quinta-feira, 25 de março de 2010

Opiniões: Manuel Tavares escreve sobre o David Luiz

O Benfica de David Luiz por MANUEL TAVARES
O Benfica de Jorge Jesus é uma equipa de sucesso por variadíssimas razões, incluindo o espírito do treinador. Mas com base no que fez ao ainda tetracampeão, atrevo-me a sublinhar uma das razões elevando-a à condição de principal: o futebol positivo dos seus defesas. Para melhor situar a questão, talvez valha a pena trazer à memória um lance em que o central David Luiz surgiu pelo flanco esquerdo, na boca da grande área do FC Porto, a ganhar uma bola com um toque de calcanhar e a finalizar o lance com um pontapé fortíssimo que errou o alvo por muito pouco.

Claro que este Benfica também atira a bola para a bancada, quando a pressão do adversário a isso obriga. Mas o reconhecimento da necessidade de destruir o perigo sem rodeios é apenas a expressão da capacidade para focar o essencial do jogo: ganhar a bola a cada instante ou, no mínimo, não permitir que ela fique à disposição do adversário.

Com os espaços cada vez mais preenchidos em todas as zonas do campo, é uma vantagem enorme possuir, na linha defensiva, elementos com capacidade para construir jogo, e este Benfica tem-nos em dose substancial: na final da Taça da Liga, com Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão, foi essa a competência principal que marcou a superioridade de rendimento, garantindo uma vitória gorda e, mais do que isso, tranquila.

Para quem gosta de futebol, seria um insulto à exibição de David Luiz falar dos deslizes adversários. E houve tantos...
O Jogo 23 de Março de 2010