quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Notícias 2010/2011:Imprensa inglesa revela que o Chelsea pondera avançar com uma proposta já em Janeiro (continuação)

Chelsea aperta cerco a David Luiz
Está decidido. O Chelsea vai atacar a reabertura do mercado em busca de um defesa-central e, de acordo com a Imprensa inglesa, David Luiz é o número um da lista. Os blues preparam já uma proposta oficial na ordem dos 30 milhões de euros, valor ao qual a SAD encarnada poderá não resistir.

O afastamento de Alex por um período de seis a oito semanas - o internacional brasileiro será operado brevemente ao joelho direito e só deve voltar à competição em 2011 - foi a gota de água para o técnico Carlo Ancelotti, que já sabe não poder contar com o capitão John Terry por tempo indeterminado. O experiente central está a contas com um problema nas costas, e Alex também já não deu o seu contributo nos dois últimos compromissos do campeão inglês (Fulham e Sunderland). Contas feitas, o sérvio Ivanovic - e até este está a apenas um cartão amarelo de cumprir castigo na Premier League - é o único central de raiz à disposição de Ancelotti, tendo no último embate feito dupla no eixo com... Paulo Ferreira. A lacuna no centro da defesa já tinha sido criada com a saída de Ricardo Carvalho para o Real Madrid no Verão, altura em que o Chelsea também avançou para David Luiz.

O técnico do clube londrino é apreciador das características do camisola 23 encarnado e, apesar de saber que David Luiz não poderá jogar na Champions, contaria com o brasileiro para o ataque aos restantes troféus. Os responsáveis do gigante britânico mantêm boas relações com os seus homólogos da Catedral e, tal como O JOGO adiantou recentemente, David Luiz é um dos activos inseridos na política de desinvestimento da sociedade anónima para Janeiro. Com a revalidação do título bem mais complicada, os dirigentes encarnados não planeiam reforçar o plantel em grande na reabertura do mercado - a não ser através de parcerias, como pode acontecer no caso do argentino Funes Mori -, e a saída de um craque poderá ser uma realidade a breve trecho. Ainda assim, a venda de um destes activos será sempre por montantes avultados, no caso de David Luiz em torno dos referidos 30 milhões de euros.

Recorde-se que a SAD detém apenas 75 por cento do passe do central depois de já ter vendido 25 por cento ao Benfica Stars Fund por 4,5 milhões de euros. O jogador tem contrato até 2015 e está blindado por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Aumento congelado pela SAD mas saída está prometida
A SAD encarnada sentou-se à mesa com David Luiz no último mês de Julho, com o intuito de promover um aumento salarial ao jogador - na altura, este não colocou entraves ao acrescentar de mais um ano ao seu vínculo -, mas esta revisão acabou por ficar sem efeito. Tal como O JOGO adiantou oportunamente, o jogador não assinou qualquer novo contrato, mas, em contrapartida, tem a promessa de Luís Filipe Vieira de que não lhe serão cortadas as pernas no final da época, mediante a chegada de uma proposta considerável. Resta saber se o dito compromisso terá igualmente efeito já em Janeiro, pois o Chelsea promete atacar forte.

Uma temporada de menor fulgor competitivo

Esta temporada não tem sido fácil para David Luiz, mesmo depois de ter confirmado a sua presença na selecção brasileira. O central tem estado em bom plano na canarinha, ainda ontem foi titular no jogo com a Argentina, mas internamente não tem sido tão fulgurante e decisivo como em 2009/10. David Luiz teve um início de temporada desastroso, tendo-lhe sido atribuídas algumas responsabilidades nos golos sofridos pelas águias nos primeiros jogos do campeonato. Mais: as promessas de Luís Filipe Vieira e os constantes avanços e recuos em relação ao aumento de ordenado e à definição da sua situação no Benfica são apontados como factores desestabilizadores e com forte influência no seu rendimento no arranque da temporada. Portanto, não será pelo que tem visto esta época que Ancelotti irá atacar um dos mais valiosos activos do plantel encarnado.

De resto, a selecção brasileira tem sido mesmo um bom escape para o jogador, que ainda ontem, diante da Argentina, realizou um jogo tranquilo. Não foi pelo central benfiquista que a selecção de Mano Menezes perdeu a partida (ver mais noticiário na página 11). O camisola 23 cumpriu em Doha o seu 4º jogo ao serviço da selecção, e sempre como titular.
O Jogo 18 de Novembro de 2010

Sem comentários: