sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Notícias 2010/2011: David Luiz conquistou o Brasil

David Luiz conquistou o Brasil
David Luiz chegou à concentração da selecção do Brasil em Nova Iorque e começou por ser confundido com um basquetebolista, Anderson Varejão, seu compatriota, também dono de uma farta cabeleira encaracolada, que joga na NBA. Sinal claro do quão desconhecido era o central do Benfica no seu próprio país. Era. Aposta do novo seleccionador, Mano Menezes, para o particular da última madrugada com os Estados Unidos - vitória do escrete (2-0) -, David Luiz fez 90 minutos de classe, conquistando o próprio Mano Menezes.

"O que mais me agradou foi a personalidade dos meninos que estavam chegando. Fizeram na selecção o que fazem nos seus clubes no Brasil ou fora dele. Como no caso do David Luiz, que teve a sua carreira mesmo em Portugal", afirmou o seleccionador canarinho, a propósito do facto de David Luiz ter deixado o país com apenas 19 anos e uma breve passagem pelos seniores do Vitória da Bahia, na altura a disputar a Série C do futebol local.

A exibição do central encarnado, que fez dupla com Thiago Silva, do AC Milan, foi de resto tão categórica que até os comentadores de uma cadeia norte-americana que transmitia a partida em directo se mostravam impressionados - e surpreendidos. "Ele [David Luiz] actua em Portugal. Parece um júnior. Nunca tinha ouvido falar dele, mas é realmente muito bom jogador", afirmou mesmo um deles.

Já o sítio brasileiro "Globoesporte" destacou a forma serena como David Luiz se apresentou em campo, recorrendo inclusive a uma típica (e engraçada) expressão daquele país para descrever o seu comportamento durante os 90 minutos do triunfo sobre os Estados Unidos: "Debutando com a camisa da selecção, o atleta do Benfica evitou firulas e fez o estilo feijão com arroz." O que basicamente significa que David Luiz não inventou, procurando jogar simples e com eficácia.

O elogio mais inesperado chegou, no entanto, de… um piloto de automóveis. Giuliano Lossaco, brasileiro que compete na Stock Car, é fã de futebol e, antes do Mundial, até protagonizou um caso polémico quando, numa etapa daquela competição, resolveu pôr um autocolante no carro a apelar à chamada de Neymar, jovem craque do Santos que também se estreou na última madrugada. "A primeira impressão deixou a sensação de que essa molecada vai longe. Não apenas o Neymar, mas também o Ganso, o Pato e outros estreantes como o David Luiz. Jogaram um futebol de empolgar", vincou Lossaco, membro do exigente tribunal de 190 milhões de brasileiros que aprovou a estreia do central benfiquista.

"Renunciei a muita coisa para viver este sonho de menino"
Depois da estreia com a camisola do seu país, David Luiz lembrou que soube esperar pela sua vez. "Soube ver que havia jogadores à minha frente. Tive uma oportunidade e estou muito feliz por me estrear com o pé direito", confessou. "Bate a vontade de agradecer a Deus pelo sonho de menino. Renunciei a muita coisa na minha vida para viver esse sonho de defender o Brasil. É gratificante fazer parte de um grupo como este", frisou o central cuja naturalização, para jogar por Portugal, chegou a ser falada. 09

Seguir trilho de três históricos
Além de David Luiz e Luisão (esteve no Mundial da África do Sul, mas não fez parte desta primeira lista de Mano Menezes), o Benfica já teve mais três centrais no escrete. Três históricos que marcaram uma era na Luz: Ricardo Gomes, Mozer e Aldair. Este último vestiu mesmo a camisola do escrete em 93 ocasiões e participou em três Mundiais. Já Ricardo Gomes e Mozer jogaram o mesmo número de vezes pela canarinha (35), marcando presença no Mundial'90.

Ricardo Gomes
Estreou-se pelo escrete em 1984, mas uma lesão impediu-o de se afirmar e só mais tarde, já com as cores do Benfica, é que Ricardo Gomes se tornaria uma referência da selecção brasileira. Titular no Mundial de 1990, ano em que festejou a conquista da Copa América (e foi capitão de equipa na fase de qualificação), falharia o de 1994 devido a uma lesão contraída no último encontro de preparação. Na altura jogava pelo Paris Saint-Germain, mas ainda voltaria à Luz para uma derradeira temporada antes do final da carreira, com apenas 31 anos e 35 internacionalizações no currículo. Seguiu a carreira de treinador e até já se falou dele para o Benfica. Recentemente foi demitido do São Paulo.

Aldair
Passou brevemente pelo Benfica, cumprindo uma época antes de se transferir para o Roma. E foi precisamente no ano em que vestiu de encarnado (1989) que se estreou na selecção brasileira, cuja camisola envergou durante 11 épocas (até 2000). Aldair, que aos 44 anos... continua a jogar (no Murata, equipa de um amigo, em San Marino), terminou a carreira internacional depois de 93 jogos pelo escrete. E três presenças em Campeonatos do Mundo: Itália (onde Mozer também esteve), Estados Unidos e França. No primeiro era suplente e nem sequer foi utilizado, sendo que nos dois seguintes alcançou o estatuto de titular, primeiro ao lado de Márcio Santos e depois com Júnior Baiano.

Mozer
Internacional brasileiro desde os 23 anos, quando ainda representava o Flamengo, manteve o estatuto durante a suas duas passagens pelo Benfica - pelo meio, representou do Marselha. Mozer participou mesmo no Campeonato do Mundo de 1990, na Itália, iniciando a prova como titular, sendo na altura jogador dos franceses. Já não foi ao Mundial seguinte, em 1994, nos Estados Unidos, mas apenas devido a lesão. Ao todo, vestiu a camisola do escrete em 35 ocasiões. Depois de pendurar as chuteiras enveredou pela carreira de treinador, tendo em 2007 levado o Interclube de Luanda à conquista inédita do Girabola. Posteriormente, também já orientou o Raja Casablanca, de Marrocos.

Chelsea disposto a oferecer M€ 30
Apenas algumas horas depois de vestir pela primeira vez a camisola da selecção do Brasil, David Luiz voltou a ser apontado como possível reforço de um colosso europeu, sendo que desta vez o interessado é o Chelsea. De acordo com a edição de ontem do jornal inglês "Daily Mail", o poderoso clube de Londres deseja o central encarnado para o lugar deixado em aberto por Ricardo Carvalho (saiu para o Real Madrid) e está na disposição de fazer ao Benfica uma proposta de 30 milhões de euros.

Por esse valor, é certo, no entanto, que a SAD encarnada não aceitará desfazer-se daquele que é neste momento o seu melhor e mais cotado activo. Mesmo que mudem de ideias e não mantenham a intransigência de só vender o futebolista brasileiro pelo valor inscrito na sua cláusula de rescisão (M€ 50), os dirigentes dos campeões nacionais não cederão a uma proposta dessa ordem, até porque já rejeitaram uma semelhante dos também ingleses do Manchester City, que mesmo assim ainda alimenta o sonho de o contratar. Assim, o Chelsea só poderá ter sucesso nesta investida se subir a parada - e propor pagamentos em função de objectivos, como no caso de Di María, seria hipótese. Sabe-se que, depois das loucuras iniciais, o clube de Roman Abramovich optou por uma política de contenção, mas um jogador como David Luiz, de apenas 23 anos, resolveria a sucessão do trintão Ricardo Carvalho e seria uma certeza para o futuro. Além disso, os blues conseguiriam antecipar-se à vasta concorrência.

Salário melhorado
Luís Filipe Vieira aceitou aumentar o salário de David Luiz para patamares bem mais elevados. Foi um prémio, porque o central brasileiro estava longe do grupo dos jogadores mais bem pagos do clube, mas também uma forma de o manter satisfeito na Luz - é que as ofertas de emblemas como o Manchester City contemplavam ordenados milionários. Esta será, aliás, a segunda revisão salarial que o Benfica fará a David Luiz, que já no ano passado ficara a ganhar mais depois de ter renovado contrato com os encarnados (por mais duas épocas, até 2015).

1 comentário:

Anónimo disse...

es grande david!!.... =D
Dlsempre* <3

by:Natacha