sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Notícias 08/09: David Luiz de Volta!


Foto: Record/Pedro Ferreira

David Luiz pronto para defesa em linha

Quique não dá tréguas aos defesas e ensaiou estratégia da defesa em linha Reyes entusiasma Cardozo também marcou e empolgou os adeptos presentes no Seixal
MOSTROU a Quique que pode confiar nele para defrontar, já o Inter de Milão, e até de início. O jovem central brasileiro David Luiz arrancou palmas às cerca de oito centenas de adeptos encarnados que presenciaram o longo e puxado treino matinal de ontem, realizado no Caixa Futebol Campus. Durante um dos jogos de ocasião, com cinco atacantes para três defesas, incorporado na ofensiva, marcou um dos mais vistosos golos. Na sua posição natural, alguns cortes e antecipações demonstraram que as faculdades que o notabilizaram antes da cirurgia e prolongada recuperação estão intactas. Não estranhou, por isso, que o treinador o tivesse incorporado, já na parte final de uma sessão que se prolongou por hora e meia, entre relvado e corrida (antecedido de 45 minutos no ginásio!), num quarteto defensivo que deverá ser o utilizado diante do campeão italiano, amanhã à noite, na Luz, na Eusébio Cup: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Léo foram chamados a tentar interceptar ofensivas. Miguel Vítor, Katsouranis, Sidnei, Edcarlos, Nélson e Jorge Ribeiro também foram chamados a teste, depois, mas os eleitos devem ser os três brasileiros e o uruguaio. Neste particular, de referir que Quique voltou a insistir na defesa em linha, uma estratégia que o Benfica não utiliza desde a passagem de Graeme Souness pela casa encarnada.
A Bola 14 de Agosto de 08

Beijo da sorte
RUI COSTA CUMPRIMENTOU DAVID LUIZ
Um gesto significativo quanto à importância do total restabelecimento de David Luiz para as aspirações do Benfica nesta temporada. Ontem à tarde, assim que Quique Flores deu por finda a sessão de trabalho, Rui Costa entrou no relvado, dirigiu-se ao jovem central, sorriu e cumprimentou-o com um beijo.

Um beijo não da morte mas certamente da sorte, segundos depois do internacional brasileiro ter cumprido na íntegra os exercícios prescritos pelo treinador espanhol, alinhando durante a totalidade do treino de conjunto ao lado de Luisão no eixo do sector defensivo. Katsouranis, esse, foi empurrado para a posição original, ou seja, o meio-campo, aí evoluindo ora ao lado de Fellipe Bastos, ora de Binya.

Muito participativo, o grego poderá, assim, ter dado um passo decisivo em direcção ao posto específico que deverá ser finalmente o dele nesta época.

Esta não foi a primeira vez que David Luiz participou na totalidade de um treino. O mesmo sucedera a 1 de Agosto, por ocasião do estágio em Óbidos, mas o certo é que na sequência dessa sessão o jogador foi obrigado a abrandar novamente o ritmo devido unicamente a dores musculares, situação perfeitamente natural se levarmos em consideração a longa paragem.

Pela alegria que irradiava ontem à tarde, David Luiz parece ter ultrapassado essa etapa, preparando-se para assumir o protagonismo perdido por causa da lesão no pé.

O regresso à titularidade não deverá, no entanto, ocorrer já nesta sexta-feira, frente ao poderoso Inter de Milão, pois o jogo será altamente competitivo e, por conseguinte, contra-indicado para quem não joga desde 10 de Fevereiro, dia em que disputou somente dois minutos ante o P. Ferreira.
Record 14 de Agosto de 08

Já está de volta o menino do patrão
David Luiz está pronto para enfrentar a alta competição. Não a tempo inteiro, mas, pelo menos durante alguns minutos, deve alinhar frente ao Inter de Milão, amanhã, na Luz.

Faz hoje precisamente seis meses que o central competiu pela última vez. Foi após um Benfica-Nuremberga, a 14 de Fevereiro, que se dirigiu de novo à sala de operações, para tentar debelar uma lesão no pé direito. Agora, tudo estará ultrapassado. A integração em competição terá que ser gradual. Alguns minutos contra o Inter, outros tantos nos jogos seguintes e, finalmente, após quatro ou cinco partidas incompletas, pode pensar em alinhar os 90 minutos. Apesar de não sentir dores, não está ainda muscularmente preparado para um jogo inteiro.

A evolução do central tem sido acompanhada de perto por Rui Costa, particular admirador das suas características. O "patrão" do futebol encarnado seguiu sempre o caso de muito perto, inclusive quando, ainda jogador, soube que ia ser director-desportivo. E uma das primeiras medidas que Rui Costa tomou em relação ao defesa teve a ver com o período de férias. Apesar da recuperação exigir uma programação intensa, seguida à risca, Rui libertou o atleta para um curto período de férias em Salvador da Baía, junto dos familiares, mas pediu-lhe também que regressasse a Lisboa rapidamente, pois era considerado um jogador muito importante para a equipa. A O JOGO, Til Peixoto, padrinho do jogador, confirmou isso mesmo. "O Rui Costa teve uma atitude maravilhosa em deixá-lo vir uma semana ao Brasil. O David cuidou-se muito no tempo em que esteve aqui e elogiou muito o Rui Costa por essa atitude", disse. A relação entre ambos, se já era intensa, ficou ainda mais fortalecida. E mais do que ninguém, Rui Costa está contente pela recuperação. Quique também, claro e, ontem, num treino em que o central até marcou um golo, ensaiou-o ao lado de Luisão. Mais um sinal de que conta com ele para formar uma superequipa.
O Jogo 14 de Agosto 08

Sem comentários: