terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Notícias 09/2010: Jornais desportivos portugueses falam (novamente) do interesse do Real Madrid no David Luiz

David Luiz: 50 milhões ou nada
ENCARNADOS SÓ VENDEM AO REAL MADRID SE FOREM OBRIGADOS
O Benfica só admite vender David Luiz ao Real Madrid, no mês de janeiro, se for obrigado, ou seja, ao abrigo da cláusula de rescisão do jogador, fixada nos 50 milhões de euros. No dia de ontem, o diário desportivo espanhol "Marca" fazia manchete com o interesse do Real Madrid no central benfiquista, salientando que para FlorentinoPérez (presidente) e JorgeValdano (diretor-desportivo) o camisola 23 benfiquista e o lateral-esquerdo do Fenerbahçe André Santos eram as únicas opções dos merengues para suprir a longa ausência de Pepe por lesão.

Contudo, a intransigência da SAD benfiquista em negociar o passe do defesa canarinho e o elevado preço previsto na referida cláusula, levam a que o RealMadrid considere o jogador inacessível, pelo menos para a reabertura do mercado de transferências em janeiro.

Contudo, dadas as boas relações entre os dois emblemas - bem patentes nas recentes transferências de Javi García e Saviola para a Luz no último verão - é crível que o negócio não morra por aqui. Os responsáveis madridistas olham para David Luiz como um valor de futuro seguro e devem voltar à carga no final da corrente temporada, altura em que os encarnados admitem negociar a saída do defesa-central, com contrapartidas financeiras nunca abaixo dos 30 milhões de euros. Lembre-se que o passe do jogador pode sofrer ainda uma significativa valorização caso David Luiz entre nos planos de Carlos Dunga para oCampeonato do Mundo a realizar na África do Sul.

Jogador sem pressa em sair
A par do interesse do Real Madrid, bem como de outros grandes clubes europeus, David Luiz não mostra pressa em sair, até porque entende que deve manifestar "gratidão" a quem apostou nele, nomeadamente Rui Costa que este ano lhe deu a braçadeira de capitão logo atrás de Nuno Gomes e Luisão.

Refira-se que por diversas vezes, o central assegurou que só aceitaria sair depois de ser campeão pelo Benfica, numa quase "jura de fidelidade" aos adeptos encarnados. Também as condições salariais de David Luiz já foram revistas pela SAD benfiquista quando recentemente lhe renovou o vínculo contratual até 2015 com a segunda cláusula mais alta do plantel, logo atrás de Óscar Cardozo (60 milhões). No verão, o negócio volta à mesa.
Record 29 de Dezembro de 09

Real quer levar David Luiz
O Real Madrid, seguindo indicações do director-geral Jorge Valdano, elegeu David Luiz como um dos potenciais alvos a atacar no mercado de Janeiro, em virtude da grave lesão de Pepe. Ontem, o diário espanhol "Marca" até dava honras de primeira página ao central encarnado, garantindo que este está muito bem cotado entre os responsáveis madrilenos. O interesse dos merengues no camisola 23 é real, mas o negócio - pelo menos neste mercado de Inverno - é pouco viável. Afinal, ao que O JOGO apurou, a SAD benfiquista recusou recentemente uma proposta de 25 milhões de euros e mais um jogador pelo passe do jovem defesa. O remetente foi o Zenit, da Rússia, que há pouco tempo apresentou o italiano Luciano Spalletti como novo treinador.

Spalletti é admirador das características de David Luiz e de pronto deu a sua anuência ao avanço pelo jogador, mas da Luz chegou resposta pronta: quem quiser levar o habitual companheiro de Luisão já em Janeiro terá de bater... 40 milhões de euros, menos dez do que os estipulados na cláusula de rescisão do jogador. E é aqui que os desejos do emblema encabeçado por Florentino Pérez deverão emperrar. Ao que foi possível apurar, nem o clube da capital espanhola estará disposto a abrir mão de quantias sequer perto destes 40 milhões, nem os responsáveis benfiquistas aceitam negociar o passe do central por valores inferiores. Isto porque David Luiz é tido como peça fundamental no xadrez comandado por Jorge Jesus, e o presidente Luís Filipe Vieira não pondera sequer ver-se livre de nenhum jogador importante na manobra da equipa a meio da temporada.

No final da época, todavia, o cenário poderá ser bem diferente. Genuíno que é o interesse do clube de Madrid, os responsáveis espanhóis já deverão estar bem mais dispostos a abrir os cordões à bolsa para garantir o talento encarnado.

A ter sempre em conta em qualquer negociação por David Luiz está igualmente o Benfica Stars Fund - o fundo comprou 25 por cento do passe do jogador por 4,5 milhões de euros, pelo que este foi avaliado num total de 18 milhões. Existe um valor de referência a partir do qual o dito fundo poderá obrigar a SAD encarnada a vender o jogador e que é encontrado, sensivelmente, entre o valor da cláusula de rescisão (50 milhões) e os 18 da "avaliação". Neste caso, só por montantes sempre superiores a 30 milhões de euros o Benfica Stars Fund poderá forçar a transferência. Além disso, caso a SAD não pretenda negociar o jogador, poderá (re)comprar os 25 por cento do passe, mas já tendo por base o valor da proposta milionária.
O Jogo 29 de Dezembro de 09

Sem comentários: