David luiz está de volta
Não jogava há nove meses
Última aparição em jogos oficiais foi a 14 de Fevereiro, frente ao Nuremberga
Fran Escribá sublinha «alegria»
Parece ter terminado a travessia do deserto para David Luiz. Nove meses depois da última presença em jogos oficiais, o central brasileiro de 21 anos volta a integrar uma convocatória, depois de, na passada quarta-feira, ter actuado na Liga Intercalar, frente ao Torreense, para ganhar ritmo competitivo. Esta noite, diante do Desp. Aves, vai começar no banco de suplentes, mas, consoante as incidências da partida, poderá ser lançado no jogo.
David Luiz lesionou-se no dia 26 de Janeiro, na vitória do Benfica em Guimarães (3-1), para a Liga. Ainda jogou um minuto frente ao Paços de Ferreira, para a Taça de Portugal, na Luz (4-1), a 10 de Fevereiro, e, por último, seis minutos contra o Nuremberga, na Taça UEFA, novamente na Luz (1-0), a 14 de Fevereiro, mas acabaria por ter de ser operado ao quinto metatarso do pé direito, no final de Março, hipotecando assim o final da temporada 2007/08, os Jogos Olímpicos, pela selecção do Brasil, e o arranque de 2008/09.
Na pré-temporada já se apresentava plenamente recuperado da intervenção cirúrgica, mas o elevado tempo de paragem gerou oxidação e vários problemas musculares. Ainda actuou alguns minutos no particular com o Inter de Milão, no Estádio da Luz, referente à primeira edição da Eusébio Cup, mas foi acto isolado.
Desta feita, depois de um trabalho específico muito rigoroso, prevê-se um regresso pela certa, sem mais recuos, embora o historial clínico de David Luiz obrigue as equipas técnica e médica a gerirem com máxima cautela, de forma progressiva, o regresso do jovem à competição.
Elogios de Fran Escribá
O treinador adjunto do Benfica, Fran Escriba, ontem porta-voz da equipa técnica na habitual conferência de antevisão dos jogos, sublinhou a alegria pelo regresso de David Luiz à lista de eleitos e deixou mesmo a porta aberta à utilização do central durante alguns minutos, esta noite. Ainda assim, lembrou que é preciso ter alguma calma, para já.
«É uma alegria muito grande ter David Luiz convocado outra vez. Para nós é muito importante, pois pensamos que é um jogador extraordinário para o Benfica, mas devemos ter calma. Foram muitos meses sem jogar, temos de ter calma com ele. Está na convocatória, por isso pode jogar», admitiu. Recorde-se que também Quique Flores já elogiou publicamente as qualidades do central.
Pai acredita num regresso forte
Os pais de David Luiz também sofreram com o angustiante período de nove meses em que David Luiz esteve afastado da competição. E ainda com o agravante da distância, pois residem no Brasil, no estado de S. Paulo. Foi o nosso jornal quem deu ao pai do jogador, Ladislau Marinho, a notícia da convocatória de David Luiz para o jogo deste noite, com o Desp. Aves, para a Taça de Portugal.
«Ainda não sabia, mas fico muito feliz e vou desejar-lhe boa sorte. Passou por um momento muito difícil, mas tudo na vida tem um sentido, uma razão. Não tenho dúvidas de que vai voltar mais forte. Sabe onde quer chegar e nunca desiste, tem muita força em termos psicológicos. Ao longo de todo este tempo soube lidar com a situação sem baixar a cabeça, sem se resignar, sem deixar de lutar. Acredito que Deus tem um bom caminho reservado para ele», expressou.
'Protegido' de Quique Flores
Qualidade demonstrada e cláusula de rescisão de 50 milhões provam importância do central
David Luiz chegou ao Benfica pela mão do empresário brasileiro Giuliano Bertolucci (que também representa Luisão), em cima do encerramento do mercado de transferências, em Janeiro de 2007. Com alguma sorte, beneficiando de lesões de companheiros, acabou por ascender à titularidade, condição que não mais perdeu enquanto teve saúde. Depois, sucessivas lesões, primeiro traumáticas, depois musculares, acabaram por impedi-lo de competir e confirmar a elevada cotação. O Benfica fez-lhe um novo contrato, fixou a sua cláusula de rescisão em 50 milhões de euros, a mais alta do plantel, a par de Óscar Cardozo, e dessa forma segurou um jogador que considera fundamental. Fernando Santos e José Antonio Camacho nunca esconderam a admiração pelo futebolista, mas tem sido Quique Flores o mais expansivo nos elogios. «David Luiz tem nível mundial», disse o técnico espanhol, em entrevista a A BOLA, em Setembro passado. E foi notória a sua protecção ao futebolista quando recentemente o recebeu no relvado, após longa lesão.

A Bola 10 de Novembro de 08
1 comentário:
k voltes xeia de força :):):) estou teu lado FORÇA!!!!
SLB
Vermelhinha
Enviar um comentário