David Luiz até devia marcar livres directos!
Uma, duas, três tentativas ao mesmo estilo e, na Choupana, nenhuma bola disparada por David Luiz se anichou no fundo das redes à guarda de Bracalli. O golo festejado contra o Marítimo, na penúltima jornada do Campeonato, foi apenas o exemplo de um desfecho para uma aposta do camisola 23, tantas vezes agora repetida pelo jogador contratado ao Vitória da Bahia. A adaptação à lateral-esquerda tem reforçado a propensão de David Luiz para o ataque, a mesma que o jovem já tem desde pequeno. "Ele gosta muito de subir no terreno. O que tem mostrado nestes últimos jogos só expressa que ele pode até jogar como ala, porque ele é do tipo que vai para cima do adversário e remata forte. Aliás, sempre que falo com ele digo-lhe: 'Não sei porque não marcas os livres também!'. Digo-lhe que tem de ter mais confiança e rematar mais de longe, tal como tem feito nos últimos jogos", sublinha o padrinho do jogador, Til Peixoto, em declarações a O JOGO.
De resto, Quique Flores também tem dado indicações expressas a David Luiz para subir, tentar diagonais e tentar a sua sorte. "O treinador fala com ele e, naturalmente, tem de extrair tudo o que um jogador tem de melhor. No Brasil, ele sempre mostrou que remata bem e Quique Flores também o sabe, por isso deve ter dado indicações nesse sentido. O David é muito bom ofensivamente", concretiza Til Peixoto.
E quem descobriu o central para o desporto-rei garante que David Luiz só quer ver na Luz uma formação à imagem do próprio clube. "Por vezes, ele sente-se um pouco chateado por ver que a equipa não está a corresponder às exigências", remata.
------------------------------------------------------------------------------------------------
E porque não acabar a carreira na Luz?
David Luiz tem apenas 22 anos e ainda uma longa carreira pela frente, mas Til Peixoto não tem dúvidas em aconselhar o jogador a ficar na Luz... indefinidamente. Isto, claro, se for para abrilhantar o percurso com títulos e muita festa. A favor dos encarnados, já está o amor do internacional sub-20 canarinho pelo clube. "Saída? Por mim, gostaria de vê-lo sempre no Benfica. Aprendi a gostar do clube, a ser adepto, e ele também. Está muito feliz aí. Podia fazer toda a carreira no Benfica, mas a conquistar títulos", concretiza.
------------------------------------------------------------------------------------------------
(Opinião)Álvaro Magalhães -"Rendimento elevadíssimo"
Lateral-esquerdo de referência na Luz durante a década de 80, Álvaro Magalhães tem acompanhado com bons olhos a evolução de David Luiz de águia ao peito. "É um jogador polivalente. A meu ver, um belíssimo central. Nos últimos jogos, mesmo adaptado, tem tido rendimentos elevadíssimos. Remata bem com o pé direito quando faz as diagonais para o centro do terreno. Em termos defensivos perde-se um pouco mais em termos de posicionamento, mas é normal, tendo em conta que tem vindo agora a ganhar rotinas", analisa.
O adjunto de Giovanni Trapattoni no ano do último título benfiquista (2004/05) sublinha mesmo que o atrevimento do camisola 23 pode render muitos golos. "Ele tem vindo a ganhar confiança para subir no terreno e, com as devidas compensações, é mais fácil. Depois, é inteligente quando tenta ir para o meio e rematar. Daquela zona, podem fazer-se muitos golos", concretiza.
Álvaro Magalhães esclarece que, "para lateral-esquerdo, falta um pouco de velocidade" a David Luiz, mas recorda que, "aos poucos, ele vai-se tornando um jogador diferente".
Certo, é que o internacional sub-20 canarinho "terá de voltar à sua posição de origem". "É um excelente central", dispara.
O Jogo 4 de Maio de 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário