David perde o ponto de equilíbrio mas o colectivo é uma boa muleta
David Luiz não vai ter Luisão a seu lado no encontro de amanhã à noite com a Naval. A dupla que tanto sucesso tem feito esta temporada irá ser desfeita devido à contractura no gémeo esquerdo sofrida pelo camisola 4 no encontro com o Liverpool. Dos 44 desafios disputados até ao momento pela equipa, 34 tiveram esta dupla no centro da defesa. Diz-se que o rendimento do jovem central subiu em flecha esta época por causa de Luisão; será esta versão a mais correcta?
De acordo com Pedro Henriques, antigo defesa do Benfica e actual comentador da Sport TV, os dois jogadores funcionam tão bem ao lado um do outro porque se complementam: Luisão dá a ponderação e a maior experiência, David Luiz a rapidez e a agressividade. "O Luisão beneficia da presença do David Luiz a seu lado, e inversamente, porque cada um compensa as lacunas do outro", defende.
Mas sobre o sucesso desta dupla, Pedro Henriques defende também que "tanto o Luisão como o David Luiz têm beneficiado muito da forma como o Jorge Jesus colocou a equipa a jogar". "Esta época pode-se dizer que o Benfica defende de forma competente e organizada", afirma. "Se a equipa pressiona bem na frente e no meio campo, o trabalho dos defesas também fica facilitado. Os jogadores não são apanhados tantas vezes em desequilíbrios e erram menos", analisa.
Por isso, o comentador acha que David Luiz não se vai ressentir da falta do companheiro no encontro de amanhã. "Se a equipa entrar sem medo, como tem feito, penso que a ausência do Luisão não se notará", afirmou, considerando que Sidnei é a melhor opção para ocupar o lugar do camisola 4.
"Com o Jorge Jesus no comando da equipa, o trabalho dos defesas-centrais é valorizado, pois a equipa apresenta uma excelente dinâmica e mentalidade", considera.
"Eu não achava que o Luisão fosse um jogador de selecção brasileira, mas com o que tem feito esta época, já acho que faz sentido", acrescenta, considerando nesta altura que o capitão das águias "merece inteiramente a presença no Mundial da África do Sul". "O Luisão é um central de bom nível, marca bem os adversários, tem qualidade no jogo aéreo, não inventa muito nem comete muitas faltas, ao contrário do David Luiz, que às vezes se excede", sustenta. Luisão não jogou apenas cinco partidas esta época, três das quais devido a uma apendicite, e das 39 em que alinhou, em apenas quatro não teve David Luiz como companhia.
Jogos sem Luisão:
Liga: Sporting 0-0 (f) Sidnei-David Luiz
Taça de Portugal:Monsanto 0-6 (f) Sidnei-David Luiz e Guimarães 0-1 (c) Sidnei-David Luiz
Liga Europa: BATE 1-2 (f) Miguel Vítor-David Luiz e AEK 2-1 (c) Roderick-Miguel Vítor
O Jogo 4 de Abril de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário