sexta-feira, 2 de abril de 2010

Noticia Falsa:Noticia do Record sobre o David Luiz é falsa.(Hoje é dia 1 de Abril - Dia das Mentiras) - actualizado com a confirmação da mentira

David Luiz no Mundial a pedido de Queiroz
GOVERNO ABRE EXCEPÇÃO
O secretário de Estado, Laurentino Dias, comunicou ontem (dia de aniversário da Federação Portuguesa de Futebol) a Gilberto Madaíl que o Governo criou um regime de exceção na Lei que regulamenta os processos de naturalização, no sentido de permitir que o central David Luiz possa ser utilizado como jogador português já no Mundial da África do Sul.

Foi Carlos Queiroz quem, em Dezembro, confrontou Madaíl com esta possibilidade, após a lesão de Pepe. Obtida a concordância do brasileiro benfiquista (Rui Costa teve um papel decisivo) a questão foi colocada a Laurentino Dias. Pela nova lei (a publicar em breve), um cidadão com 3 anos (e não 6) de residência em Portugal poderá naturalizar-se, se tal for relevante para o país.
Record 1 de Abril de 2010

David Luiz - Mentira mundial
RECORD FEZ FUROR NO DIA 1 DE ABRIL
A tradicional mentira do 1 de abril do nosso jornal fez furor este ano. A "notícia" inventada de que o Governo português iria abrir uma exceção para que David Luiz, central do Benfica, fosse naturalizado para representar a Seleção Nacional motivou o interesse da imprensa estrangeira, principalmente a brasileira, que a divulgou certamente sem olhar para o calendário.

"Portugal pode mudar lei para ter mais um brasileiro naturalizado na seleção" foi a manchete do Globoesporte.com, contando a história do defesa-central benfiquista, de 22 anos, desde que chegou ao futebol português.

A história inventada por Record foi de tal forma credível que não suscitou a menor desconfiança por parte da imprensa internacional: o regime de exceção que o Governo português iria criar na lei que regulamenta os processos de naturalização, alterando de 6 para 3 anos o tempo suficiente para que um cidadão residente pudesse naturalizar-se, se tal fosse relevante para o país, foi de tal forma uma ideia credível que a notícia foi divulgada pelo Mundo inteiro.

O facto de Portugal já ter três futebolistas brasileiros naturalizados - Deco, Pepe e Liedson - motivou a crença, essencialmente, do povo brasileiro, que conhece o sucesso de David Luiz em Portugal e a cobiça que o central tem motivado em clubes como Real Madrid, Barcelona ou Chelsea.

Inclusivamente, houve vários jornalistas brasileiros a tentar contactar a Federação Portuguesa de Futebol e também o selecionador Carlos Queiroz para perceber se a presumível ideia do técnico português, de 57 anos, podia ter pés para andar. O jornal Record recebeu inclusivamente telefonemas de alguns meios de comunicação do Brasil para saber mais pormenores relativos a uma notícia que, afinal, não tinha fundamento porque se tratava de uma mentira.

Record 2 de Abril de 2010

2 comentários:

Anónimo disse...

LOL...o recoreco é mta burro

Anónimo disse...

como é que sabem que é falsa?