considerado uma autoridade internacional em ortopedia e são muitos os nomes sonantes que já lhe passaram pelas mãos, como foi o caso de Ruud van Nistelrooy, avançado do Real Madrid e da selecção holandesa, na passada semana. Sabia-se já que era reservado, disseram-nos em Lisboa, mas também no hospital. Ainda assim, disponibilizou-se para falar à Imprensa portuguesa, o que não aconteceu porque a cirurgia de David Luiz acabou um pouco mais tarde do que o esperado e... teve de ir a correr para nova operação.

A discrição e a agenda atarefada do médico impediram que houvesse declarações ou imagem, mas também David Luiz não foi visto ou ouvido, dado que foi pedido que se preservasse a sua privacidade. Além do mais, ao final da tarde de ontem estava ainda combalido por causa da anestesia geral.

Jogador ligou de imediato ao pais
«Sente-se muito bem, só pensa em recuperar»
AMESTERDÃO — Terminada a intervenção cirúrgica, o primeiro telefonema de David Luiz foi para os seus pais, residentes em São Paulo. «Falámos com ele e disse-nos que correu tudo bem, que se sente bem», disse-nos o pai, Ladislau Marinho, acrescentando que agora a única preocupação do filho é dar o máximo para «recuperar bem e voltar a jogar».

Ninguém conhece melhor David Luiz do que os seus progenitores, pelo que Ladislau Marinho sabe que os problemas que têm afectado o central esta temporada não o vão abater. «Ele está optimista. Aliás, sempre foi muito optimista em tudo na vida», vincou.

Quanto à presença nos Jogos Olímpicos, permanece a dúvida. «É muito difícil, mas vamos aguardar. Só Deus sabe.»
A Bola 27 de Março 08

Operação com sucesso
"Sem problemas" - assim resumiu ontem o médico, encarnado, Bento Leitão, a segunda operação ao quinto metatarso do pé direito de David Luiz, levada a cabo pelo especialista Diek van Dijk, em Amesterdão (Holanda).

O defesa-central brasileiro já estava internado no Centro Médico de Amesterdão desde a última terça-feira - sempre acompanhado pelo fisioterapeuta encarnado, Telmo Firmino e por Júlio Taran, um amigo próximo (trabalha com o seu empresário, Giuliano Bertolucci). Ontem, ao início da tarde, David Luiz voltou a entrar na sala de operações, desta feita para tentar debelar a fissura que resistiu ao tratamento conservador aplicado pelos clínicos benfiquistas desde o último dia 26 de Janeiro.

Bento Leitão juntou-se, já ontem, a Telmo Firmino e chegou bem cedo à capital do País das Túlipas. O médico do emblema da Luz acompanhou de perto a intervenção cirúrgica - foi-lhe colocado um enxerto, com factores de crescimento, no sentido de ajudar o organismo a consolidar a fissura -, que durou cerca de 1h15.

Evitando alongar-se em pormenores técnicos da cirurgia realizada, o clínico lá adiantou que esta "decorreu sem problemas". "Correu muito bem. Tudo foi programado calmamente, de acordo com o nosso ortopedista [António Martins]. Ele esteve cá há uma semana, com a devida autorização do departamento médico benfiquista e, em conjunto com o dr. Niek van Dijk, ficou decidida esta operação."

Logo que Niek van Dijk veja o David Luiz totalmente recuperado da anestesia geral a que foi submetido, deverá dar-lhe alta. O que deverá acontecer durante a manhã de hoje - assim o confirmou igualmente Bento Leitão. O jogador seguirá de pronto para Lisboa, onde iniciará depois a sua reabilitação.

Regresso… só para 2008/09
David Luiz estará afastado dos relvados por um período nunca inferior a três meses, depois de ontem ter sido submetido a uma segunda operação ao quinto metatarso do pé direito. A primeira cirurgia, recorde-se, aconteceu no passado dia 5 de Setembro e serviu para a colocação de um parafuso ortopédico.

Perante este cenário, o principal objectivo do departamento médico encarnado é que o defesa-central esteja disponível para integrar os trabalhos de pré-temporada. Isto, sabendo-se que as datas de arranque da nova época serão ditadas, naturalmente, pela necessidade, ou não, de disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Praticamente certa, é ausência nos Jogos Olímpicos de Pequim, cujo torneio se disputa entre os próximos dias 6 e 24 de Agosto. Afinal, só uma recuperação em tempo recorde poderia lançar David Luiz a tempo de ser chamado por Dunga para os sub-23 canarinhos. Ainda assim, a carência de ritmo competitivo será sempre um ponto contra o jogador encarnado.

Dunga já lhe desejou "rápidas melhoras"
O momento não é fácil e a época está acabada para David Luiz. Ontem, o defesa-central encarnado foi alvo da sua segunda operação ao quinto metatarso do pé direito, mas nem por isso baixa os braços. O camisola 23 quer estar nos Jogos Olímpicos e até já teve oportunidade de receber uma importante mensagem de força do seleccionador nacional canarinho, Dunga. Em declarações a O JOGO, o padrinho do jogador benfiquista, Til Peixoto, adianta que o técnico tem estado preocupado com o estado clínico de David Luiz. "O Dunga inteirou-se da situação dele, até gostava que o médico da selecção brasileira [José Luiz Runco] o observasse, mas o Benfica acabou por chegar a acordo, de forma a que ele fosse operado na Holanda", explica, confidenciando que Dunga já desejou "rápidas melhoras" ao defesa benfiquista: "Ele [Dunga] gostou muito quando o viu na selecção principal, num treino, e contava com o David Luiz para os Sub-23, que vão disputar os Jogos Olímpicos. Agora, até já lhe deixou uma palavra de optimismo."

Antes de saltar novamente para a mesa de operações, concretiza o padrinho de David Luiz, o ex-jogador do Vitória da Bahia "estava muito chateado e triste, porque corre o risco de, além de não poder ajudar o Benfica, perder o sonho de ir aos Jogos Olímpicos". De longe, Til Peixoto vai também sentindo um pouco da dor do seu afilhado. "Senti uma tristeza natural por toda esta situação, mas também lhe notei grande força para recuperar", concretiza.

Ontem, minutos depois do final da cirurgia, outro amigo do camisola 23 já apresentava um ar mais descansado. Julio Taran - colaborador do empresário do jogador, Giuliano Bertolucci - esteve sempre ao lado de David Luiz e, depois de ter viajado com o defesa-central para Amesterdão e acompanhado todo o processo, pôde garantir que David Luiz "não estava nervoso antes da cirurgia" e que, no final da mesma, conseguiu ver no internacional Sub-20 canarinho um homem "bem disposto". Certo, é que o defensor do emblema da Luz já está agora a pensar na mais célere recuperação possível, sempre com um sorriso nos lábios. "Ele está optimista e confiante numa rápida recuperação", rematou Julio Taran.

Especialista multifacetado
O nome de Niek van Dijk - sim, o mesmo que ontem assumiu a segunda operação de David Luiz - surge à cabeça de qualquer lista de especialistas em cirurgia ortopédica , em especial aos pés e não é, certamente, obra do acaso o extenso currículo do médico holandês. O cirurgião trabalha diariamente no Centro Médico de Amesterdão, mas nem é só pela proximidade que os jogadores do Ajax procuram os seus serviços quando o problema é ortopédico. Para além destes, quase todos os internacionais holandeses - joguem no país, ou não -, mantêm contacto com Niek van Dijk e David Luiz acaba por ser apenas mais um exemplo de como a fama do holandês não tem fronteiras. Ainda na passada semana, foi o madridista Van Nistelrooy a ser operado ao pé direito pelo especialista e também o ex-ponta-de-lança encarnado Van Hooijdonk lhe passou pelas mãos.

Aos 56 anos, Niek van Dijk tem sempre a agenda preenchida, mas desengane-se quem pense que os interesses do médico passam apelas… pela medicina. Afinal, é consultor do Ballet Nacional - desporto propenso a muitas lesões ortopédicas -, em Amesterdão, desde 1985 e membro do Comité Mundial da Federação Mundial de… Squash. Dois "amores" que o cirurgião tenta conciliar com uma infinidade de outros importantes cargos a nível nacional e internacional, como o facto de ser presidente do Comité das Relações de Artroscopia Indonésia-Holanda, ou responsável máximo do Comité de Artroscopia da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia aos Joelho e Medicina Desportiva Ortopédica.

Curiosidade:
Um hospital que até tem um centro comercial
O Centro Médico de Amesterdão impressiona. Nos arredores da cidade, o complexo onde ontem David Luiz foi operado é um dos maiores hospitais do país, sendo que as instalações englobam o Hospital Universitário, todas as faculdades da Universidade de Amesterdão, bem como o Instituto de Neurociências Holandês e o departamento médico do Real Instituto Tropical. Ao todo, o complexo tem uma área de 99 km2! Afinal, este espaço chega a parecer-se mais com um centro comercial, onde até há cabeleireiro, ourivesaria, vários restaurantes e espaços onde os turistas podem comprar lembranças.

A grandeza do hospital percebe-se também pelo facto de David Luiz ter ocupado apenas uma das… 1002 (!) camas à disposição. Aqui, todos os anos são acolhidos 25 mil doentes, que podem desanuviar a vista com os múltiplos exemplos de arte contemporânea holandesa.
Record 27 de Março 08

Pai diz que David Luiz «vai vencer»
MESMO DISTANTE MANTEVE-SE A PAR DA CIRURGIA
Ladislau Marinho, pai de David Luiz, está no Brasil e começou o dia bem cedo, dada a preocupação em falar com o jogador, que estava “muito tranquilo”. E foi mais tarde, logo após a intervenção, que revelou o estado de espírito do atleta.

“Falei com o Júlio, assistente do empresário que está a acompanhá-lo e sei que correu tudo pelo melhor. O David está a recuperar e ainda não foi para o quarto”, afirmou a Record, estava o filho no recobro. O pai do David Luiz mostrou esperança na recuperação total, recordando que o jogador já “ultrapassou muitas barreiras”. “Sei que há-de contornar mais esta etapa. Ele vai vencer”, disse, desvalorizando uma lesão que o central teve aos 15 anos, referindo que tudo não passou “de coisas de miúdo”. Em breve, ele e a mulher, Regina, estarão em Portugal para acompanhar o filho. Só falta definir o dia da viagem.
Record 27 de Março 08

Central sem nervos
David Luiz estava calmo nas horas que antecederam a cirurgia. A garantia foi dada por Júlio Taran, assessor do empresário do jogador que está em Amesterdão desde terça-feira. “Não estava nada nervoso antes da operação”, disse, sorrindo mal percebeu que “correu tudo bem”. E salientou que o camisola 23 estava “óptimo” quando acordou da anestesia.

Sem comentários: