Jóias da Luz podem valer 100 milhões
O Benfica tem em David Luiz, Ramires e Di María uma verdadeira mina de ouro. As três jovens promessas dos encarnados podem render perto de cem milhões de euros aos cofres da Luz. Esta é a ideia de Kia Joorabchian, empresário ligado a alguns dos negócios mais importantes no mundo do futebol, que avalia cada um dos futebolistas do emblema encarnado "entre 25 a 35 milhões de euros".
Antigo líder do MSI (Media Sports Investments), fundo de investimento que chegou a ter uma parceria com o Corinthians, Joorabchian confessa ser um grande admirador das qualidades dos três jogadores benfiquistas, frisando a O JOGO que qualquer um deles tem "grande talento".
...
Se Angelito merece elogios de Kia Joorabchian, David Luiz não lhe fica atrás. Para o agente de jogadores, o defesa brasileiro, cuja cláusula de rescisão é de 50 milhões de euros, é "um grande craque". Lembrando a "falta de centrais de qualidade no mercado", considera por isso que "pode valer até mais do que Di María": "O Manchester City teve de pagar 24 milhões de euros por Lescott e o Real Madrid pagou 30 por Pepe. Em Inglaterra, por exemplo, o Arsenal não tem um central muito forte…"
"O David Luiz é jovem, muito forte e tem todo o potencial do mundo, e o facto de poder jogar como lateral é mais uma vantagem", sublinha, dirigindo também elogios a Ramires, contratado este ano pelo clube da Luz e que está seguro por 30 milhões. "É um jogador que pode actuar no centro, na direita, com responsabilidades defensivas ou ofensivas e que aos 22 anos já faz parte das opções da selecção brasileira." Como tal, admite que o camisola 8 da Luz "até está numa posição superior a David Luiz e Di María. Por isso, nesta altura vale tanto ou mais do que eles".
Kia Joorabchian não tem dúvidas em apontar Espanha e Inglaterra como os "mercados mais fortes", considerando, desta forma, que o futuro dos três jogadores deve passar por um clube destes países: "Se olharmos para o que gastaram, vemos que foram verbas bastante superiores às do resto da Europa. Há muitas equipas com poder negocial." Em Itália, frisa que "só o Inter, o AC Milan e talvez a Juventus" poderão ter capacidade financeira para seduzir o Benfica a vender os seus craques.
Admitindo que os jogadores "podem sair já em Janeiro", o empresário frisa, porém, que "o cenário provável é surgirem propostas que os possam fazer sair apenas no próximo ano".
----------------------------------------------------------------------------------
60 milhões por três jogadores
Em entrevista a O JOGO, publicada a 17 de Junho, Domingos Soares Oliveira admitia que o clube da Luz tinha propostas para "fazer 60 milhões de euros com três jogadores". Destacando que o plantel, no seu conjunto, estava na altura "valorizado em 60 milhões de euros", o administrador da SAD fazia questão de frisar: "Temos muitos jogadores que ao fim de um ano estão valorizados em mais cem, 200 ou até 500 por cento. Por exemplo, o Urreta, o Di María ou o David Luiz entraram com um determinado valor e hoje têm uma cotação que multiplicou por muito esse valor."
----------------------------------------------------------------------------------
Empresários italianos mais comedidos na avaliação
Ao contrário do que sucede com Kia Joorabchian, os empresários italianos são mais comedidos na avaliação aos craques encarnados, num claro sinal da actual fraqueza financeira que existe em terras transalpinas.
...
Giovanni Branchini, que conhece também o mercado luso, dúvida que algum clube pague, por David Luiz, Di María ou Ramires, "um valor perto das suas cláusulas", frisando que "tudo depende da forma dos jogadores e do poderio dos clubes que os pretenderem", fazendo ainda um reparo a Di María: "Não é um jogador para qualquer equipa, é preciso encontrar um treinador que goste dele."
O Jogo 9 de Setembro de 09
Sem comentários:
Enviar um comentário