sábado, 12 de dezembro de 2009

Opiniões: Carlos Mozer no DN Desporto do dia 12 de Dezembro de 09


Carlos Mozer

Carlos Mozer aconselha David Luiz a ter calma

Tocou o alarme na Luz para David Luiz. O brasileiro está a um cartão amarelo de completar uma série de cinco e ter de cumprir castigo. Por isso mesmo, na partida desta noite (21.15, Sport TV1) em Olhão todos os olhos vão estar em cima do defesa, pois nova admoestação tira-o do clássico do próximo fim-de-semana com o FC Porto. Carlos Mozer, antigo central do Benfica, lembra-se de várias situações do género com que teve de lidar na sua carreira e, por isso, aconselha o número 23 encarnado a "ter atenção" e a "jogar concentrado" frente ao Olhanense. "Quando os adversários estiverem de costas para a baliza não há necessidade de atropelá-los", avisou o actual treinador do Raja Casablanca, de Marrocos.

Pela experiência de uma carreira profissional de 16 anos, Mozer considera que os companheiros podem ser importantes para ajudar David Luiz. "Se a equipa conseguir controlar o jogo, as coisas ficam mais fáceis para ele. Mas se, ao contrário, a defesa do Benfica tiver muito trabalho, é óbvio, que ele vai correr riscos", explica o antigo internacional canarinho que olha para David Luiz com admiração. "Se eu tivesse tido a técnica dele, teria sido muito melhor jogador", deixa escapar, aproveitando para defender o compatriota dos críticos: "Ele é duro, mas não é maldoso e respeita os adversários. Faz faltas devido a uns agarrões, mas não dá pontapés à maluca."

Carlos Mozer acredita que o treinador Jorge Jesus "já o deve ter alertado" para o perigo que corre, mas colocando-se na pele do técnico assume que "talvez poupasse David Luiz" esta noite, embora ressalve que "dependeria se Sidnei e Miguel Vítor estivessem bem".

O facto de o Olhanense ter muitos jogadores emprestados pelo FC Porto não terá, para Mozer, influência na forma como decorrerá a partida. "Acho que eles não vão provocar o David Luiz para o fazer falhar o clássico", sublinhou, convicto, defendendo que o treinador Jorge Costa "não estará preocupado com isso, mas sim com a necessidade de conquistar pontos frente ao Benfica". O antigo jogador acredita mesmo que a situação complicada por que os algarvios passam na classificação joga a favor de David Luiz. "Eles vão pensar em ganhar e não em provocar os adversários", concluiu.
DN Desporto 12 de Dezembro de 09

1 comentário:

Pena Escarlate disse...

A opinião da experiência e de quem sabe de futebol. Estou de acordo.

Incluo Mozer, no lote dos quatro melhores defesas-centrais de sempre que jogaram no clube, a par de Germano, Humberto Coelho e Ricardo Gomes. Também como treinador, tem realizado um excelente trabalho noutros países.

Para quando o seu regresso ao GLORIOSO ?

Um abraço para o José Carlos.