Rúben Amorim e David Luiz foram à bola Viram parte do Charneca da Caparica-Almada, da II Divisão distrital de Setúbal Rúben Amorim e David Luiz estiveram, ontem, no campo do Cassapo e foram espectadores especiais do Charneca da Caparica 1 - 9 Almada, em jogo da jornada 21 da II Divisão da AF Setúbal que assegurou a promoção do Almada à I Divisão distrital. A presença dos jogadores do Benfica no pelado foi muito saudada (no final da partida, distribuíram autógrafos) e motivo de orgulho para os adeptos dos clubes rivais da Margem Sul.
Paralelamente, o grupo de trabalho liderado por Jorge Jesus iniciou, ontem, no Caixa Futebol Campus, a preparação para o encontro com o Liverpool (quinta-feira, 1 de Abril, na Luz, às 20.05 horas). Os titulares na partida com o Sp. Braga fizeram treino de recuperação. Hoje, novo treino, no Seixal, às 17 horas. Mais uma vez à porta fechada. A Bola 29 de Março de 2010
Luisão repetiu a história de David NA ÉPOCA PASSADA AS ÁGUIAS VENCERAM O SP. BRAGA COM UM GOLO NOS DESCONTOS Ao marcar o golo da vitória encarnada frente ao Sp. Braga, Luisão mais não fez do que repetir a história recente.
Na temporada passada, no encontro realizado na Luz, a 11 de janeiro de 2009, entre os encarnados e o conjunto minhoto - então orientado por Jorge Jesus - o Benfica venceu por 1-0, também com um golo de um defesa-central.
Na altura, não foi Luisão, de 29 anos, a marcar, mas sim o seu compatriota e companheiro de sector, David Luiz, de 22 anos. Curioso é o facto de o golo do camisola 23 das águias ter sido marcado no minuto 1 dos descontos da primeira parte, enquanto sábado Luisão desfeiteou Eduardo quando passavam 2 minutos dos 45 regulamentares.
Nesse encontro referente à 14ª jornada de 2008/09, e mercê da vitória frente ao Sp. Braga, o Benfica acabou por passar para a liderança da Liga, que foi repartida com o Sporting, que, nessa ronda - tal como agora - defrontou o Marítimo, mas venceu por 2-0. O FC Porto, esse, empatou com oTrofense e permitiu que águias e leões passassem para a frente da classificação, o que aconteceu apenas por uma jornada. Record 29 de Março de 2010
Beto: «Luisão e David Luiz querem chegar à final» EX-BENFIQUISTA TEM FALADO COM OS CENTRAIS SOBRE A LIGA EUROPA Beto é o exemplo do anti-herói. Sem os atributos de que são formados os grandes craques, o médio brasileiro foi, no entanto, peça fundamental para Ronald Koeman em 2005/06, na caminhada do Benfica até aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, após eliminação do Manchester United, na fase de grupos, e do Liverpool, nos "oitavos". Em Anfield, no jogo em que os encarnados alcançaram triunfo histórico (2-0), o holandês confiou-lhe a marcação ao capitão dos reds, Gerrard.
"Durante a semana, soube que ia jogar. Marcar Gerrard era missão de grande desgaste, pois é um futebolista que anda por todo o campo. No final, desejou-me boa sorte e trocámos as camisolas. Ainda hoje a guardo", conta Beto, que havia vigiado Scholes diante do Man. United, e viria a policiar Deco ante o Barcelona. "Eram trabalhos difíceis, mas Koeman sempre me transmitiu a confiança necessária para os realizar." ... Record 29 de Março de 2010
O Benfica venceu ontem o Braga por 1-0 (1-0 ao intervalo) aumentando assim para 6 pontos de distância. O marcador de serviço foi o Luisão. O David Luiz esteve em campo 90'.
Notas de Jogo: 17' - Lançamento longo de David Luiz para a área bracarense... Saviola domina a bola com o braço. 60' - Matheus foge aos centrais do Benfica mas não consegue a recepção nas melhores condições. David Luiz recupera, entretanto, e varre o lance. --------------------------------------------------------------- Opiniões quanto à sua prestação em campo: David Luiz 7 Renteria passou o calvário que os outros avançados têm passado, perdendo todos os lances para o camisola 23 das águias, um defesa com potencial que Jesus transformou num craque. Rápido e incisivo no corte, David Luiz não deu hipóteses. O Jogo 28 de Março de 2010
Lista de convocados: Guarda-redes: Quim e Júlio César Defesas: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Sidnei e César Peixoto Médios: Javi Garcia, Airton, Ramires, Ruben Amorim, Carlos Martins, Fábio Coentrão, Pablo Aimar e Di María Avançados: Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Éder Luís e Alan Kardec
O Benfica de David Luiz por MANUEL TAVARES O Benfica de Jorge Jesus é uma equipa de sucesso por variadíssimas razões, incluindo o espírito do treinador. Mas com base no que fez ao ainda tetracampeão, atrevo-me a sublinhar uma das razões elevando-a à condição de principal: o futebol positivo dos seus defesas. Para melhor situar a questão, talvez valha a pena trazer à memória um lance em que o central David Luiz surgiu pelo flanco esquerdo, na boca da grande área do FC Porto, a ganhar uma bola com um toque de calcanhar e a finalizar o lance com um pontapé fortíssimo que errou o alvo por muito pouco.
Claro que este Benfica também atira a bola para a bancada, quando a pressão do adversário a isso obriga. Mas o reconhecimento da necessidade de destruir o perigo sem rodeios é apenas a expressão da capacidade para focar o essencial do jogo: ganhar a bola a cada instante ou, no mínimo, não permitir que ela fique à disposição do adversário.
Com os espaços cada vez mais preenchidos em todas as zonas do campo, é uma vantagem enorme possuir, na linha defensiva, elementos com capacidade para construir jogo, e este Benfica tem-nos em dose substancial: na final da Taça da Liga, com Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão, foi essa a competência principal que marcou a superioridade de rendimento, garantindo uma vitória gorda e, mais do que isso, tranquila.
Para quem gosta de futebol, seria um insulto à exibição de David Luiz falar dos deslizes adversários. E houve tantos... O Jogo 23 de Março de 2010
David Luiz solidário com MC Snake Durante as comemorações da vitória benfiquista na Taça da Liga, David Luiz vestiu uma t-shirt com uma fotografia de Nuno Rodrigues. Baleado por um polícia, este músico, de nome artístico MC Snake, morreu no último dia 13, após uma perseguição policial. Poucas horas antes da final entre águias e dragões, em Benfica, familiares e amigos prestaram-lhe homenagem, libertando duas pombas e balões em forma de coração. Já no Estádio Algarve, prosseguiu a onda de solidariedade, desta vez por parte dos No Name Boys, claque encarnada que imprimiu t-shirts alusivas ao rapper. Quando o plantel foi, em grupo, agradecer à claque, David Luiz encaminhou-se até às bancadas, despiu a camisola do jogo e vestiu uma outra, branca, com a sigla dos No Name. Pouco depois, envergou a que continha a foto de MC Snake, passeando pelo relvado a taça acabada de conquistar. O Jogo 24 de Março de 2010
David e Luisão a papel químico O Braga não ganha na Luz há 56 anos, mas a verdade é que, recentemente, o Benfica não tem tido vida fácil frente aos arsenalistas no Estádio da Luz. Nas últimas cinco épocas, os encarnados venceram apenas dois duelos (ambos por 1-0) e empataram três. Curiosamente, os dois últimos golos na baliza minhota foram apontados de cabeça, e por dois defesas: David Luiz (2008/09) e Luisão (07/08).
A dupla de centrais preferida por Jorge Jesus tem tido particular apetite goleador esta época. Sete tentos apontaram em conjunto nas diversas competições - quatro de Luisão e três de David -, o que, se tivermos em conta a tradição de marcarem ao Braga, faz deles duas armas potencialmente letais a favor das águias no sábado.
Curiosamente, os dois golos citados foram quase iguais. Na última época, Aimar cobrou uma falta na meia-esquerda e David Luiz correspondeu de cabeça, fazendo o 1-0 final. Há duas épocas, Rui Costa marcou um livre exactamente do mesmo sítio e foi Luisão a cabecear, num jogo que acabou empatado 1-1. Dois golos a papel químico, ambos provenientes da esquerda. Uma curiosidade que, aliás, até se pode estender por mais tempo.
Em 2005/06, o Benfica ganhou por 1-0, com um golo de Nuno Gomes após um cruzamento da... esquerda e, em 2003/04, as águias ganharam 2-0 através de duas jogadas também fabricadas no lado canhoto: golos de Sokota e de Simão. Uma curiosidade interessante para supersticiosos, mas se tivermos em conta o actual momento de forma de Angél Di María, não será de estranhar que, no sábado, a ala esquerda das águias volte a fazer misérias.. O Jogo 24 de Março de 2010
«Futuro não me preocupa o Benfica é a minha casa» Primeiro Marselha, depois o Algarve, anda alto o astral do Benfica. Foi grande a festa pela conquista da Taça da Liga?— A Taça da Liga já é passado, tivemos algumas horas para celebrar a vitória, mas a partir de agora já estamos concentrados no próximo jogo, porque para nós o próximo jogo é sempre o mais importante.
— Próximo jogo, ao qual o Benfica chega moralizadíssimo, é com o Sp. Braga e pode decidir muita coisa... — É evidente que as vitórias moralizam o grupo, mas se queremos retribuir o apoio dos nossos adeptos temos de continuar a trabalhar todos os dias e encarar todos os jogos como se fosse o último, como se desse jogo dependesse o nosso destino. É isso que vai acontecer no próximo sábado, frente ao Sp. Braga.
— Tem-se falado e escrito muito sobre o seu futuro e vários têm sido os grandes clubes europeus interessados na sua contratação. Qual é o ponto da situação? — Eu estou no maior clube do Mundo, não estou preocupado com o futuro, o Benfica é a minha casa. Quando vim para cá poucos acreditavam em mim, tinha 18 anos, mas o presidente Luís Filipe Vieira foi-me buscar e apostou sempre em mim. Aliás, o presidente tem sido a alma deste clube, tem estado sempre presente junto da equipa com sacrifício da sua vida pessoal e profissional. Portanto, o mínimo que eu posso fazer é retribuir com trabalho e o meu futuro está nas mãos dele. O que Luís Filipe Vieira disser será o meu futuro!
— Mas será normal que o seu momento de forma chame a atenção dos emblemas mais ricos do Mundo... — Nesta equipa o que conta é o grupo e não as individualidades. Felizmente temos muitos jogadores que podem desequilibrar, mas o grande segredo desta equipa é o espírito de grupo que temos. Somos onze por um e um por onze, sempre! Durante os 90 minutos!
— É essa a fórmula de Jesus, o segredo na base do milagre que está a ser, afinal, colocar o Benfica a jogar mais do que o dobro da época passada? — Muito deste novo espírito se deve a Jorge Jesus, com ele o grau de exigência subiu muito e isso reflecte-se jogo após jogo...
— Sentem, no balneário, que a conquista do título está cada vez mais perto? — Temos sete finais a disputar e estou seguro de que com o apoio dos nossos adeptos vamos conseguir ganhar esses jogos rumo ao título que é o nosso grande objectivo.
— E a Liga Europa, onde o Benfica tem passeado classe com sucessivas boas exibições e goleadas? — Se tivermos oportunidade vamos tentar chegar à final da Liga Europa, mas temos de ter os pés bem assentes na terra. Vamos enfrentar o Liverpool, uma equipa que vai apostar tudo nessa competição, que já não tem outros objectivos e que fará tudo para seguir em frente. Mas vamos entrar em campo para ganhar! ------------------------------------------------------------------------------- Sabia que... Estreia aos 18 anos David Luiz foi formado nas camadas jovens do Vitória da Baía, onde rapidamente se destacou. Chegou até a ser utilizado a médio, fruto da sua elevada qualidade técnica. Tinha apenas 18 anos quando se estreou pela equipa principal, em 2005, ajudando a equipa a subir à série B em 2006.
Custou 1,6 milhões O central chegou ao Benfica por empréstimo do Vitória, no limite do mercado de Inverno de 2006/07, devido às saídas de Ricardo Rocha (Tottenham) e Alcides (PSV). Foi adquirido, seis meses depois, por 1,6 milhões de euros e hoje tem cláusula de 50 milhões.
Estreia em Paris David Luiz, um desconhecido para os benfiquistas, teve o destino do seu lado a 8 de Março de 2007. Fernando Santos, que nunca o utilizara até então, teve de o lançar frente ao Paris Saint Germain, no Parque dos Príncipes, devido a lesão de Luisão. O miúdo tinha 19 anos.
Clube de fãs O camisola 23 tem um clube de fãs, criado por uma adepta encarnada (http://david-luiz-fans.blogspot.com/) com informação pormenorizada e sempre actualizada sobre a sua carreira. O grupo está igualmente na rede social Twitter.
'Fica David Luiz' Um grupo de benfiquistas e fãs do defesa brasileiro criaram o movimento David Luiz Fica, a propósito da possibilidade de o jogador deixar a Luz. Quem quiser juntar-se à causa ou dar a sua opinião pode enviar um email para davidluizfica@hotmail.com
Louco... pelo Benfica Chegou muito novo, apenas com 18 anos, e talvez por isso assuma sem receios o seu amor pela camisola do Benfica. Nos corredores da Luz diz-se mesmo que já chegou a pedir a Luís Filipe Vieira para que não o venda, expressando o desejo de ficar muitos anos no emblema da águia. Querido entre os adeptos, este fim-de-semana jogou com uma t'shirt dos NN, por baixo da camisola. A Bola 23 de Março de 2010
T-shirt especial para o 23 David Luiz festejou de forma diferente a conquista da Taça da Liga. Deixando a camisola do Benfica para trás, o defesa vestiu duas t-shirts, a última das quais entregue pelos No Name Boys Chelas, com um misterioso "A" na parte da frente. O central dedicou também o triunfo ao seu pai atirando um "Amo-te muito" para a bancada. O Jogo 23 de Março de 2010
Festa no autocarro com forró VIAGEM DE REGRESSO A LISBOA DUROU CERCA DE 3 HORAS Durou perto de três horas a viagem trouxe a equipa encarnada de regresso a Lisboa, o que aconteceu em clima de festa e, com o ritmo do forró, os jogadores nem sentiram o tempo a passar.
Numa reportagem transmitida na Benfica TV foi possível assistir às performances de Mantorras e David Luiz no papel de animadores. Nuno Gomes, que ergueu a taça no final do desafio, ressalvou a justiça do triunfo encarnado, alcançado "sem espinhas": "Justificámos plenamente esta segunda Taça da Liga, pois dominámos do primeiro ao último minuto."
Sempre bem-humorados, os futebolistas não se escusaram a comentar as incidências da partida. Kardec, que pela primeira vez sentiu na pela a dureza das marcações de Bruno Alves, revelou algum espanto pela situação.
"Apanhei muita porrada dentro de campo", desabafou. Unânime foi a intenção de juntarem mais troféus a esta Taça da Liga. Record 23 de Março de 2010
Nuno Gomes destacou triunfo "sem espinhas" A viagem de regresso a Lisboa, após a conquista da Taça da Liga, ficou marcada por grandes festejos e animação entre o plantel benfiquista, com direito também a alguma cerveja e muito samba no autocarro da equipa.
O capitão Nuno Gomes, que ficou no banco de suplentes, fez, à Benfica TV, a análise ao triunfo sobre o FC Porto, frisando que as águias alcançaram uma "vitória sem espinhas". "Dominámos do primeiro ao último minuto", expressou ao jornalista improvisado Mantorras, que nem sequer ficou no banco e que passou depois o microfone a David Luiz. O avançado angolano fez primeiro as honras da casa e, puxando pelos seus companheiros, arrancou mesmo uma confissão a Alan Kardec: "Apanhei um pouquinho no campo, mas estou muito feliz." O Jogo 23 de Março de 2010
Vídeo (o vídeo aparece cortado no blogue - carreguem em cima dele para ver com o tamanho certo):
No dia 22 de Março de 2010 o blogue recebeu 1453 , batendo assim os recordes anteriores de 1217 no dia 21 de Março de 2010 e de 969 no dia 21 de Dezembro de 2009
Queria agradecer a todos, sem vocês não era possível.
25 utilizados por Jesus Luisão totalista na prova (450 minutos), David Luiz participou, também, em todos os jogos Cinco jogos do Benfica nesta edição da Taça da Liga, três jogadores presentes nesses cinco jogos: Luisão, David Luiz e Cardozo. No total, Jorge Jesus utilizou nada menos de 25 jogadores, com o brasileiro Felipe Menezes a ser o menos participativo: apenas 22 minutos, frente ao Nacional. A Bola 22 de Março de 2010
Regresso a casa foi sereno APÓS VITÓRIAS EM MARSELHA E NA TAÇA DA LIGA Cinco dias depois de ter deixado Lisboa com dois importantes encontros no horizonte, a comitiva benfiquista regressou, às primeiras horas desta segunda-feira, a casa. Na bagagem, para além da vitória em Marselha, vinha o mais recente troféu conquistado pelas águias, diante do rival FC Porto: a Taça da Liga.
Apesar do grande apoio que sentiu no embate com os nortenhos, a equipa comandada por Jorge Jesus não teve uma recepção muito numerosa à sua espera na Luz, depois de uma viagem tranquila. Ainda assim, meia centena de pessoas aplaudiram a comitiva que, claro, agradeceu o carinho dos adeptos.
Depois de verem o autocarro oficial desaparecer, num ápice, dentro da garagem, os fiéis seguidores ficaram à espera que futebolistas e técnicos abandonassem as instalações ao volante dos seus automóveis para, de forma mais directa, os saudar. ---------------------------------------------------------------------------------------- Jesus em alta Se todos os jogadores tiveram direito a cânticos, foi visível o maior entusiasmo com Di María e David Luiz. O central brasileiro conversou mesmo com alguns adeptos e deixou-se fotografar.
Mas por estes dias, na Luz, Jorge Jesus também é um verdadeiro ídolo. Eos benfiquistas presentes na chegada da equipa fizeram questão de mostrar a sua satisfação com o trabalho do treinador, incentivando-o a prosseguir com a senda ganhadora. Record 22 de Março de 2010
No dia 21 de Março de 2010 o blogue recebeu 1.217 (mil duzentas e dezassete) visitas, batendo assim os recordes anteriores de 969 no dia 21 de Dezembro de 2009 e de 717 no dia 26 de Julho de 2009.
Queria agradecer a todos que com as suas visitas me dão ainda mais força para continuar com este projecto. Sem vocês não era possível.
David Luiz: «Jogo com Braga não decide título» DEFESA DIZ QUE EM CAUSA ESTARÃO APENAS "TRÊS PONTOS" David Luiz congratulou-se com o facto de os encarnados terem conseguido anular as principais peças dos dragões. "Ficamos sempre felizes com as conquistas e esta Taça é melhor que a do ano passado porque é atual. Sabíamos que quem cometesse menos erros ia dar-se bem, graças a Deus que fomos os mais felizes. O FC Porto tem jogadores muito fortes, mas eles não conseguiram colocar isso em prática."
Agora, as atenções estão centradas na importante partida de sábado. "O jogo com o Sp. Braga não vai decidir o título, são mais três pontos. Vamos ter uns dias para recuperar e para pensar nesse encontro com maior tranquilidade."
O defesa brasileiro elogiou, igualmente a relação que tem com o treinador. "O mister Jorge Jesus cobra-me bastante, prefere dar-me uma palavra mais 'forte' do que passar a mão pela cabeça. E isso é o melhor para mim", finalizou. Record 21 de Março de 2010
«Jogo com Sp. Braga não é decisivo» – David Luiz David Luiz considera que o jogo com o Sp. Braga, no próximo sábado, «não vai decidir» a atribuição do título, mas deixa claro que o objectivo do Benfica é só um: somar os três pontos e cimentar a liderança.
«É um jogo que vale mais três pontos, contra um adversário directo na luta pelo título. Vamos descansar e temos mais dias para preparar o jogo com tranquilidade. Não vai decidir o título, mas queremos os três pontos», afiançou o central brasileiro, comentando o triunfo sobre o FC Porto, na final da Taça da Liga.
«Nas finais quem erra menos dá-se bem. Fizemos um bom jogo e conseguimos o que esperávamos. O FC Porto tem jogadores fortes, mas nós conseguimos anulá-los», observou.
Utilizado por Quique Flores como lateral-esquerdo na última época, David Luiz diz ter aprendido «bastante» a jogar num posição que não é a sua: «Aperfeiçoei-me em muitos aspectos e cresci como jogador».
Sobre a importância de Jorge Jesus na sua evolução, o jogador reconheceu que os “puxões de orelhas” do treinador são para o seu bem: «O mister Jesus cobra-me bastante, prefere dizer-me um palavrão do que passar-me a mão pela cabeça. Sei que é o melhor para mim». A Bola on-line 21 de Março de 2010
«Jesus dá-me raspanetes» Nova exibição personalizada de David Luiz que, reconhece, tem crescido muito esta época David Luiz voltou a pautar-se como um dos esteios da estratégia defensiva do Benfica, destacando-se, igualmente, em acções de apoio ao ataque.«Correu tudo como esperávamos. E ganhámos bem, o que é o mais importante», revelou o defesa-central brasileiro no final da Taça da Liga, reconhecendo que, tal como a equipa, atravessa um bom momento de forma. «Tenho crescido muito como jogador. Devo isso à minha progressão natural mas também ao trabalho dos treinadores com quem tenho aprendido. Jorge Jesus, por exemplo, diz-me palavras mais fortes, mais raspanetes e passa-me menos a mão pela cabeça. Quando é necessário, dá-me uns raspanetes e ajuda-me a melhorar alguns aspectos do jogo e isso é muito importante», reconheceu. A Bola 22 de Março de 2010
David Luiz: «Sabíamos que ia ganhar quem errasse menos» David Luiz, central do Benfica, depois da vitória sobre o F.C. Porto (3-0), no Estádio do Algarve, na final da Taça da Liga: «Trabalhámos bem depois do jogo com o Marselha e, graças a Deus, as coisas correram como desejávamos».
[Agora vem o Sp. Braga, é um jogo decisivo?] «É um jogo com mais três pontos. É frente a um adversário directo na luta pelo título, temos de estar preparados. Vamos ter alguns dias para descansar, um dia para preparar o jogo na maior tranquilidade. Vai ser um jogo que não vai decidir o título, mas que vale mais três pontos para nós».
[Soube melhor esta conquista ou a do ano passado?] «Ficamos sempre felizes com as conquistas, sabe melhor esta porque esta é a actual, passado é passado. Estamos felizes porque conseguimos o nosso objectivo».
[Esperava um jogo mais difícil?] «Não, sabíamos que era um jogo que ia ganhar quem errasse menos. Graças a Deus, a gente errou menos. Fizemos um bom jogo, pressionámos e conseguimos aquilo que esperávamos».
[Ontem disse que o F.C. porto tinha jogadores muito fortes, foi assim?] «Sim, o F.C. porto tem jogadores muito fortes, cabe a nós que eles não consigam demonstrar o seu melhor trabalho. Conseguimos anulá-los em muitas formas e fomos mais felizes».
[O que é que mudou em relação ao que o David Luiz fazia o ano passado?] «O ano passado era defesa esquerdo. O ano passado aprendi bastante na pré-temporada, aperfeiçoei-me em muitos aspectos e cresci como jogador. Quando há uma mudança, o jogador tem de ser inteligente e saber tirar coisas boas. Consegui tirar coisas boas disso e este ano estou fazendo um bom trabalho como central».
[Jorge Jesus tem alguma responsabilidade nisso?] «O mister Jesus, cobra bastante, prefere dizer uma palavra mais forte do que me passar a mão na cabeça. Eu sei que é o melhor para mim. Às vezes podemos ficar um pouco encabulados, mas depois sei que é o melhor para mim». MaisFutebol 21 de Março de 2010
David Luiz gosta que Jesus ralhe Passar a mão pela cabeça não é moda de Jesus, David Luiz sabe-o e reconhece que os raspanetes são para o seu bem. Por isso, no momento da vitória o agradecimento. "O ano passado era lateral-esquerdo, aprendi muito, aperfeiçoei-me e cresci muito. Consegui retirar coisas boas dessa experiência. Jesus cobra bastante de mim, prefere dar uma palavra mais forte do que pôr a mão na cabeça. Mas sei que isso é a pensar no melhor para mim. Na altura não gostamos, mas depois reflectimos e apercebemo-nos que é o melhor para nós", afiançou, após um jogo em que "quem errasse menos ganhava". "Conseguimos pressionar o FC Porto e anulámos o jogo deles de várias formas", disparou, deixando a garantia de que o Braga é para vencer e abrir caminho para o título: "Acho que o jogo vai ser decisivo." O Jogo 22 de Março de 2010
O Benfica venceu esta noite o FCP por 3-0 (2-0 ao intervalo) e vence de novo a Taça da Liga. Os marcadores de serviço foram o Ruben Amorim, Carlos Martins e Cardozo. O David Luiz esteve em campo 90' e por uma vez esteve bastante perto de marcar um golo.
Notas de Jogo: 35' - Defesa de Nuno, muito subtil, a desviar pela linha de fundo o remate cruzado da esquerda de David Luiz. Pontapé de canto. 52' - Grande lance de David Luiz, a combinar com Rúben Amorim no lançamento da linha lateral. Passa por dois adversários com dois toques geniais e acaba por rematar cruzado ao lado, com muito perigo. Era um grande, grande golo. ---------------------------------------------------------------------------- Opiniões à sua prestação em campo: David Luiz Tem feito bons jogos. Voltou a fazer uma boa exibição, tanto a defender quanto a atacar. O central quase «enganou» Nuno, pelo menos, por duas vezes. O brasileiro fez uma prestação segura e está confiante. Para além disso, entende-se bem com Luisão, que lhe dá liberdade para subir. Não complica o que é simples e isso é meio caminho andado para o sucesso. MaisFutebol 21 de Março de 2010
David Luiz – O central brasileiro esteve simplesmente irrepreensível no eixo defensivo, tal como tem sido hábito ao longo da temporada. Foi ainda algumas vezes até ao ataque e só não marcou por manifesta falta de sorte. A principal jogada aconteceu no início da segunda parte, altura em que ultrapassou dois adversários de forma brilhante e rematou com perigo por cima da barra. Site Oficial Sport Lisboa e Benfica 21 de Março de 2010
David Luiz 7 Meteu o solitário Falcao no bolso, e apenas isso diz muito. Fortíssimo na antecipação e também a sair a jogar sempre que pôde, saiu com a folha de serviço imaculada. O Jogo 22 de Março de 2010
20/03/2010 FUTEBOL Sobre final da Taça da Liga David Luiz: “Vamos ter de trabalhar muito para vencer” O central David Luiz afirmou este sábado que o Benfica espera um encontro complicado frente ao FC Porto, mas que o objectivo é somar a vitória e revalidar, assim, o título de campeão da Taça da Liga.
“É uma final onde todos os jogadores querem jogar e nós não somos diferentes. Vamos entrar nesta final com o intuito de ser campeão”, disse em conferência de imprensa.
David Luiz defendeu que uma final é sempre diferente de qualquer outro jogo, pelo que os “encarnados” estão concentrados em conseguir a conquista do troféu. “É um jogo diferente, contra um grande rival. É um jogo difícil, onde vamos ter de trabalhar muito para alcançar o nosso objectivo”, afirmou.
Questionado se um eventual desaire poderá desmotivar a equipa para o resto da época, David Luiz descartou tal possibilidade, lembrando que é apenas um encontro: “Penso que não. O Benfica entra em todas as competições para ganhar. Independentemente do resultado que possa acontecer, o Benfica sabe o caminho que está a traçar e sabe que o trabalho não é feito só de um jogo.”
David Luiz considerou também não existe um favorito para a final de domingo. “A equipa que estiver melhor preparada psicologicamente também vai fazer a diferença. Estamos com a cabeça tranquila e sabemos o que temos de fazer dentro do campo”, referiu o jogador.
Relativamente à lesão de última hora do jogador Varela do FC Porto, David Luiz desejou uma rápida recuperação ao adversário: “Fico triste. É um colega de profissão. Já passei também por isso e desejo as rápidas melhoras.”
O encontro Benfica-FC Porto tem início marcado para as 19h15 deste domingo. Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica 20 de Março de 2010
David Luiz: «Quero sorrir no final» CENTRAL FAZ ANTEVISÃO DO JOGO COM FC PORTO Na conferência de imprensa de antevisão da final da Taça da Liga, que se disputa domingo entre Benfica e FC Porto no Estádio do Algarve (19.15), David Luiz mostrou-se confiante.
"É uma final que todos os jogadores querem jogar. Vamos defrontar um grande rival, mas queremos cumprir o nosso objetivo. Quero que seja igual ao ano passado e quero que o Benfica sorria no final", afirmou o central brasileiro.
"A nossa confiança está cá em cima. As coisas têm-nos saído como esperamos, mas não creio que haja favoritos por ser um jogo atípico, disputado com muito sentimento", explicou David Luiz, que se esquivou quando questionado se o Benfica era melhor equipa do que o FC Porto.
Sobre a hipótese de Jesus apresentar alguns jogadores menos utilizados, destacou o facto de todos trabalharem durante a semana para jogar e estarem "preparados" para o fazer, não apenas os "mais rodados": "Uma equipa não são só 11 jogadores", observou.
Sobre o previsível confronto com Falcão, David Luiz mostrou-se motivado para o embate: "É um jogador qualificado, de grande capacidade na área, mas vou encarar a marcação como faço com todos os outros atacantes."
David Luiz pronunciou-se igualmente sobre a ausência de Varela. "Fico triste com o que se passou com ele, já me aconteceu também... Desejo-lhe as melhoras". Record 20 de Março de 2010
David Luiz: «Vamos ter de trabalhar muito para vencer» A imagem do que foi dito por Jorge Jesus, o central brasileiro do Benfica, David Luiz, também considera que não existem favoritos à vitória na final da Taça da Liga, troféu que os “encarnados” discutem amanhã (19.15 horas) com o FC Porto no Estádio do Algarve.
«É uma final onde todos os jogadores querem jogar e nós não somos diferentes. Vamos entrar em campo com o intuito de vencer. É um jogo diferente, contra um grande rival, onde vamos ter de trabalhar muito para alcançar o nosso objectivo», disse em conferência de imprensa, reforçando que não existem favoritos: «A equipa que estiver melhor preparada psicologicamente pode marcar a diferença. Estamos com a cabeça tranquila e sabemos o que temos de fazer dentro do campo.»
Porém, o brasileiro descarta a ideia de que um desaire na final da Taça da Liga comprometa a equipa para o resta disputar do campeonato: «Penso que não. O Benfica entra em todas as competições para ganhar. Independentemente do resultado que possa acontecer, o Benfica sabe o caminho que está a traçar e sabe que o trabalho não é feito só de um jogo.» A Bola 20 de Março de 2010
David Luiz: «Não tem favoritismos, tem muito sentimento» Central defende que quem estiver melhor psicologicamente pode ganhar vantagem David Luiz espera para este domingo, frente ao F.C. Porto, um jogo diferente da final da Taça da Liga de há um ano, em que o Benfica bateu o Sporting, mas deseja que o desfecho seja igual, isto é, que sejam os de encarnado a levantar o troféu. O central fala num «jogo atípico» em que a equipa que estiver melhor preparada, em termos psicológicos, pode ganhar vantagem.
O Benfica já bateu o F.C. Porto esta temporada no polémico jogo no Estádio da Luz, mas o central entende que não se podem fazer comparações. «É um jogo diferente porque é uma final, é um jogo com um rival, um jogo difícil, vamos ter de trabalhar muito, mas estamos preparados. Quero que seja igual ao do ano passado, independentemente do que se passar durante o jogo», referiu.
Qualquer que seja o resultado deste domingo, David Luiz garante que não vai ter qualquer influência no jogo com o Sp. Braga, marcado para a próxima semana, para o Estádio da Luz. «O Benfica entra em todos os jogos para ganhar, independentemente do resultado que possa acontecer. O Benfica sabe o caminho que está traçando e sabe o caminho onde tem que estar. Sabemos que o trabalho não é feito só de um jogo. Sabemos o que temos de fazer dentro de campo, ganhando ou perdendo», comentou.
A verdade é que o Benfica atravessa um bom momento e os jogadores têm recebido doses maciças de confiança. «Confiança temos sempre, o melhor momento não sei. Estamos no caminho bom, as coisas estão acontecer positivamente porque estamos a ir atrás delas. As coisas estão acontecer da forma que a gente espera. Estamos sempre preparados», destacou.
O F.C. Porto atravessa um momento mais delicado, não só no plano desportivo, mas também no plano físico. Só este sábado, Mariano González e Varela foram submetidos a intervenções cirúrgicas e não jogam este domingo. Apesar de tudo, a equipa de Jesualdo Ferreira continua a contar com um ataque temível, com Falcao à cabeça. «Encaro o Falcao como encaro os outros. São jogadores qualificados, de grande capacidade. Vamos para o jogo concentrados», garantiu.
Duas equipas com trajectórias distintas, mas para David Luiz, numa final não há favoritos. «A final é um jogo atípico. São dois grandes clubes, duas equipas com muita qualidade e nesses jogos não tem favoritismos, tem muito sentimento. A equipa que estiver melhor preparada psicologicamente pode fazer a diferença. Estamos com cabeça fria», referiu.
Um jogo sem favoritos até porque, para o central brasileiro, o passado, mesmo o recente, terá pouca influência no jogo deste domingo. «Independentemente do que se está a fazer na época, o futebol que já se fez já não vale. O passado é passado, o que fizemos no campeonato já passou», insistiu. MaisFutebol 20 de Março de 2010
David Luiz e Varela: «Ficamos tristes, já passei por isso» Central do Benfica comenta lesão do avançado do F.C. Porto David Luiz garante estar desapontado com a lesão de Silvestre Varela. O avançado do F.C. Porto foi operado e falha o resto da temporada, devido a uma fractura do perónio. Apesar da rivalidade entre os dois clubes, o defesa do Benfica fala em tristeza pela baixa.
«Ficamos tristes, é um companheiro de profissão, já passei por isso. Desejo-lhe que recupere o mais rápido possível», disse o jovem central brasileiro, na conferência de imprensa deste sábado, véspera da final da Taça da Liga. MaisFutebol 20 de Março de 2010
Assédio a craques preocupa A luxuosa exibição do Benfica em Marselha, selada com a vitória sobre o emblema francês e a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa, foi seguida atentamente por alguns colossos europeus. Ao que O JOGO apurou, Manchester United, Manchester City, Chelsea - os três últimos, são presenças assíduas na Luz e também já tinham tirado notas no jogo da primeira mão -, Arsenal, Mónaco e ainda um clube espanhol, entre outros, marcaram presença no Vélodrome com o intuito de tirar "dúvidas" sobre alguns craques benfiquistas. Perante tanto assédio, Luís Filipe Vieira está dividido entre a satisfação e... a preocupação de ter que obrigar Jorge Jesus a começar a próxima época do zero.
O JOGO sabe que o presidente encarnado tem recebido várias sondagens e propostas por várias pérolas, casos de David Luiz, Di María, Javi García, Ramires, Fábio Coentrão e Cardozo, todas elas bastante apelativas, tanto do ponto de vista do clube como dos próprios jogadores. E aqui entra, pois, a apreensão dos responsáveis benfiquistas. A SAD irá fazer de tudo para evitar o desmantelamento da equipa no final da época, pois arrisca-se a iniciar a próxima temporada "obrigada" a construir uma nova.
A tarefa de segurar os principais jogadores será bastante mais complicada se os próprios forem tentados com salários muito superiores aos que auferem na Luz e ainda pelo prestígio de darem seguimento às respectivas carreiras em campeonatos de maior visibilidade.
Os dois clubes de Manchester e outros endinheirados como Real Madrid, Barcelona ou Inter de Milão vão apertando cada vez o cerco a muitos dos elementos do onze-base encarnado. Por isso, a preocupação é tentar cumprir à risca uma ideia que há muito está planeada na Luz: vender apenas três - ou, no máximo, quatro jogadores - com o intuito de realizar um elevado encaixe financeiro. Todavia, as abordagens que têm chegado à SAD começam a dar, e muito, que pensar a Luís Filipe Vieira e seus pares, divididos entre conter ao máximo as saídas e garantir desde já elevados lucros. --------------------------------------------------------------------------- Nas bocas do mundo David Luiz O Benfica está a negociar, tal como O JOGO adiantou, a compra dos 20 por cento do passe nas mãos do empresário Giuliano Bertolucci. Tem cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Real Madrid e Zenit apertam-lhe o cerco. O Jogo 20 de Março de 2010