Liga Europa
Onze do Benfica quase tão valioso quanto o do Liverpool
136,3 milhões de euros é quanto vale a equipa de Jorge Jesus, contra 144 milhões dos 'reds'. David Luiz igual a 'El Niño' Torres.
O Liverpool-Benfica será um duelo de gigantes, não só a nível colectivo como individualmente: neste último particular destaque para o curioso frente-a-frente entre Fernando Torres e David Luiz, do qual pode depender grande fatia das aspirações benfiquistas em Anfield Road. Segundo empresários consultados pelo DN, o avançado espanhol e o defesa brasileiro são os mais valiosos jogadores das respectivas equipas e têm um valor de mercado semelhante: 31, 7 milhões de euros.
Já no que diz respeito aos plantéis dos reds e dos encarnados, os britânicos levam vantagem, em média - ainda que pouco acentuada -, se calcularmos os preços dos passes dos 11 atletas das equipas que deverão jogar de início amanhã em Anfield Road, Liverpool, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa.
Assim, a média do provável onze titular da formação orientada pelo espanhol Rafael Benítez é de 144 milhões de euros, contra 136, 3 (menos 7,7 em média) milhões de euros estimados para o onze comandado por Jorge Jesus.
Valores resultantes de um inquérito feito pelo DN junto de três personalidades ligadas ao ramo empresarial do futebol: Artur Fernandes, presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF), Jorge Manuel Mendes, representante de jogadores, e Bruno Meirelles, representante, em Portugal, da multinacional sueca OML Sport & Marketing, uma empresa que gere as carreiras de jogadores profissionais de futebol.
Se "El Niño" Fernando Torres, avançado de 26 anos, e David Luiz, de 23 anos, são, de acordo com as opiniões dos inquiridos, os dois futebolistas mais valiosos, dois outros se destacam logo de imediato: Steven Gerrard, 29 anos, médio-ofensivo internacional inglês e capitão do Liverpool, cujo valor médio do passe será de 27,3 milhões de euros, e Di María, 22 anos, extremo do Benfica cujo passe estará avaliado nesta altura num valor em volta dos 26,7 milhões de euros.
Abaixo destes quatro jogadores, cria-se um fosso até Mascherano. O médio argentino do Liverpool é o atleta que vem imediatamente a seguir nas cotações - 16, 7 milhões de euros. No Benfica, o goleador Cardozo é o terceiro mais valioso (15,7 milhões) no mercado. Júlio César (2,3 milhões de euros), guarda-redes brasileiro do Benfica habitualmente titular na Liga Europa, e Kyrgiakos (3,2 milhões), defesa-central grego do Liverpool, são os "patinhos feios" destas contas.
Diário de Notícias (DN) 7 de Abril de 2010
1 comentário:
Boa noite! Queria só avisar de um pequeno erro no post. Na seguinte frase "Onze do Benfica quase tão valioso quanto o do Liverpool
36,3 milhões de euros é quanto vale a equipa de Jorge Jesus, contra 144 milhões dos 'reds'." falta um 1 onde está a negrito para ficar 136,3 milhões. Era só isso e já agora dou os meus parabéns pelo fantástico blog que criaram. Eu não passo um dia sem vir cá. Muitos parabéns e continuação de bom trabalho.
Enviar um comentário