SAD tem o somatório mais elevado de cláusulas de rescisão em Portugal, no valor de 445 milhões de euros. Sete das 10 mais altas são encarnadas.
O que isto significa?
É uma realidade à qual não se pode dar a volta, os românticos perderam a guerra: o futebol é cada vez mais negócio e quem não de adapta é excluído. No caso dos maiores clubes portugueses, há muito que se moldaram aos novos tempos. O valor nominal das transacções é feito ou projectado em milhões. E no caso do Benfica, essencialmente nos últimos oito anos, a partir do momento em que Luís Filipe Vieira foi contratar Simão Sabrosa ao Barcelona a troco de 12 milhões de euros.
A SAD encarnada é, neste momento, a sociedade desportiva com a blindagem mais elevada do seu plantel, através das cláusulas de rescisão. No levantamento feito pelo site da especialidade Futebol Finance, as águias têm sete das 10 mais altas cláusulas do futebol português, num top 10 dominado exclusivamente por Benfica e FC Porto [ver quadro]. Na tabela, os encarnados dominam da segunda à oitava posição (a cláusula de Hulk é a mais elevada, com 100 milhões) e três dos sete jogadores vieram apenas neste defeso (Ramires, Saviola e Javi García). À excepção de Makukula (que não pertence ao plantel actual), os atletas do top 10 têm idades inferiores a 25 anos.
--------------------------------------------
Maior margem negocial
Somando todas as cláusulas de rescisão relevantes, pode dizer-se que o plantel está blindado em 445 milhões de euros (FC Porto, 325 milhões; Sporting, 197,5 milhões). Isto não significa, porém, que tenha esse valor de mercado, pois as cláusulas servem apenas para proteger aqueles que detêm os passes dos jogadores. Basta recordar o caso de Luisão: no último defeso foram várias as investidas de clubes estrangeiros em torno do internacional brasileiro. O Everton (adversário na fase de grupos na Liga Europa), por exemplo, chegou a apresentar uma proposta de 12 milhões, mas aí Luís Filipe Vieira jogou com as suas armas: ou alguém pagava os 20 milhões da sua cláusula de rescisão ou nada feito. Nada se fez, bem pelo contrário: o central está na iminência de renovar contrato e pode ver a sua cláusula subir.
A Bola 8 de Outubro de 09

Sem comentários:
Enviar um comentário